A 28.ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima está de regresso à Expolima, de 18 a 21 de julho. A iniciativa reúne uma programação eclética, diferenciadora e abrangente, com dinâmicas culturais, artísticas e criativas que dialogam e partilham conhecimento e lazer em torno da celebração do livro e da leitura.
Associam-se a este desenho programacional diversos escritores, contadores de histórias, músicos que protagonizarão concertos em pequenos e grandes formatos ou outras ações que têm por base a criação literária e artística.
A diversidade de temas que o evento comporta convida a várias visitas ao evento, que ao longo dos quatro dias promoverá ações para todos tipos de gostos e todos os públicos.
O evento alarga a sua programação à participação de nomes como Mário Augusto, Rui Couceiro, Raquel Costa, Valter Hugo Mãe, Richard Zimler, António Mário Leitão, Manuel de Oliveira Martins, Mariana Silva e João Semedo.
Para as famílias com crianças aposta-se numa panóplia de atividades como espetáculos, oficinas, robótica, yoga, sessões de edocomunicação, ateliers, horas do conto, pinturas faciais e insufláveis, protagonizados por “O Som do Algodão”, Ana Rita Janeiro, Estefânia Surreira, Susana Corvas, Raquel Costa, Paulinha Lapas, RoboLab, Atelier Entrópico, “Soy Niño, Sou Criança” e Manuela Fernandes.
Os momentos musicais serão da responsabilidade de Mickael Akordeon, “Osso Vaidoso e Eleonor Picas”, com Ana Deus (voz e vídeo), Alexandre Soares (guitarras e sintetizadores) e Eleonor Picas (harpa), AMFF IN CONCERT “50 anos de Abril”, Nicole Monteiro Trio com um espetáculo de Jazz & Bossa Nova e um sunset musical com Viewss.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui.
A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local “A União”. A iniciativa estará aberta ao público às quintas e sexta feiras das 10h00 às 00h00, no sábado, das 10h00 à 01h00, e no domingo, das 10h00 às 20h00.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.