Os alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), desenvolveram a Exposição “Erros 404 – Art is found”, que será inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural do IPVC.
“Error 404 – Art is fond” é uma exposição composta por cerca de vinte trabalhos, expressos em pinturas, esculturas, instalações ou fotografias, que representam opções, características e traços dos estudantes que terminam agora a sua licenciatura.
“Neste último ano, os estudantes tiveram oportunidade de serem eles a decidir que materiais e técnicas utilizar no desenvolvimento deste projeto autoral. No primeiro semestre, ainda trabalham com diferentes meios. No entanto, depois fomos afunilando, porque o curso está estruturado para proporcionar aos alunos uma progressiva autonomia, de forma a trabalharem as linguagens e as abordagens em que se sentem mais confortáveis”, explica o coordenador do curso de licenciatura em
Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Hélder Dias.
Além dos trabalhos que poderão ser visitados até 25 de setembro, os estudantes finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, tiveram também oportunidade para explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Curadoria.
Hélder Dias salienta que os alunos, não desenvolveram apenas os trabalhos expostos, trabalharam também “no próprio desenho da exposição, na composição gráfica e na escolha do título da exposição.”
“Este envolvimento na curadoria e em todo o restante processo da exposição é produtivo, além de ser
mais uma oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de aplicar conteúdos lecionados”, reforçou o docente coordenador do curso.
A exposição é inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural, e poderá ser visitada até ao início do próximo ano letivo.

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.