Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
As escolas envolvidas são o Agrupamento de Escolas António Feijó, a Escola Básica com Secundário de Arcozelo, ambas em Ponte de Lima, e a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Ao longo do ano letivo, estas instituições vão desenvolver projetos pedagógicos dedicados à prevenção da corrupção e à promoção de uma cultura de integridade em contexto escolar e local.
O programa RedEscolas AntiCorrupção, criado pela Associação All4Integrity, é uma iniciativa de literacia anticorrupção dirigida a alunos do 7.º ao 12.º ano. Com base numa metodologia de projeto e num enfoque participativo, o programa desafia as escolas a refletirem sobre o fenómeno da corrupção e a criarem soluções concretas que estimulem a ética, a cidadania ativa e a responsabilidade social.
Atualmente implementado em 268 escolas de oito países e quatro continentes, o programa já envolveu mais de 13 mil alunos e 500 professores.
Criada em 2021, a All4Integrity é uma associação apartidária e sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública, dedicada à promoção da integridade e à prevenção da corrupção. Em 2023, foi distinguida com o International Anti-Corruption Excellence Award, atribuído pela UNODC – United Nations Office on Drugs & Crime, na categoria Youth Creativity and Engagement, pelo contributo dado à implementação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção e da Declaração de Doha.
A Diretora Executiva da All4Integrity sublinha que a participação das escolas do distrito “reforça o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e transparente”. A responsável apela ainda ao apoio das autarquias e da comunidade educativa na divulgação e acompanhamento dos projetos que os alunos irão desenvolver ao longo do ano letivo.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.