A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo assinala, esta quinta-feira, o seu 39.º aniversário, celebrando quase quatro décadas de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional. A cerimónia de aniversário daquela que é a maior Escola Superior do universo IPVC será ainda um momento de reflexão ao trajeto percorrido e de delinear novas metas e propósitos.
Desde a sua fundação, em 1986, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) tem sido uma referência na formação superior nas áreas das engenharias, do turismo e gastronomia, da gestão e do design, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico e social da região e do país. Na próxima quinta-feira, celebra o seu 39.º aniversário, com uma cerimónia marcada pela reflexão sobre o passado, a celebração das conquistas e o reforço do compromisso com o futuro de uma comunidade que engloba uma população de três mil pessoas, entre estudantes e pessoal docente e não docente.
Ao longo das suas perto de quatro décadas de história, a ESTG-IPVC tem demonstrado um compromisso contínuo com a qualidade e a inovação, preparando gerações de profissionais altamente qualificados e promovendo o conhecimento nas suas áreas de intervenção. Este aniversário é mais um marco na sua missão de construir um futuro sustentado e de proximidade com a comunidade e o setor empresarial.
Depois de um momento musical protagonizado por Sérgio Carvalhosa e Gabriela Sousa, no auditório Francisco Sampaio, às 14h30, a sessão solene comemorativa irá continuar com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESTG-IPVC, Mafalda Lopes Laranjo, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, Ana Sousa.
Do programa destaque, ainda, para a palestra “As memórias constroem futuros. Contar uma história da ESTG”, pelo docente José Escaleira, que irá revisitar o percurso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, enfatizando os momentos que contribuíram para a sua consolidação como uma instituição de excelência. O programa inclui ainda um momento de homenagem aos antigos coordenadores de curso da ESTG-IPVC e a inauguração de uma exposição sobre os cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na Biblioteca Barbosa Romero. As celebrações terminam com a atuação da Hinoportuna.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).