Os alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), desenvolveram a Exposição “Erros 404 – Art is found”, que será inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural do IPVC.
“Error 404 – Art is fond” é uma exposição composta por cerca de vinte trabalhos, expressos em pinturas, esculturas, instalações ou fotografias, que representam opções, características e traços dos estudantes que terminam agora a sua licenciatura.
“Neste último ano, os estudantes tiveram oportunidade de serem eles a decidir que materiais e técnicas utilizar no desenvolvimento deste projeto autoral. No primeiro semestre, ainda trabalham com diferentes meios. No entanto, depois fomos afunilando, porque o curso está estruturado para proporcionar aos alunos uma progressiva autonomia, de forma a trabalharem as linguagens e as abordagens em que se sentem mais confortáveis”, explica o coordenador do curso de licenciatura em
Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Hélder Dias.
Além dos trabalhos que poderão ser visitados até 25 de setembro, os estudantes finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, tiveram também oportunidade para explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Curadoria.
Hélder Dias salienta que os alunos, não desenvolveram apenas os trabalhos expostos, trabalharam também “no próprio desenho da exposição, na composição gráfica e na escolha do título da exposição.”
“Este envolvimento na curadoria e em todo o restante processo da exposição é produtivo, além de ser
mais uma oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de aplicar conteúdos lecionados”, reforçou o docente coordenador do curso.
A exposição é inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural, e poderá ser visitada até ao início do próximo ano letivo.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.