Esta quinta-feira, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.
As comemorações começam às 14h30, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho, seguindo-se as intervenções do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação Académica da ESS-IPVC, Carolina Pereira.
João José Cerqueira, autor de mais de 90 artigos revisados por pares e com mais de 2.500 citações, irá ficar a sua conferência no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com mais de meio século de existência, a formar centenas de profissionais de enfermagem desde 1973, a Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) continua na vanguarda, apostando numa oferta formativa enquadrada com as necessidades do mercado. Nesse sentido, abre, já no próximo ano letivo, dois novos mestrados: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Diretor da ESS-IPVC, Luís Graça faz referência aos números mais recentes da Organização Mundial da Saúde e recorda a importância da formação de enfermeiros: “Até 2030, faltarão cerca de 4,5 milhões de enfermeiros e parteiras para responder às necessidades. Em Portugal, o quadro é semelhante, com uma necessidade de cerca de 13.000 enfermeiros. Parece-nos evidente a necessidade de se continuar a investir na formação de profissionais de saúde.”
Luís Graça reconhece que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito um grande investimento nessa área. “Se a pandemia exigiu fazer uso do ensino remoto de emergência, a dificuldade transformou-se em oportunidade. A capacitação de docentes em Ensino à Distância, projetos de cocriação, como o DEMOLA, ou, mais recentemente, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, são exemplos de iniciativas em que a ESS-IPVC, os seus docentes e estudantes se envolveram com vista a aportar inovação e excelência à formação”, concluiu o diretor da ESS-IPVC.
O aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo irá também ficar marcado pela entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores da instituição pelos anos de serviço na Escola. A cerimónia encerra com a atuação da Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.