Num cenário em constante transformação, em que a economia e o mercado de trabalho exigem novas abordagens e competências, as VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, que se realizam nos dias 11 e 12 de março, em Valença, assumem-se como um espaço de debate e reflexão sobre os desafios emergentes na gestão de pessoas, cultura organizacional e sustentabilidade empresarial.
O evento, promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), decorre na próxima segunda e terça-feira, reunindo especialistas, académicos e profissionais para discutir estratégias inovadoras e perspetivas futuras do mundo do trabalho.
As jornadas arrancam no dia 11 com o workshop “Criar hábitos que fazem a diferença”, dirigido exclusivamente a estudantes. A sessão, conduzida por Sónia Carvalho, coordenadora do curso de licenciatura de Organização e Gestão Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), pretende capacitar os participantes com estratégias para a criação de hábitos eficazes no contexto académico e profissional.
Economia e trabalho: o que esperar do futuro?
No dia seguinte, as jornadas irão debater os principais desafios e oportunidades da economia e do mercado de trabalho, antecipando tendências e impactos na gestão empresarial. No painel “Perspetivas Futuras – Economia e Trabalho”, os participantes poderão contar com as intervenções de Filipe Garcia, presidente da IMF – Informação de Mercados Financeiros, Aurora Teixeira, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Priscila Ferreira, docente da Universidade do Minho.
Gestão de pessoas e bem-estar organizacional
A segunda parte das jornadas centra-se “Gestão de pessoas com propósito e na cultura de bem-estar em empresas que inspiram”. O painel contará com Miguel Fontes, gestor e ex-Secretário de Estado do Trabalho, Cândida Santos, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, e Ramiro Brito, Presidente da AEMinho. O debate pretende explorar como as empresas podem criar ambientes organizacionais mais saudáveis, motivadores e produtivos, conciliando bem-estar e desempenho.
Cada painel será seguido de uma mesa-redonda e um espaço de debate e partilha, incentivando a troca de ideias entre especialistas, estudantes e profissionais.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.