O 44.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), assinalado esta quinta-feira, ficará marcado pela inauguração do Espaço Francisco Trabulo dedicado à Artes.
A sessão irá contar, ainda, com a presença do antigo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que irá proferir a conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”.
O novo espaço contará com ateliers e laboratórios de escultura, gravura, técnicas de impressão e fotografia, proporcionando aos estudantes e a toda comunidade académica novas condições para o desenvolvimento das suas competências artísticas.
O espaço foi criado em homenagem a Francisco Trabulo, docente desta instituição durante diversos anos, faleceu dias antes do 41.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, em 2021. Na altura, o presidente do IPVC, Carlos rodrigues, afirmava que o legado deixado por Francisco Trabulo iria ser devidamente reconhecido. Algo que vem agora a acontecer com a inauguração do Espaço Francisco Trabulo.
A cerimónia ficará, ainda, marcada pela conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”, da responsabilidade de Pedro Nuno Teixeira, professor catedrático, investigador e antigo secretário de Estado do Ensino Superior.
Durante a celebração do 44.º aniversário da ESE-IPVC serão também entregues prémios aos estudantes com a melhor média de ingresso nas diferentes áreas de formação, no ano letivo passado. Serão homenageados os seguintes estudantes: Ana Beatriz Cerqueira Lima, do curso de licenciatura em Educação Básica, que obteve a classificação de 179,8 valores, Matilde Rodrigues Martins, da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, com a classificação final de 170,9 valores, de Letícia Ferreira Cunha, do curso de licenciatura em Artes e Cinema Digital, com a nota final de 169,3 valores, e Mariana Viana Gomes, da licenciatura em Educação Social e Gerontológica, com a classificação final de 149,6 valores.
O 44.º aniversário da ESE-IPVC contará, ainda, com a atuação da tuna académica VEMTUNA e será encerrado, seguido do tradicional bolo de aniversário, celebrando mais um ano de história e o contínuo compromisso da ESE-IPVC com a excelência na formação dos futuros profissionais da Educação.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.