O 44.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), assinalado esta quinta-feira, ficará marcado pela inauguração do Espaço Francisco Trabulo dedicado à Artes.
A sessão irá contar, ainda, com a presença do antigo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, que irá proferir a conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”.
O novo espaço contará com ateliers e laboratórios de escultura, gravura, técnicas de impressão e fotografia, proporcionando aos estudantes e a toda comunidade académica novas condições para o desenvolvimento das suas competências artísticas.
O espaço foi criado em homenagem a Francisco Trabulo, docente desta instituição durante diversos anos, faleceu dias antes do 41.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, em 2021. Na altura, o presidente do IPVC, Carlos rodrigues, afirmava que o legado deixado por Francisco Trabulo iria ser devidamente reconhecido. Algo que vem agora a acontecer com a inauguração do Espaço Francisco Trabulo.
A cerimónia ficará, ainda, marcada pela conferência “Binómio investigação/formação no subsistema politécnico – riscos e oportunidades”, da responsabilidade de Pedro Nuno Teixeira, professor catedrático, investigador e antigo secretário de Estado do Ensino Superior.
Durante a celebração do 44.º aniversário da ESE-IPVC serão também entregues prémios aos estudantes com a melhor média de ingresso nas diferentes áreas de formação, no ano letivo passado. Serão homenageados os seguintes estudantes: Ana Beatriz Cerqueira Lima, do curso de licenciatura em Educação Básica, que obteve a classificação de 179,8 valores, Matilde Rodrigues Martins, da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, com a classificação final de 170,9 valores, de Letícia Ferreira Cunha, do curso de licenciatura em Artes e Cinema Digital, com a nota final de 169,3 valores, e Mariana Viana Gomes, da licenciatura em Educação Social e Gerontológica, com a classificação final de 149,6 valores.
O 44.º aniversário da ESE-IPVC contará, ainda, com a atuação da tuna académica VEMTUNA e será encerrado, seguido do tradicional bolo de aniversário, celebrando mais um ano de história e o contínuo compromisso da ESE-IPVC com a excelência na formação dos futuros profissionais da Educação.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.