A mais recente criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a ser apresentada para mais de 1.500 crianças de escolas concelhias, até 28 de maio.
No âmbito do projeto Teatro Escolar da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, “E se eu chover?” resulta de um trabalho de cocriação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e Alexandre Calçada, que é também o intérprete solista que dá corpo ao excêntrico Doutor Nimbus Electricus Vólticus, génio da ciência em digressão pelas escolas do mundo com o objetivo de dar a conhecer a sua mais recente invenção: a nuvem “Cláudia”, capaz de fazer chover e revolucionar a agricultura. No entanto, nem tudo corre conforme planeado e o Doutor Nimbus terá de se aplicar a fundo para conseguir demonstrar o valor da sua criação, com o apoio das crianças, num espetáculo simultaneamente divertido, didático e poético.
As 6 diferentes criações do projeto de Teatro Escolar do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana especialmente dedicadas a cada ciclo de ensino, abrangem, a cada ano letivo, cerca de 85 instituições educativas e mais de 14.000 estudantes dos vários ciclos do ensino obrigatório. No caso de “E se eu chover?”, serão 32 sessões a realizar em 17 escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma totalmente gratuita para todas as crianças do concelho de Viana do Castelo.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.
A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.