Num cenário em constante transformação, em que a economia e o mercado de trabalho exigem novas abordagens e competências, as VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, que se realizam nos dias 11 e 12 de março, em Valença, assumem-se como um espaço de debate e reflexão sobre os desafios emergentes na gestão de pessoas, cultura organizacional e sustentabilidade empresarial.
O evento, promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), decorre na próxima segunda e terça-feira, reunindo especialistas, académicos e profissionais para discutir estratégias inovadoras e perspetivas futuras do mundo do trabalho.
As jornadas arrancam no dia 11 com o workshop “Criar hábitos que fazem a diferença”, dirigido exclusivamente a estudantes. A sessão, conduzida por Sónia Carvalho, coordenadora do curso de licenciatura de Organização e Gestão Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), pretende capacitar os participantes com estratégias para a criação de hábitos eficazes no contexto académico e profissional.
Economia e trabalho: o que esperar do futuro?
No dia seguinte, as jornadas irão debater os principais desafios e oportunidades da economia e do mercado de trabalho, antecipando tendências e impactos na gestão empresarial. No painel “Perspetivas Futuras – Economia e Trabalho”, os participantes poderão contar com as intervenções de Filipe Garcia, presidente da IMF – Informação de Mercados Financeiros, Aurora Teixeira, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Priscila Ferreira, docente da Universidade do Minho.
Gestão de pessoas e bem-estar organizacional
A segunda parte das jornadas centra-se “Gestão de pessoas com propósito e na cultura de bem-estar em empresas que inspiram”. O painel contará com Miguel Fontes, gestor e ex-Secretário de Estado do Trabalho, Cândida Santos, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, e Ramiro Brito, Presidente da AEMinho. O debate pretende explorar como as empresas podem criar ambientes organizacionais mais saudáveis, motivadores e produtivos, conciliando bem-estar e desempenho.
Cada painel será seguido de uma mesa-redonda e um espaço de debate e partilha, incentivando a troca de ideias entre especialistas, estudantes e profissionais.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.