A maratona de programação, "hackathon", organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) com o apoio da Câmara Municipal, vai juntar alunos do secundário e do ensino superior. Ao longo da competição, os participantes terão oportunidade de trabalhar com conjuntos de dados, aprender novas ferramentas e técnicas de ciência de dados assim como colaborar num ambiente de equipa de elevada intensidade.
É já no próximo dia 19 de abril que Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana, recebe o “Vianackaton”. Trata-se de uma maratona de programação que coloca problemas do mundo real a um conjunto de equipas para que cada uma tente encontrar as melhores soluções por intermédio de técnicas de estatística e análise de dados. O objetivo de um “hackathon” é desenvolver inovações tecnológicas, numa maratona que poderá juntar, no caso da “Vianackathon”, até 120 participantes, divididos por 40 equipas.
A maratona de programação vai realizar-se entre equipas de quatro elementos cada e será dividida em duas categorias: Ensino Secundário/CTeSP e Ensino Superior (licenciaturas e mestrados). Cada equipa poderá ser constituída por elementos de diferentes formações e com níveis de ensino diversos.
O Vianackathon é organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do IPVC, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No final da competição, haverá prémios para as equipas vencedoras. Mais informações através do email joclad2023@ipvc.pt.
As inscrições são obrigatórias e decorrem até ao próximo dia 10 em bit.ly/vianackathon.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.