Logo
Regional

Escritor João Cerqueira no primeiro EntardeCER de 2025  

14 Janeiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem  lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER  é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.  

Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do  Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto  Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.

Autor de  nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França,  na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro  “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente,  premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional  que promove a ficção histórica em língua inglesa.

Recebeu diversos  prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel  Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias  revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do  Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).

O físico e ensaísta  Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant  terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).

O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde,  que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no  património, nas suas múltiplas dimensões.

As conversas do projeto  EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na  terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025.  Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carrego

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Santa Luzia FC vence GD Árvore e segue para os Quartos de Final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.