Esta quinta-feira, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra o seu 51.º aniversário. A cerimónia fica marcada pela conferência “Como ajudar a aprender – autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”, proferida pelo neurologista e professor universitário, João José Cerqueira.
As comemorações começam às 14h30, com a atuação da Escola Profissional Artística do Alto Minho, seguindo-se as intervenções do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da presidente da Associação Académica da ESS-IPVC, Carolina Pereira.
João José Cerqueira, autor de mais de 90 artigos revisados por pares e com mais de 2.500 citações, irá ficar a sua conferência no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com mais de meio século de existência, a formar centenas de profissionais de enfermagem desde 1973, a Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC) continua na vanguarda, apostando numa oferta formativa enquadrada com as necessidades do mercado. Nesse sentido, abre, já no próximo ano letivo, dois novos mestrados: Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Diretor da ESS-IPVC, Luís Graça faz referência aos números mais recentes da Organização Mundial da Saúde e recorda a importância da formação de enfermeiros: “Até 2030, faltarão cerca de 4,5 milhões de enfermeiros e parteiras para responder às necessidades. Em Portugal, o quadro é semelhante, com uma necessidade de cerca de 13.000 enfermeiros. Parece-nos evidente a necessidade de se continuar a investir na formação de profissionais de saúde.”
Luís Graça reconhece que o Politécnico de Viana do Castelo tem feito um grande investimento nessa área. “Se a pandemia exigiu fazer uso do ensino remoto de emergência, a dificuldade transformou-se em oportunidade. A capacitação de docentes em Ensino à Distância, projetos de cocriação, como o DEMOLA, ou, mais recentemente, o PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, são exemplos de iniciativas em que a ESS-IPVC, os seus docentes e estudantes se envolveram com vista a aportar inovação e excelência à formação”, concluiu o diretor da ESS-IPVC.
O aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo irá também ficar marcado pela entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores da instituição pelos anos de serviço na Escola. A cerimónia encerra com a atuação da Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.