No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
Tendo como mote o tema “História e Memória Coletiva: Assistência e Dinamização Local no Concelho de Viana do Castelo na segunda metade do século XX”, a próxima conversa do projeto “EntardeCER” integra-se na iniciativa Arquitectura Aqui, do projeto de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985). Sediado no ISCTE-IUL, este projeto de investigação tem vindo, desde 2022, a estudar diversas comunidades em Portugal e Espanha. Desta feita, os investigadores convidam Viana do Castelo a explorar as memórias e experiências vividas nos edifícios de função social, cultural ou de assistência, construídos nas várias freguesias do concelho desde meados do século XX – Casas do Povo, Centros Sociais e Paroquiais e as diversas estruturas do associativismo –, participando ativamente na conversa do dia 21 de novembro. Pretende-se que esta edição do EntardeCER seja um espaço de troca de informações, memórias e conhecimentos, onde todos os participantes aprendem, ensinam e, em conjunto, construem uma história mais rica destes edifícios e do seu papel na construção e transformação de dinâmicas sociais e preservação da cultura local.
O EntardeCER é um conjunto de conversas promovidas pelo Centro de Estudos Regionais, com moderação de José Carlos Loureiro, que têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.