Durante dois dias, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco de do 1.º Congresso Internacional de Enfermagem, evento que vai mobilizar mais de centena e meia de profissionais ligados à área da saúde. A sessão de abertura é esta quinta-feira, dia 23 de novembro e irá contar com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O certame, inserido nas comemorações do 50.º aniversário da Escola, data que tem vindo a ser assinalada ao longo do ano, assume-se como um espaço de encontro e de reflexão no âmbito da produção científica e da transferibilidade do conhecimento da Enfermagem a nível nacional e internacional.
Assumindo o compromisso com a diferenciação e a excelência dos cuidados de enfermagem, pretende-se potenciar sinergias entre a academia e os contextos clínicos em enfermagem com vista a práticas sustentadas na melhor evidência científica.
A sessão de abertura, quinta-feira, às 9h30, irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
Este 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados pretende ser um palco privilegiado para a discussão em torno da investigação em Enfermagem e as implicações para a prática clínica. Assume-se também como missiva discutir as políticas e a organização de investigação em Enfermagem em Portugal.
Investigação e Desenvolvimento da Disciplina de Enfermagem, Percursos de Investigação e Formação em Enfermagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Humanização dos Cuidados e o Papel dos Centros e das Unidades de Investigação no Desenvolvimento da Investigação em Saúde serão os painéis em debate ao longo dos dois dias do congresso.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.