Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.
Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.
Autor de nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente, premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional que promove a ficção histórica em língua inglesa.
Recebeu diversos prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).
O físico e ensaísta Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).
O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde, que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no património, nas suas múltiplas dimensões.
As conversas do projeto EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.