Num cenário em constante transformação, em que a economia e o mercado de trabalho exigem novas abordagens e competências, as VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, que se realizam nos dias 11 e 12 de março, em Valença, assumem-se como um espaço de debate e reflexão sobre os desafios emergentes na gestão de pessoas, cultura organizacional e sustentabilidade empresarial.
O evento, promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), decorre na próxima segunda e terça-feira, reunindo especialistas, académicos e profissionais para discutir estratégias inovadoras e perspetivas futuras do mundo do trabalho.
As jornadas arrancam no dia 11 com o workshop “Criar hábitos que fazem a diferença”, dirigido exclusivamente a estudantes. A sessão, conduzida por Sónia Carvalho, coordenadora do curso de licenciatura de Organização e Gestão Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), pretende capacitar os participantes com estratégias para a criação de hábitos eficazes no contexto académico e profissional.
Economia e trabalho: o que esperar do futuro?
No dia seguinte, as jornadas irão debater os principais desafios e oportunidades da economia e do mercado de trabalho, antecipando tendências e impactos na gestão empresarial. No painel “Perspetivas Futuras – Economia e Trabalho”, os participantes poderão contar com as intervenções de Filipe Garcia, presidente da IMF – Informação de Mercados Financeiros, Aurora Teixeira, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Priscila Ferreira, docente da Universidade do Minho.
Gestão de pessoas e bem-estar organizacional
A segunda parte das jornadas centra-se “Gestão de pessoas com propósito e na cultura de bem-estar em empresas que inspiram”. O painel contará com Miguel Fontes, gestor e ex-Secretário de Estado do Trabalho, Cândida Santos, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, e Ramiro Brito, Presidente da AEMinho. O debate pretende explorar como as empresas podem criar ambientes organizacionais mais saudáveis, motivadores e produtivos, conciliando bem-estar e desempenho.
Cada painel será seguido de uma mesa-redonda e um espaço de debate e partilha, incentivando a troca de ideias entre especialistas, estudantes e profissionais.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.