A mais recente criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a ser apresentada para mais de 1.500 crianças de escolas concelhias, até 28 de maio.
No âmbito do projeto Teatro Escolar da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, “E se eu chover?” resulta de um trabalho de cocriação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e Alexandre Calçada, que é também o intérprete solista que dá corpo ao excêntrico Doutor Nimbus Electricus Vólticus, génio da ciência em digressão pelas escolas do mundo com o objetivo de dar a conhecer a sua mais recente invenção: a nuvem “Cláudia”, capaz de fazer chover e revolucionar a agricultura. No entanto, nem tudo corre conforme planeado e o Doutor Nimbus terá de se aplicar a fundo para conseguir demonstrar o valor da sua criação, com o apoio das crianças, num espetáculo simultaneamente divertido, didático e poético.
As 6 diferentes criações do projeto de Teatro Escolar do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana especialmente dedicadas a cada ciclo de ensino, abrangem, a cada ano letivo, cerca de 85 instituições educativas e mais de 14.000 estudantes dos vários ciclos do ensino obrigatório. No caso de “E se eu chover?”, serão 32 sessões a realizar em 17 escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma totalmente gratuita para todas as crianças do concelho de Viana do Castelo.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.