Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
No aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), o diretor Pedro Bezerra sublinhou a acreditação máxima de todos os cursos, o lançamento de uma nova licenciatura e o reconhecimento crescente da Escola na região e além-fronteiras. Sustentabilidade, novas infraestruturas e um forte espírito de comunidade marcaram também a celebração dos 14 anos da instituição sediada em Melgaço e que foi a primeira a implementar ainda de forma experimental a semana de quatro dias.
“Este foi um dos anos mais profícuos da história da nossa Escola”. Foi desta forma que o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, Pedro Bezerra, começou a cerimónia comemorativa do 14.º aniversário da instituição sediada em Melgaço.
Entre os marcos alcançados, destacou a acreditação pelo tempo máximo (seis anos) de todos os cursos da Escola por parte da A3ES, a consolidação do corpo docente e o lançamento de uma nova licenciatura, já com arranque previsto para setembro: Animação Desportiva e Turismo Ativo, que “vem complementar a oferta formativa da ESDL e responder à procura crescente do setor”.
Quatorze anos de crescimento, reconhecimento e consolidação
A Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC é “cada vez mais uma Escola virada para o exterior”, afirmou Pedro Bezerra. E continuou: “Somos procurados por escolas secundárias portuguesas e espanholas e o impacto que temos na região é prova disso. A nossa academia está implementada no território, no país e cada vez mais ligada ao mundo”, afirmou o diretor.
SPRINT: excelência científica e ambição para o futuro
Um dos pontos altos da sessão foi a valorização da unidade de investigação SPRINT – Center in Sport, Physical Activity, and Health, que obteve recentemente a classificação de “Muito Bom” na avaliação feita pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Nascido no seio do Politécnico de Viana do Castelo, o SPRINT é hoje um consórcio nacional com instituições de todo o país e dá, com a avaliação pela FCP, um passo decisivo rumo à oferta de doutoramentos na área das Ciências do Desporto.
“Esta avaliação representa um momento marcante. Mas coloca-nos perante dois grandes desafios: garantir a continuidade e qualidade da investigação e dar o salto para os doutoramentos”, defendeu Pedro Bezerra.
A presidir a cerimónia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, reforçou a relevância deste reconhecimento, integrando o SPRINT numa estratégia mais ampla de consolidação científica da instituição: “O IPVC participa hoje em três unidades de investigação classificadas como ‘Muito Bom’ – nas áreas do Desporto, do Design (CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e da Educação (inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação). São passos sólidos que reforçam a nossa ambição de sermos uma universidade politécnica. Quanto melhor for a investigação, melhor será a formação que oferecemos.”
Comunidade, sustentabilidade e ligação ao território
Ao longo da sessão foram ainda destacados a criação de um novo espaço social de convívio, e a implementação, pela primeira vez, da semana de quatro dias, medida que a escola pretende dar continuidade.
Em resposta ao repto do projeto NUTRIR-IPVC, a ESDL-IPVC criou também um prado nos jardins da Escola, substituindo a tradicional relva e promovendo a polinização e os ecossistemas naturais. O próximo passo, revelou Pedro Bezerra, será a instalação de um poiso para aves de rapina, aprofundando o compromisso com a sustentabilidade.
Parcerias e comunidade como alicerces do crescimento
A requalificação da Pousada e a construção da residência do Prado, criada em parceria com o Município de Melgaço, foram também apontadas como medidas fundamentais para melhorar as condições de acolhimento e apoio aos estudantes.
Da Câmara Municipal de Melgaço, a vereadora Fátima Sousa reforçou o orgulho do município na trajetória da ESDL: “É um orgulho ver o percurso desta Escola, física e qualitativamente. A crescente preferência das escolas da região, e mesmo de Espanha, demonstra o seu reconhecimento.”
Por fim, o presidente da Associação Académica da ESDL-IPVC, José Vasco, referiu-se à Escola como uma referência na promoção do desporto e da cultura: “Aqui, a integração começa no primeiro dia. Esta é uma Escola e uma família. A articulação entre a associação e a direção tem sido fundamental para criar um ambiente de pertença.”
Compromisso com a excelência continua
O dia de aniversário contou, ainda, com a conferência “Caminhos para a Excelência Desportiva: o caso do Andebol e Voleibol” e, a encerrar o dia, o II Sarau Desportivo Jorge Dantas, marcado para ter início às 21h30. Trata-se de um momento de homenagem ao antigo docente, celebrando o talento e a diversidade desportiva dos estudantes da ESDL-IPVC.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.