Esta quinta-feira, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.
As comemorações começam às 14h30, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho, seguindo-se as intervenções do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação Académica da ESS-IPVC, Carolina Pereira.
João José Cerqueira, autor de mais de 90 artigos revisados por pares e com mais de 2.500 citações, irá ficar a sua conferência no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com mais de meio século de existência, a formar centenas de profissionais de enfermagem desde 1973, a Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) continua na vanguarda, apostando numa oferta formativa enquadrada com as necessidades do mercado. Nesse sentido, abre, já no próximo ano letivo, dois novos mestrados: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Diretor da ESS-IPVC, Luís Graça faz referência aos números mais recentes da Organização Mundial da Saúde e recorda a importância da formação de enfermeiros: “Até 2030, faltarão cerca de 4,5 milhões de enfermeiros e parteiras para responder às necessidades. Em Portugal, o quadro é semelhante, com uma necessidade de cerca de 13.000 enfermeiros. Parece-nos evidente a necessidade de se continuar a investir na formação de profissionais de saúde.”
Luís Graça reconhece que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito um grande investimento nessa área. “Se a pandemia exigiu fazer uso do ensino remoto de emergência, a dificuldade transformou-se em oportunidade. A capacitação de docentes em Ensino à Distância, projetos de cocriação, como o DEMOLA, ou, mais recentemente, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, são exemplos de iniciativas em que a ESS-IPVC, os seus docentes e estudantes se envolveram com vista a aportar inovação e excelência à formação”, concluiu o diretor da ESS-IPVC.
O aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo irá também ficar marcado pela entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores da instituição pelos anos de serviço na Escola. A cerimónia encerra com a atuação da Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.