Durante dois dias, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco de do 1.º Congresso Internacional de Enfermagem, evento que vai mobilizar mais de centena e meia de profissionais ligados à área da saúde. A sessão de abertura é esta quinta-feira, dia 23 de novembro e irá contar com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O certame, inserido nas comemorações do 50.º aniversário da Escola, data que tem vindo a ser assinalada ao longo do ano, assume-se como um espaço de encontro e de reflexão no âmbito da produção científica e da transferibilidade do conhecimento da Enfermagem a nível nacional e internacional.
Assumindo o compromisso com a diferenciação e a excelência dos cuidados de enfermagem, pretende-se potenciar sinergias entre a academia e os contextos clínicos em enfermagem com vista a práticas sustentadas na melhor evidência científica.
A sessão de abertura, quinta-feira, às 9h30, irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
Este 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados pretende ser um palco privilegiado para a discussão em torno da investigação em Enfermagem e as implicações para a prática clínica. Assume-se também como missiva discutir as políticas e a organização de investigação em Enfermagem em Portugal.
Investigação e Desenvolvimento da Disciplina de Enfermagem, Percursos de Investigação e Formação em Enfermagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Humanização dos Cuidados e o Papel dos Centros e das Unidades de Investigação no Desenvolvimento da Investigação em Saúde serão os painéis em debate ao longo dos dois dias do congresso.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?