Logo
Regional

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC comemora 37º aniversário

10 Janeiro, 2023 | 12:09
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A ESTG-IPVC celebrou o aniversário numa cerimónia direcionada ao futuro. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo defendeu a flexibilização curricular e a inovação pedagógica como elementos cruciais para o sucesso das Instituições de Ensino Superior. O futuro Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar e a nova residência académica também marcaram os discursos do 37.º aniversário da instituição.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), tem feito um trabalho e um percurso de sucesso, que se deve a todos quantos passaram e continuam na instituição. Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, definiu os 37 anos de existência da ESTG-IPVC, durante a cerimónia que decorreu ontem à tarde, na Biblioteca Barbosa Romero.

Descrevendo o passado, Carlos Rodrigues traçou também os desafios futuros, defendendo que “a flexibilização curricular e a inovação pedagógica” assumem papel de elevado relevo, como premissas cruciais no combate ao abandono e ao insucesso escolar. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo afirmou, ainda, que as Instituições de Ensino Superior terão de ser “suficientemente perspicazes” para descobrir as profissões de futuro. A multiculturalidade e a alteração dos públicos-alvo, com as intensas movimentações demográficas a acontecer, será outro dos assuntos com os quais os responsáveis pela formação de conhecimento terão de ligar.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou a disponibilidade e o compromisso do município para continuar a colaborar com o IPVC. “A educação é o melhor investimento que qualquer concelho ou região poderão fazer e este trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Viana o Castelo é para manter”, destacou Luís Nobre, dando o exemplo do Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar, que deverá ser criado em Viana do Castelo.

A comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, hoje com mais de 2.700 alunos, começa a ver desenhada a resolução a um dos principais problemas: a falta de alojamento. O diretor da ESTG-IPVC, Pedro Miguel Moreira, falou na nova residência académica como “um marco para a Escola e para a cidade”. A nova residência IPVC prevê a criação de 400 novas camas, num investimento de quase 14 milhões de euros, financiamento já aprovado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia de aniversário contou, também, com a palestra “O impacto da Inteligência Artificial na sociedade: presente e futuro”, por Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores /FEUP. Seguiu-se a apresentação da Bolsa / Fundo Miguel Bento Alves, antigo docente da ESTG-IPVC, e a homenagem a dois antigos colaboradores, a título póstumo, a Ana Luísa Rocha, e ao docente aposentado do IPVC, Rui Gomes, atual Provedor do Estudante do IPVC.

 A cerimónia contou com atuações da Hinoportuna e a Tuna Académica do IPVC.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo leva inovação pedagógica a São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.

Regional 31 Janeiro, 2026

Carreço recebe primeira edição do “Ecos de Janeiro” este sábado

A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.