Logo
Internacional

Espanha sobe salário mínimo para 1.134 euros

23 Janeiro, 2024 | 14:00
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O salário mínimo em Espanha aumenta a partir deste mês para 1.134 euros brutos, pagos 14 vezes por ano, na sequência de um acordo do Governo e dos sindicatos.

O aumento, que tem efeitos desde 01 de janeiro, é de 5% (mais 54 euros mensais) e é superior à média da inflação (aumento dos preços) em Espanha em 2023, que foi de 3,5%.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas que recebem o salário mínimo e têm contratos de trabalho de jornada completa (40 horas semanais) serão abrangidas por este aumento, segundo dados do Ministério do Trabalho.

O salário mínimo em Espanha superou a barreira dos 1.000 euros no ano passado, quando teve um aumento de 8% em janeiro, num contexto de inflação elevada (a média da subida dos preços em 2022 em Espanha foi de 8,4%).

Desde 2018, o salário mínimo espanhol aumentou 54%, coincidindo com os governos liderados pelo socialista Pedro Sánchez, que prometeu colocar e manter este rendimento nos 60% do salário médio em Espanha.

“Conseguimos, com os sindicatos, um aumento de 5%. Melhoramos a vida das pessoas trabalhadoras, especialmente mulheres e jovens. Subir os salários não destrói emprego, torna-nos um país melhor”, escreveu na rede social X a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, líder do Somar, a plataforma de partidos à esquerda dos socialistas que está na coligação de governo em Espanha.

As associações patronais recusaram ratificar o acordo assinado entre Governo e sindicatos, o que não impede a atualização do salário mínimo, por a subida depender exclusivamente da decisão do executivo.

“Assistimos uma vez mais a uma situação de arbitrariedade, que só vem incrementar a incerteza e a falta de confiança que já se percebe na economia, nos mercados e nos investimentos”, disse num comunicado a maior patronal espanhola, a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE).

As associações que representam os empregadores concordavam com um aumento de entre 3,5% e 4% do salário mínimo, mas pediam exceções para alguns setores, como o da agricultura, considerando que a subida tinha de ser compatível “com a sobrevivência” do tecido empresarial em algumas áreas.

Nos 21 países da União Europeia que têm salário mínimo, os valores oscilavam, em 2023, entre os 2.508,24 euros pagos 12 vezes por ano no Luxemburgo e os 398,81 euros na Bulgária.

Em Portugal, o salário mínimo está atualmente nos 820 euros, pagos 14 vezes por ano.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 8 Maio, 2024

OPINIÃO: Sangue Novo

Concluídos quase dois meses de governação, esperava-se uma mudança abrupta na liderança do país. No entanto, parece certo que a infantilização dos portugueses irá continuar a acontecer, com consequências nefastas na forma como os mesmos se interessam pelos temas políticos e até para a notoriedade das Instituições Democráticas.

Regional 8 Maio, 2024

Politécnico de Viana do Castelo promove viagem pelas profissões com seis feiras de emprego

Entre maio e junho, o Politécnico de Viana do Castelo avança com a INICIA – Feira de Emprego nas suas seis Escolas Superiores. O INICIA arrancou hoje, na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, passando depois a viagem pelas profissões pelas restantes Escolas do IPVC.

Regional 8 Maio, 2024

Greve dos trabalhadores da DS Smith de Viana do Castelo deu resultado

Os trabalhadores da DS Smith, em Viana do Castelo, desconvocaram a greve que deveria ter começado hoje, por terem aceitado a proposta “excelente” apresentada pela empresa britânica de produção de papel e embalagens.

Desporto 8 Maio, 2024

Bilhetes para a final da Taça de Portugal vão ser colocados hoje à venda

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Placard 2023/2024 vão ser colocados à venda esta quarta-feira, 8 de maio.

Regional 8 Maio, 2024

Homem de 58 anos constituído arguido por burlar idosos em Viana do Castelo e Galiza

A GNR constituiu arguido, um homem de 58 anos, por burlar idosos naquele e em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo e na Galiza, Espanha.

Regional 8 Maio, 2024

Luís Nobre visitou Escola de Serviços na Póvoa de Varzim

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou a Escola de Serviços, localizada em Beiriz, Póvoa de Varzim. Nobre pôde, desta forma, ficar a par e conhecer de perto as diversas atividades e capacidades dos meios da Escola de Serviços.

Desporto 8 Maio, 2024

Villas-Boas sucede a Pinto da Costa na presidência do FC Porto

André Villas-Boas assumiu, esta terça-feira, a presidência do FC Porto, durante a cerimónia de posse dos órgãos sociais da direção liderada pelo ex-treinador da equipa de futebol dos 'dragões', 10 dias depois de derrotar Pinto da Costa nas eleições.