No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
Tendo como mote o tema “História e Memória Coletiva: Assistência e Dinamização Local no Concelho de Viana do Castelo na segunda metade do século XX”, a próxima conversa do projeto “EntardeCER” integra-se na iniciativa Arquitectura Aqui, do projeto de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985). Sediado no ISCTE-IUL, este projeto de investigação tem vindo, desde 2022, a estudar diversas comunidades em Portugal e Espanha. Desta feita, os investigadores convidam Viana do Castelo a explorar as memórias e experiências vividas nos edifícios de função social, cultural ou de assistência, construídos nas várias freguesias do concelho desde meados do século XX – Casas do Povo, Centros Sociais e Paroquiais e as diversas estruturas do associativismo –, participando ativamente na conversa do dia 21 de novembro. Pretende-se que esta edição do EntardeCER seja um espaço de troca de informações, memórias e conhecimentos, onde todos os participantes aprendem, ensinam e, em conjunto, construem uma história mais rica destes edifícios e do seu papel na construção e transformação de dinâmicas sociais e preservação da cultura local.
O EntardeCER é um conjunto de conversas promovidas pelo Centro de Estudos Regionais, com moderação de José Carlos Loureiro, que têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.