Os alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), desenvolveram a Exposição “Erros 404 – Art is found”, que será inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural do IPVC.
“Error 404 – Art is fond” é uma exposição composta por cerca de vinte trabalhos, expressos em pinturas, esculturas, instalações ou fotografias, que representam opções, características e traços dos estudantes que terminam agora a sua licenciatura.
“Neste último ano, os estudantes tiveram oportunidade de serem eles a decidir que materiais e técnicas utilizar no desenvolvimento deste projeto autoral. No primeiro semestre, ainda trabalham com diferentes meios. No entanto, depois fomos afunilando, porque o curso está estruturado para proporcionar aos alunos uma progressiva autonomia, de forma a trabalharem as linguagens e as abordagens em que se sentem mais confortáveis”, explica o coordenador do curso de licenciatura em
Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Hélder Dias.
Além dos trabalhos que poderão ser visitados até 25 de setembro, os estudantes finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, tiveram também oportunidade para explorar e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Curadoria.
Hélder Dias salienta que os alunos, não desenvolveram apenas os trabalhos expostos, trabalharam também “no próprio desenho da exposição, na composição gráfica e na escolha do título da exposição.”
“Este envolvimento na curadoria e em todo o restante processo da exposição é produtivo, além de ser
mais uma oportunidade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de aplicar conteúdos lecionados”, reforçou o docente coordenador do curso.
A exposição é inaugurada esta quinta-feira, às 16h, na Oficina Cultural, e poderá ser visitada até ao início do próximo ano letivo.

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.