Em dia de celebração para a Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, a sua diretora, Carla Faria, elencou os desafios de uma Escola que teve como missão, até então, a diferenciação e o crescimento.
A consolidação do corpo docente é, agora, o primeiro desafio. Carla Faria assumiu esta missiva também como uma oportunidade “pela possibilidade de reforçar e capacitar o corpo docente nas áreas disciplinares nucleares da formação e a consequente renovação e capacitação das equipas docentes e das linhas de investigação”.
A consolidação dos espaços e dos recursos pedagógicos é outras das prioridades. A diretora da ESE-IPVC defendeu a “urgência” na construção de novos espaços e/ou requalificação de outros, de forma a acomodar as especificidades pedagógicas e técnicas de formação, em especial, das artes, mas também dos demais eixos.
Mais do que formar do ponto de vista técnico, é fundamental privilegiar a compreensão, a crítica e a reflexão” | Carla Faria, diretora da ESE-IPVC
Um outro desafio está relacionado com o novo modelo pedagógico do IPVC, assente na ideia de uma formação que tem de ir além da profissionalização, apostando numa “efetiva educação com um cariz de capacitação e empoderamento”. “Mais do que formar – continuou Carla Faria – do ponto de vista técnico, é fundamental privilegiar a compreensão, a crítica e a reflexão”.

A internacionalização, com o reforço das redes de colaboração académica e científica, com especial enfoque na região ibérica, mas também nos países lusófonos, através da mobilidade de estudantes, docentes e não docentes e da dupla titulação, assume-se como outro desafio para a Escola Superior de Educação do IPVC.
O desenvolvimento da investigação científica e da inovação nas três áreas fundamentais da Escola é outra prioridade elencada por Carla Faria. Para tal, referiu a diretora da ESE-IPVC, foi identificada a necessidade de fortalecer a constituição de equipas e linhas de investigação. “Acreditamos que, desta forma, é possível assegurar condições efetivas que sustentem a apresentação de candidaturas a financiamento externo, o desenvolvimento de projetos e a integração em redes nacionais e internacionais”. E a recente criação do polo do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação na Escola, em parceria com as Escolas Superiores do Porto e Coimbra, constituem “uma excelente oportunidade para a construção deste percurso”, rematou a diretora da ESE-IPVC, Carla Faria.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.