Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A cerimónia de abertura decorreu no Pavilhão do Seminário Diocesano, contando com a presença de diversas entidades e parceiros da atividade. Em seguida, cerca de 900 participantes, incluindo agrupamentos de Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Lisboa e elementos das Guias de Portugal, participaram em jogos, workshops e na limpeza da Praia Norte, demonstrando grande envolvimento e espírito de equipa.
A atividade, inserida no Mês do Mar, promovido em parceria com a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, teve como principal objetivo sensibilizar jovens e comunidades para o problema do lixo marinho, promovendo ações práticas e pedagógicas em prol do ambiente e da sustentabilidade.
Como partilhado nas redes sociais:
“Um dia incrível de ação, trabalho em equipa e muito impacto no nosso oceano! Aqui estão alguns momentos da limpeza da Praia Norte que mostram o nosso esforço coletivo. Vamos continuar a fazer a diferença!”

A realização desta ação em Viana do Castelo reforça o compromisso das crianças e jovens com a proteção do oceano e a promoção de uma cultura de sustentabilidade nas comunidades locais.


O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.
Ponte da Barca inaugura no próximo dia 20 de novembro, às 15h00, nos Paços do Concelho, a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, que revela os bastidores da criação do maior mural alguma vez feito por um único artista na Zona Norte, com 1.550 metros quadrados.
Esta segunda e terça-feira, 17 e 18 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo acolhe “Ibéria”, da companhia Peripécia Teatro. A produção propõe um olhar artístico sobre a história comum e as relações entre Portugal e Espanha, destacando o diálogo cultural entre os dois países.