Esta quinta-feira, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.
As comemorações começam às 14h30, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho, seguindo-se as intervenções do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação Académica da ESS-IPVC, Carolina Pereira.
João José Cerqueira, autor de mais de 90 artigos revisados por pares e com mais de 2.500 citações, irá ficar a sua conferência no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com mais de meio século de existência, a formar centenas de profissionais de enfermagem desde 1973, a Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) continua na vanguarda, apostando numa oferta formativa enquadrada com as necessidades do mercado. Nesse sentido, abre, já no próximo ano letivo, dois novos mestrados: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Diretor da ESS-IPVC, Luís Graça faz referência aos números mais recentes da Organização Mundial da Saúde e recorda a importância da formação de enfermeiros: “Até 2030, faltarão cerca de 4,5 milhões de enfermeiros e parteiras para responder às necessidades. Em Portugal, o quadro é semelhante, com uma necessidade de cerca de 13.000 enfermeiros. Parece-nos evidente a necessidade de se continuar a investir na formação de profissionais de saúde.”
Luís Graça reconhece que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito um grande investimento nessa área. “Se a pandemia exigiu fazer uso do ensino remoto de emergência, a dificuldade transformou-se em oportunidade. A capacitação de docentes em Ensino à Distância, projetos de cocriação, como o DEMOLA, ou, mais recentemente, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, são exemplos de iniciativas em que a ESS-IPVC, os seus docentes e estudantes se envolveram com vista a aportar inovação e excelência à formação”, concluiu o diretor da ESS-IPVC.
O aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo irá também ficar marcado pela entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores da instituição pelos anos de serviço na Escola. A cerimónia encerra com a atuação da Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.