Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.
Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.
Autor de nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente, premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional que promove a ficção histórica em língua inglesa.
Recebeu diversos prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).
O físico e ensaísta Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).
O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde, que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no património, nas suas múltiplas dimensões.
As conversas do projeto EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.