Os alunos do 7º e 8º ano, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, estão a participar no projeto "Conhecer a Minha Terra" de descoberta do património, história e identidade valenciana.
Em contexto de sala de aula decorre a abordagem à história local de Valença e, na Fortaleza, desenvolve-se a parte prática do projeto, com visitas guiadas aos espaços mais emblemáticos do centro histórico valenciano.
As visitas, que começaram no passado dia 13 de janeiro, são conduzidas por técnicos municipais e percorrem os espaços museológicos e os principais testemunhos patrimoniais.
No âmbito deste projeto decorrerá, também, um intercâmbio virtual, com turmas de alunos portugueses de um colégio francês.
Estas visitas guiadas, que decorrem até final do mês, dão sequência ao trabalho que o Município de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, tem vindo a desenvolver no sentido de dar a conhecer, aos jovens alunos, os principais legados patrimoniais e identitários de Valença.
“Conhecer a Minha Terra” proporciona, aos alunos, conhecimento teórico e prático sobre a evolução histórica e os seus impactos e marcas na cultura e identidade valenciana.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.