A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo assinala, esta quinta-feira, o seu 39.º aniversário, celebrando quase quatro décadas de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional. A cerimónia de aniversário daquela que é a maior Escola Superior do universo IPVC será ainda um momento de reflexão ao trajeto percorrido e de delinear novas metas e propósitos.
Desde a sua fundação, em 1986, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) tem sido uma referência na formação superior nas áreas das engenharias, do turismo e gastronomia, da gestão e do design, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico e social da região e do país. Na próxima quinta-feira, celebra o seu 39.º aniversário, com uma cerimónia marcada pela reflexão sobre o passado, a celebração das conquistas e o reforço do compromisso com o futuro de uma comunidade que engloba uma população de três mil pessoas, entre estudantes e pessoal docente e não docente.
Ao longo das suas perto de quatro décadas de história, a ESTG-IPVC tem demonstrado um compromisso contínuo com a qualidade e a inovação, preparando gerações de profissionais altamente qualificados e promovendo o conhecimento nas suas áreas de intervenção. Este aniversário é mais um marco na sua missão de construir um futuro sustentado e de proximidade com a comunidade e o setor empresarial.
Depois de um momento musical protagonizado por Sérgio Carvalhosa e Gabriela Sousa, no auditório Francisco Sampaio, às 14h30, a sessão solene comemorativa irá continuar com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESTG-IPVC, Mafalda Lopes Laranjo, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, Ana Sousa.
Do programa destaque, ainda, para a palestra “As memórias constroem futuros. Contar uma história da ESTG”, pelo docente José Escaleira, que irá revisitar o percurso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, enfatizando os momentos que contribuíram para a sua consolidação como uma instituição de excelência. O programa inclui ainda um momento de homenagem aos antigos coordenadores de curso da ESTG-IPVC e a inauguração de uma exposição sobre os cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na Biblioteca Barbosa Romero. As celebrações terminam com a atuação da Hinoportuna.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.