A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo assinala, esta quinta-feira, o seu 39.º aniversário, celebrando quase quatro décadas de dedicação à educação e ao desenvolvimento regional. A cerimónia de aniversário daquela que é a maior Escola Superior do universo IPVC será ainda um momento de reflexão ao trajeto percorrido e de delinear novas metas e propósitos.
Desde a sua fundação, em 1986, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) tem sido uma referência na formação superior nas áreas das engenharias, do turismo e gastronomia, da gestão e do design, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico e social da região e do país. Na próxima quinta-feira, celebra o seu 39.º aniversário, com uma cerimónia marcada pela reflexão sobre o passado, a celebração das conquistas e o reforço do compromisso com o futuro de uma comunidade que engloba uma população de três mil pessoas, entre estudantes e pessoal docente e não docente.
Ao longo das suas perto de quatro décadas de história, a ESTG-IPVC tem demonstrado um compromisso contínuo com a qualidade e a inovação, preparando gerações de profissionais altamente qualificados e promovendo o conhecimento nas suas áreas de intervenção. Este aniversário é mais um marco na sua missão de construir um futuro sustentado e de proximidade com a comunidade e o setor empresarial.
Depois de um momento musical protagonizado por Sérgio Carvalhosa e Gabriela Sousa, no auditório Francisco Sampaio, às 14h30, a sessão solene comemorativa irá continuar com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESTG-IPVC, Mafalda Lopes Laranjo, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação de Estudantes da ESTG-IPVC, Ana Sousa.
Do programa destaque, ainda, para a palestra “As memórias constroem futuros. Contar uma história da ESTG”, pelo docente José Escaleira, que irá revisitar o percurso da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, enfatizando os momentos que contribuíram para a sua consolidação como uma instituição de excelência. O programa inclui ainda um momento de homenagem aos antigos coordenadores de curso da ESTG-IPVC e a inauguração de uma exposição sobre os cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, na Biblioteca Barbosa Romero. As celebrações terminam com a atuação da Hinoportuna.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.