A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinala, no próximo dia 9 de novembro, o seu 42º aniversário. A sessão solene comemorativa, que tem início marcado para as 17h, vai contar com a presença do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do diretor da ESE-IPVC, César Sá, e da Presidente da Associação de Estudantes, Ana Guimarães.
Em dia de aniversário, a direção da ESE-IPVC vai premiar os alunos com a melhor média de ingresso. A cerimónia irá contar ainda com a apresentação da “peça evocativa da ESE-IPVC”, construída com o contributo de alunos, docentes dos cursos de arte e pela direção da escola.
“Pedagogia do Ensino Superior: Desafios do que é ser professor” é o mote para a conferência principal da sessão comemorativa, que será proferida por Sampaio da Nóvoa. César Sá sublinha que será “um momento de reflexão sobre o que é ser atualmente professor no Ensino Superior neste período de transição, sobretudo quanto à transição digital, focando-se nas exigências a que os professores estão sujeitos”.
A assinatura de diversos protocolos, um momento performativo e a atuação da VEMTUNA, a tuna académica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, antecedem o cantar dos parabéns e o corte do bolo comemorativos de mais de quatro décadas de história ao serviço da Educação.
O diretor da Escola Superior de Educação, do IPVC, César Sá, foi um dos homenageados nas celebrações do Dia Europeu do Professor de Educação Física 2022, sendo considerado um exemplo e uma referência na área da Educação Física e na formação dos seus profissionais.
Dar destaque à profissão de professor de Educação Física enquanto promotor de bem-estar e, acima de tudo, promotor de qualidade de vida e de saúde são os propósitos desta homenagem, que, este ano, aconteceu em Leiria, Cidade Europeia do Desporto 2022.
A cerimónia, que decorre anualmente desde 2017, foi promovida pelo Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e pretendeu também criar um momento de reflexão conjunta e de homenagem “justa” a uma classe de profissionais que são “os principais dinamizadores de grande parte do vasto programa realizado durante a Semana Europeia do Desporto em Portugal e na Europa”, afirmou o presidente da CNAPEF, Avelino Azevedo.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.