Durante dois dias, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco de do 1.º Congresso Internacional de Enfermagem, evento que vai mobilizar mais de centena e meia de profissionais ligados à área da saúde. A sessão de abertura é esta quinta-feira, dia 23 de novembro e irá contar com a presença da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O certame, inserido nas comemorações do 50.º aniversário da Escola, data que tem vindo a ser assinalada ao longo do ano, assume-se como um espaço de encontro e de reflexão no âmbito da produção científica e da transferibilidade do conhecimento da Enfermagem a nível nacional e internacional.
Assumindo o compromisso com a diferenciação e a excelência dos cuidados de enfermagem, pretende-se potenciar sinergias entre a academia e os contextos clínicos em enfermagem com vista a práticas sustentadas na melhor evidência científica.
A sessão de abertura, quinta-feira, às 9h30, irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor da ESS-IPVC, Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
Este 1.º Congresso Internacional em Enfermagem – Investigação e Diferenciação dos Cuidados pretende ser um palco privilegiado para a discussão em torno da investigação em Enfermagem e as implicações para a prática clínica. Assume-se também como missiva discutir as políticas e a organização de investigação em Enfermagem em Portugal.
Investigação e Desenvolvimento da Disciplina de Enfermagem, Percursos de Investigação e Formação em Enfermagem, Tecnologias de Informação e Comunicação, Promoção da Saúde, Envelhecimento, Humanização dos Cuidados e o Papel dos Centros e das Unidades de Investigação no Desenvolvimento da Investigação em Saúde serão os painéis em debate ao longo dos dois dias do congresso.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.