Logo
Regional

Escritor João Cerqueira no primeiro EntardeCER de 2025  

14 Janeiro, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro pelas 18h00, tem  lugar a primeira conversa do EntardeCER do ano 2025. O EntardeCER  é uma iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), estando aberta a todo o público. O convidado para este encontro é João Cerqueira.  

Escritor premiado internacionalmente, natural de Viana do Castelo. João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do  Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto  Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal “Sol”.

Autor de  nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, em Itália, na França,  na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil. O livro  “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente,  premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional  que promove a ficção histórica em língua inglesa.

Recebeu diversos  prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel  Castro” e “Jesus and Magdalene”. Tem contos publicados em várias  revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do  Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).

O físico e ensaísta  Carlos Fiolhais considerou João Cerqueira “uma espécie de enfant  terrible das letras portuguesas.” (revista Entre as Artes e Letras).

O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde,  que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no  património, nas suas múltiplas dimensões.

As conversas do projeto  EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na  terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025.  Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18.00 horas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.

Regional 14 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda exibe clássico do cinema português “Aniki Bóbó”

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.

Desporto 14 Janeiro, 2026

Juventude de Viana desloca-se aos Açores para os oitavos-de-final da Taça de Portugal

A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.

Regional 14 Janeiro, 2026

Viana do Castelo relembra hoje o grande nevão de 1987, ocorrido há 39 anos

Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.

Desporto 14 Janeiro, 2026

AFVC reúne delegados para avaliar época e reforçar estratégia de atuação

Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.

Desporto 14 Janeiro, 2026

PSP de Viana do Castelo promove ação de sensibilização sobre Violência no Desporto

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.

Internacional 14 Janeiro, 2026

Amnistia Internacional alerta para violações de direitos humanos em várias regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.