A ESTG-IPVC celebrou o aniversário numa cerimónia direcionada ao futuro. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo defendeu a flexibilização curricular e a inovação pedagógica como elementos cruciais para o sucesso das Instituições de Ensino Superior. O futuro Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar e a nova residência académica também marcaram os discursos do 37.º aniversário da instituição.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), tem feito um trabalho e um percurso de sucesso, que se deve a todos quantos passaram e continuam na instituição. Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, definiu os 37 anos de existência da ESTG-IPVC, durante a cerimónia que decorreu ontem à tarde, na Biblioteca Barbosa Romero.
Descrevendo o passado, Carlos Rodrigues traçou também os desafios futuros, defendendo que “a flexibilização curricular e a inovação pedagógica” assumem papel de elevado relevo, como premissas cruciais no combate ao abandono e ao insucesso escolar. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo afirmou, ainda, que as Instituições de Ensino Superior terão de ser “suficientemente perspicazes” para descobrir as profissões de futuro. A multiculturalidade e a alteração dos públicos-alvo, com as intensas movimentações demográficas a acontecer, será outro dos assuntos com os quais os responsáveis pela formação de conhecimento terão de ligar.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou a disponibilidade e o compromisso do município para continuar a colaborar com o IPVC. “A educação é o melhor investimento que qualquer concelho ou região poderão fazer e este trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Viana o Castelo é para manter”, destacou Luís Nobre, dando o exemplo do Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar, que deverá ser criado em Viana do Castelo.
A comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, hoje com mais de 2.700 alunos, começa a ver desenhada a resolução a um dos principais problemas: a falta de alojamento. O diretor da ESTG-IPVC, Pedro Miguel Moreira, falou na nova residência académica como “um marco para a Escola e para a cidade”. A nova residência IPVC prevê a criação de 400 novas camas, num investimento de quase 14 milhões de euros, financiamento já aprovado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cerimónia de aniversário contou, também, com a palestra “O impacto da Inteligência Artificial na sociedade: presente e futuro”, por Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores /FEUP. Seguiu-se a apresentação da Bolsa / Fundo Miguel Bento Alves, antigo docente da ESTG-IPVC, e a homenagem a dois antigos colaboradores, a título póstumo, a Ana Luísa Rocha, e ao docente aposentado do IPVC, Rui Gomes, atual Provedor do Estudante do IPVC.
A cerimónia contou com atuações da Hinoportuna e a Tuna Académica do IPVC.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.