No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
Tendo como mote o tema “História e Memória Coletiva: Assistência e Dinamização Local no Concelho de Viana do Castelo na segunda metade do século XX”, a próxima conversa do projeto “EntardeCER” integra-se na iniciativa Arquitectura Aqui, do projeto de investigação ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985). Sediado no ISCTE-IUL, este projeto de investigação tem vindo, desde 2022, a estudar diversas comunidades em Portugal e Espanha. Desta feita, os investigadores convidam Viana do Castelo a explorar as memórias e experiências vividas nos edifícios de função social, cultural ou de assistência, construídos nas várias freguesias do concelho desde meados do século XX – Casas do Povo, Centros Sociais e Paroquiais e as diversas estruturas do associativismo –, participando ativamente na conversa do dia 21 de novembro. Pretende-se que esta edição do EntardeCER seja um espaço de troca de informações, memórias e conhecimentos, onde todos os participantes aprendem, ensinam e, em conjunto, construem uma história mais rica destes edifícios e do seu papel na construção e transformação de dinâmicas sociais e preservação da cultura local.
O EntardeCER é um conjunto de conversas promovidas pelo Centro de Estudos Regionais, com moderação de José Carlos Loureiro, que têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. A iniciativa é aberta ao público em geral, estando limitada à lotação da sala.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.