A mais recente criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a ser apresentada para mais de 1.500 crianças de escolas concelhias, até 28 de maio.
No âmbito do projeto Teatro Escolar da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, “E se eu chover?” resulta de um trabalho de cocriação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, João Grisantes, Liliana Barbosa, Marta Bonito, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e Alexandre Calçada, que é também o intérprete solista que dá corpo ao excêntrico Doutor Nimbus Electricus Vólticus, génio da ciência em digressão pelas escolas do mundo com o objetivo de dar a conhecer a sua mais recente invenção: a nuvem “Cláudia”, capaz de fazer chover e revolucionar a agricultura. No entanto, nem tudo corre conforme planeado e o Doutor Nimbus terá de se aplicar a fundo para conseguir demonstrar o valor da sua criação, com o apoio das crianças, num espetáculo simultaneamente divertido, didático e poético.
As 6 diferentes criações do projeto de Teatro Escolar do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana especialmente dedicadas a cada ciclo de ensino, abrangem, a cada ano letivo, cerca de 85 instituições educativas e mais de 14.000 estudantes dos vários ciclos do ensino obrigatório. No caso de “E se eu chover?”, serão 32 sessões a realizar em 17 escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, de forma totalmente gratuita para todas as crianças do concelho de Viana do Castelo.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.