A 28.ª edição da Feira do Livro de Ponte de Lima está de regresso à Expolima, de 18 a 21 de julho. A iniciativa reúne uma programação eclética, diferenciadora e abrangente, com dinâmicas culturais, artísticas e criativas que dialogam e partilham conhecimento e lazer em torno da celebração do livro e da leitura.
Associam-se a este desenho programacional diversos escritores, contadores de histórias, músicos que protagonizarão concertos em pequenos e grandes formatos ou outras ações que têm por base a criação literária e artística.
A diversidade de temas que o evento comporta convida a várias visitas ao evento, que ao longo dos quatro dias promoverá ações para todos tipos de gostos e todos os públicos.
O evento alarga a sua programação à participação de nomes como Mário Augusto, Rui Couceiro, Raquel Costa, Valter Hugo Mãe, Richard Zimler, António Mário Leitão, Manuel de Oliveira Martins, Mariana Silva e João Semedo.
Para as famílias com crianças aposta-se numa panóplia de atividades como espetáculos, oficinas, robótica, yoga, sessões de edocomunicação, ateliers, horas do conto, pinturas faciais e insufláveis, protagonizados por “O Som do Algodão”, Ana Rita Janeiro, Estefânia Surreira, Susana Corvas, Raquel Costa, Paulinha Lapas, RoboLab, Atelier Entrópico, “Soy Niño, Sou Criança” e Manuela Fernandes.
Os momentos musicais serão da responsabilidade de Mickael Akordeon, “Osso Vaidoso e Eleonor Picas”, com Ana Deus (voz e vídeo), Alexandre Soares (guitarras e sintetizadores) e Eleonor Picas (harpa), AMFF IN CONCERT “50 anos de Abril”, Nicole Monteiro Trio com um espetáculo de Jazz & Bossa Nova e um sunset musical com Viewss.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui.
A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, em parceria com a livraria local “A União”. A iniciativa estará aberta ao público às quintas e sexta feiras das 10h00 às 00h00, no sábado, das 10h00 à 01h00, e no domingo, das 10h00 às 20h00.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.