No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
Tendo como mote o tema “História e Memória Coletiva: Assistência e Dinamização Local no Concelho de Viana do Castelo na segunda metade do século XX”, a próxima conversa do projeto “EntardeCER” integra-se na iniciativa Arquitectura Aqui, do projeto de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985). Sediado no ISCTE-IUL, este projeto de investigação tem vindo, desde 2022, a estudar diversas comunidades em Portugal e Espanha. Desta feita, os investigadores convidam Viana do Castelo a explorar as memórias e experiências vividas nos edifícios de função social, cultural ou de assistência, construídos nas várias freguesias do concelho desde meados do século XX – Casas do Povo, Centros Sociais e Paroquiais e as diversas estruturas do associativismo –, participando ativamente na conversa do dia 21 de novembro. Pretende-se que esta edição do EntardeCER seja um espaço de troca de informações, memórias e conhecimentos, onde todos os participantes aprendem, ensinam e, em conjunto, construem uma história mais rica destes edifícios e do seu papel na construção e transformação de dinâmicas sociais e preservação da cultura local.
O EntardeCER é um conjunto de conversas promovidas pelo Centro de Estudos Regionais, com moderação de José Carlos Loureiro, que têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.