Cerveira acolhe, este sábado, 'Aporia', um espetáculo de magia verdadeiramente único com Rúben Félix a desafiar a perceção existente da realidade. Trata-se do segundo evento integrado na intensa e diversificada programação cultural prevista para os próximos meses na 'Vila das Artes'.
Com uma aposta contínua na cultura acessível e de qualidade, Vila Nova de Cerveira tem-se afirmado como um destino de referência no panorama cultural nacional, proporcionando experiências únicas a públicos de todas as idades. Entre o Palco das Artes e o Auditório Municipal, assim é a agenda cultural, de maio a agosto, preenchida com nomes incontornáveis da música portuguesa, em mais seis concertos com Luís Trigacheiro, Pedro Abrunhosa, Lena d’Água & Benjamim, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia e Dillaz.
Interativo e emotivo, divertido e surpreendente. Mais do que um espetáculo de magia, ‘Aporia’ é uma viagem emocional e sensorial que ultrapassa os limites do comum, protagonizado por Rúben Félix que ganhou destaque nacional com a participação no Got Talent Portugal 2024, tendo sido finalista. Inspirado no poeta John Donne, este espetáculo, agendado para 17 de maio, às 21h30, no Palco das Artes, promete desafiar a perceção que temos da realidade, transcendendo o ordinário e explorando os laços invisíveis que nos unem. Rúben Félix sobe ao Palco das Artes, sábado, 17 maio.
Segue-se o concerto de Luís Trigacheiro, artista que está a trilhar um caminho de autenticidade, com o lançamento do seu segundo álbum a confirmar-se como mais um passo firme na carreira, corroborando uma voz ímpar, uma capacidade interpretativa única e uma vertente comunicativa profunda com o público. Atuação a 24 de maio, no Palco das Artes.
Em junho (dia 6), um concerto, uma voz inconfundível do panorama da música nacional. Cerveira apresenta Pedro Abrunhosa no Palco das Artes. Viajante, escritor, homem de palco por excelência, Pedro Abrunhosa deixa patente a sua poderosa escrita através de canções que se juntam a tantos outros hinos, lendas, adágios a que o Autor nos habituou desde sempre.
Em julho, o Cerveira ao Piano 2025 apresenta dois concertos singulares, em dois locais distintos: no dia 4, no Palco das Artes, Lena d’Agua & Benjamim, um espetáculo especial, em duo, com a maior diva da Pop Portuguesa, Lena d’Agua, e o aclamado músico Benjamim, e que consiste numa viagem pelas quase cinco décadas da sua prestigiada carreira. No dia 5, no Auditório Municipal, o músico, cantor, compositor e letrista Português Miguel Araújo, autor (música e letra) de alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI: Anda Comigo Ver os Aviões, Os Maridos das Outras, Quem És Tu Miúda, Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal), Pica do Sete, Dona Laura, Balada Astral, entre outros. Ainda em julho (dia 18), oportunidade para desfrutar do concerto d’ Os Quatro e Meia no Auditório Municipal, banda composta por seis elementos, detentora de um repertório que conquistou o público nacional.
E a 1 de agosto, o Município de Vila Nova de Cerveira reafirma a sua aposta na juventude, com o conceito de Concerto da Juventude, este ano com a atuação de Dillaz, rapper e produtor português que ganhou reconhecimento no contexto do hip-hop português, tornando-se uma figura proeminente dentro desse cenário musical. A partir das 00h00, no Recinto das Festas Concelhias.
Todos os espetáculos iniciam às 21h30 (à exceção de Dillaz), mas o valor de entrada difere: o espetáculo de magia, o concerto de Luís Trigacheiro e ambos os concertos do Cerveira ao Piano 2025 têm um custo de 5 euros; a entrada para ver Pedro Abrunhosa é de 10 euros; e os concertos d’ Os Quatro e Meia e de Dillaz são gratuitos. Os bilhetes estarão disponíveis no dia anterior e no próprio dia do espetáculo/concerto, entre as 09h00 e as 21h30, no Palco das Artes.
De salientar que a venda está sujeita à lotação do espaço, senso espetáculos/concertos para maiores de 3 anos, com entrada gratuita para crianças dos 3 aos 12 anos (inclusive).
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.
A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.
No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.
A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).