Os alunos do 7º e 8º ano, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, estão a participar no projeto "Conhecer a Minha Terra" de descoberta do património, história e identidade valenciana.
Em contexto de sala de aula decorre a abordagem à história local de Valença e, na Fortaleza, desenvolve-se a parte prática do projeto, com visitas guiadas aos espaços mais emblemáticos do centro histórico valenciano.
As visitas, que começaram no passado dia 13 de janeiro, são conduzidas por técnicos municipais e percorrem os espaços museológicos e os principais testemunhos patrimoniais.
No âmbito deste projeto decorrerá, também, um intercâmbio virtual, com turmas de alunos portugueses de um colégio francês.
Estas visitas guiadas, que decorrem até final do mês, dão sequência ao trabalho que o Município de Valença, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, tem vindo a desenvolver no sentido de dar a conhecer, aos jovens alunos, os principais legados patrimoniais e identitários de Valença.
“Conhecer a Minha Terra” proporciona, aos alunos, conhecimento teórico e prático sobre a evolução histórica e os seus impactos e marcas na cultura e identidade valenciana.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.