A mais recente criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a ser apresentada para mais de 1.500 crianças de escolas concelhias, até 28 de maio.
No âmbito do projeto Teatro Escolar da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, “E se eu chover?” resulta de um trabalho de cocriação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e Alexandre Calçada, que é também o intérprete solista que dá corpo ao excêntrico Doutor Nimbus Electricus Vólticus, génio da ciência em digressão pelas escolas do mundo com o objetivo de dar a conhecer a sua mais recente invenção: a nuvem “Cláudia”, capaz de fazer chover e revolucionar a agricultura. No entanto, nem tudo corre conforme planeado e o Doutor Nimbus terá de se aplicar a fundo para conseguir demonstrar o valor da sua criação, com o apoio das crianças, num espetáculo simultaneamente divertido, didático e poético.
As 6 diferentes criações do projeto de Teatro Escolar do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana especialmente dedicadas a cada ciclo de ensino, abrangem, a cada ano letivo, cerca de 85 instituições educativas e mais de 14.000 estudantes dos vários ciclos do ensino obrigatório. No caso de “E se eu chover?”, serão 32 sessões a realizar em 17 escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma totalmente gratuita para todas as crianças do concelho de Viana do Castelo.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.