A 28.ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima está de regresso à Expolima, de 18 a 21 de julho. A iniciativa reúne uma programação eclética, diferenciadora e abrangente, com dinâmicas culturais, artísticas e criativas que dialogam e partilham conhecimento e lazer em torno da celebração do livro e da leitura.
Associam-se a este desenho programacional diversos escritores, contadores de histórias, músicos que protagonizarão concertos em pequenos e grandes formatos ou outras ações que têm por base a criação literária e artística.
A diversidade de temas que o evento comporta convida a várias visitas ao evento, que ao longo dos quatro dias promoverá ações para todos tipos de gostos e todos os públicos.
O evento alarga a sua programação à participação de nomes como Mário Augusto, Rui Couceiro, Raquel Costa, Valter Hugo Mãe, Richard Zimler, António Mário Leitão, Manuel de Oliveira Martins, Mariana Silva e João Semedo.
Para as famílias com crianças aposta-se numa panóplia de atividades como espetáculos, oficinas, robótica, yoga, sessões de edocomunicação, ateliers, horas do conto, pinturas faciais e insufláveis, protagonizados por “O Som do Algodão”, Ana Rita Janeiro, Estefânia Surreira, Susana Corvas, Raquel Costa, Paulinha Lapas, RoboLab, Atelier Entrópico, “Soy Niño, Sou Criança” e Manuela Fernandes.
Os momentos musicais serão da responsabilidade de Mickael Akordeon, “Osso Vaidoso e Eleonor Picas”, com Ana Deus (voz e vídeo), Alexandre Soares (guitarras e sintetizadores) e Eleonor Picas (harpa), AMFF IN CONCERT “50 anos de Abril”, Nicole Monteiro Trio com um espetáculo de Jazz & Bossa Nova e um sunset musical com Viewss.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui.
A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local “A União”. A iniciativa estará aberta ao público às quintas e sexta feiras das 10h00 às 00h00, no sábado, das 10h00 à 01h00, e no domingo, das 10h00 às 20h00.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.