O 44.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), assinalado esta quinta-feira, ficará marcado pela inauguração do Espaço Francisco Trabulo dedicado à Artes.
A sessão irá contar, ainda, com a presença do antigo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que irá proferir a conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”.
O novo espaço contará com ateliers e laboratórios de escultura, gravura, técnicas de impressão e fotografia, proporcionando aos estudantes e a toda comunidade académica novas condições para o desenvolvimento das suas competências artísticas.
O espaço foi criado em homenagem a Francisco Trabulo, docente desta instituição durante diversos anos, faleceu dias antes do 41.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, em 2021. Na altura, o presidente do IPVC, Carlos rodrigues, afirmava que o legado deixado por Francisco Trabulo iria ser devidamente reconhecido. Algo que vem agora a acontecer com a inauguração do Espaço Francisco Trabulo.
A cerimónia ficará, ainda, marcada pela conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”, da responsabilidade de Pedro Nuno Teixeira, professor catedrático, investigador e antigo secretário de Estado do Ensino Superior.
Durante a celebração do 44.º aniversário da ESE-IPVC serão também entregues prémios aos estudantes com a melhor média de ingresso nas diferentes áreas de formação, no ano letivo passado. Serão homenageados os seguintes estudantes: Ana Beatriz Cerqueira Lima, do curso de licenciatura em Educação Básica, que obteve a classificação de 179,8 valores, Matilde Rodrigues Martins, da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, com a classificação final de 170,9 valores, de Letícia Ferreira Cunha, do curso de licenciatura em Artes e Cinema Digital, com a nota final de 169,3 valores, e Mariana Viana Gomes, da licenciatura em Educação Social e Gerontológica, com a classificação final de 149,6 valores.
O 44.º aniversário da ESE-IPVC contará, ainda, com a atuação da tuna académica VEMTUNA e será encerrado, seguido do tradicional bolo de aniversário, celebrando mais um ano de história e o contínuo compromisso da ESE-IPVC com a excelência na formação dos futuros profissionais da Educação.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.