Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.
Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.
Autor de nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente, premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional que promove a ficção histórica em língua inglesa.
Recebeu diversos prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).
O físico e ensaísta Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).
O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde, que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no património, nas suas múltiplas dimensões.
As conversas do projeto EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.