No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
Tendo como mote o tema “História e Memória Coletiva: Assistência e Dinamização Local no Concelho de Viana do Castelo na segunda metade do século XX”, a próxima conversa do projeto “EntardeCER” integra-se na iniciativa Arquitectura Aqui, do projeto de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985). Sediado no ISCTE-IUL, este projeto de investigação tem vindo, desde 2022, a estudar diversas comunidades em Portugal e Espanha. Desta feita, os investigadores convidam Viana do Castelo a explorar as memórias e experiências vividas nos edifícios de função social, cultural ou de assistência, construídos nas várias freguesias do concelho desde meados do século XX – Casas do Povo, Centros Sociais e Paroquiais e as diversas estruturas do associativismo –, participando ativamente na conversa do dia 21 de novembro. Pretende-se que esta edição do EntardeCER seja um espaço de troca de informações, memórias e conhecimentos, onde todos os participantes aprendem, ensinam e, em conjunto, construem uma história mais rica destes edifícios e do seu papel na construção e transformação de dinâmicas sociais e preservação da cultura local.
O EntardeCER é um conjunto de conversas promovidas pelo Centro de Estudos Regionais, com moderação de José Carlos Loureiro, que têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.
Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Ligando as freguesias da Bela e Longos Vales, os trabalhos de requalificação da Rua de Santo António estão finalizados, permitindo o alargamento da via de circulação e a instalação de infraestruturas públicas de abastecimento de água, saneamento e drenagem de águas pluviais.
A época festiva é, para muitos, uma altura de celebração, convívio e, inevitavelmente, de excessos no que diz respeito à gastronomia. As mesas cheias, os doces tradicionais e as bebidas alcoólicas tornam-se presença habitual nas várias comemorações de Natal e Ano Novo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa.
A freguesia de Deão, prepara-se para reviver , já este domingo, a tradição do caldo, feito em potes de ferro, sobre lume a lenha.
Ainda não é Dia de Natal, mas o Pai Natal vai chegar mais cedo ao concelho de Caminha e, desta vez, de um modo algo irreverente. Na verdade, vai fazer duas entradas, que não vão deixar ninguém indiferente. No sábado chega a Vila Praia de Âncora, à Praça da República, e domingo vai aparecer no Terreiro de Caminha, ali para os lados da Torre do Relógio.
A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação e Criação, de Viana do Castelo, recebe o bailarino Yonel Serrano, da Companhia Olga Roriz para um workshop gratuito este sábado, 7 de dezembro, às 11h00.