Logo
Regional

Escritor João Cerqueira no primeiro EntardeCER de 2025  

14 Janeiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem  lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER  é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.  

Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do  Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto  Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.

Autor de  nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França,  na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro  “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente,  premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional  que promove a ficção histórica em língua inglesa.

Recebeu diversos  prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel  Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias  revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do  Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).

O físico e ensaísta  Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant  terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).

O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde,  que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no  património, nas suas múltiplas dimensões.

As conversas do projeto  EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na  terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025.  Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Janeiro, 2026

Arroz de Sarrabulho certificado impulsiona economia de Ponte de Lima

O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Ponte de Lima promove atelier de broa de milho

No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Termas esta noite no Pavilhão José Natário

A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.

Nacional 17 Janeiro, 2026

IPVC e SEDES assinam protocolo para reforçar desenvolvimento do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.

Regional 17 Janeiro, 2026

Teatro do Noroeste promove sessão intergeracional nas Oficinas Regulares de Teatro

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.

Desporto 17 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram hoje em ação na Taça de Portugal

O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.