Os alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), desenvolveram a Exposição “Erros 404 – Art is found”, que será inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural do IPVC.
“Error 404 – Art is fond” é uma exposição composta por cerca de vinte trabalhos, expressos em pinturas, esculturas, instalações ou fotografias, que representam opções, características e traços dos estudantes que terminam agora a sua licenciatura.
“Neste último ano, os estudantes tiveram oportunidade de serem eles a decidir que materiais e técnicas utilizar no desenvolvimento deste projeto autoral. No primeiro semestre, ainda trabalham com diferentes meios. No entanto, depois fomos afunilando, porque o curso está estruturado para proporcionar aos alunos uma progressiva autonomia, de forma a trabalharem as linguagens e as abordagens em que se sentem mais confortáveis”, explica o coordenador do curso de licenciatura em
Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Hélder Dias.
Além dos trabalhos que poderão ser visitados até 25 de setembro, os estudantes finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, tiveram também oportunidade para explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Curadoria.
Hélder Dias salienta que os alunos, não desenvolveram apenas os trabalhos expostos, trabalharam também “no próprio desenho da exposição, na composição gráfica e na escolha do título da exposição.”
“Este envolvimento na curadoria e em todo o restante processo da exposição é produtivo, além de ser
mais uma oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de aplicar conteúdos lecionados”, reforçou o docente coordenador do curso.
A exposição é inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural, e poderá ser visitada até ao início do próximo ano letivo.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.