A maratona de programação, "hackathon", organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) com o apoio da Câmara Municipal, vai juntar alunos do secundário e do ensino superior. Ao longo da competição, os participantes terão oportunidade de trabalhar com conjuntos de dados, aprender novas ferramentas e técnicas de ciência de dados assim como colaborar num ambiente de equipa de elevada intensidade.
É já no próximo dia 19 de abril que Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana, recebe o “Vianackaton”. Trata-se de uma maratona de programação que coloca problemas do mundo real a um conjunto de equipas para que cada uma tente encontrar as melhores soluções por intermédio de técnicas de estatística e análise de dados. O objetivo de um “hackathon” é desenvolver inovações tecnológicas, numa maratona que poderá juntar, no caso da “Vianackathon”, até 120 participantes, divididos por 40 equipas.
A maratona de programação vai realizar-se entre equipas de quatro elementos cada e será dividida em duas categorias: Ensino Secundário/CTeSP e Ensino Superior (licenciaturas e mestrados). Cada equipa poderá ser constituída por elementos de diferentes formações e com níveis de ensino diversos.
O Vianackathon é organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do IPVC, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No final da competição, haverá prémios para as equipas vencedoras. Mais informações através do email joclad2023@ipvc.pt.
As inscrições são obrigatórias e decorrem até ao próximo dia 10 em bit.ly/vianackathon.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.