Ao longo de cinco dias, a Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), irá juntar investigadores, treinadores e atletas, em torno do trail running. A formação acontece no âmbito da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running e conta com a presença de vários oradores e formadores de renome nacional e internacional.
Juntar investigação e academia ao trail running é o fundamento do “Trail Running Sports Meeting”, que vai acontecer de 15 a 20 de maio, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em paralelo com a semana de práticas laboratoriais da pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running, ministrada na ESDL-IPVC e coordenada pelo docente Bruno Silva, a formação pretende colocar em debate e reflexão a investigação existente e a prática de quem treina ou pratica trail running. “O foco principal é trazer o conhecimento e a parte académica para o terreno, ou seja, queremos juntar a investigação existente e debater o que os treinadores e os atletas fazem na prática. Na verdade, queremos fazer com o trail running o que já existe em quase todas as modalidades:
procurar na ciência informação que nos ajude a tomar as melhores decisões quando avançamos para uma prova com a exigência de um trail running”, descreve Bruno Silva.
Na sessão de abertura, a formação arranca com o tema da “Suplementação e nutrição em trail running”, por César Leão, ao longo de todo o dia. Avaliação cardiorrespiratória, testes concretos na pista de atletismo, desenvolvimento da técnica de corrida e capacidades motoras estão no foco do segundo dia de formação, com Rui Miguel Silva, durante a manhã, e Mário Cunha, no período da tarde. No dia 17, Hélio Silva irá falar sobre “Avaliação e prescrição do treino da força: da teoria à prática”.
A única sessão formativa fora da Escola Superior de Desporto e Lazer acontece a 18 de maio. Durante a manhã, o evento irá decorrer no CMEP – Exercise Medical Center & SPA, Porto, e a tarde irá centrar-se no Estádio Clínica, em Barcelos. A sessão será sobre “Treino em altitude e limiares de performance”, com Ana Sousa, e “Análise biomecânica da técnica de corrida”, com a atleta Ester Alves.No dia 19, terão lugar mais três sessões: Sérgio Matos falará sobre anamenese e metodologia de avaliação do equilíbrio dinâmico e qualidade de movimento. Depois, será convidado Guillaume Millet, um dos maiores especialistas mundiais nas questões da performance em trail running. A encerrar o dia, Anna Comet, atleta e treinadora, falará sobre como estruturar um planeamento anual e técnicas de corrida, com e sem bastões.
No último dia, 20 de maio, sábado, estará em cima da mesa o planeamento e a organização de um evento de trail running – o exemplo do Melgaço Alvarinho Trail, com Armando Teixeira, e métodos e técnicas para identificação de fatores de risco e lesão, com Sérgio Matos.
Quem se inscrever na totalidade da formação ou apenas numa parte poderá assistir, gratuitamente, à mesa-redonda sobre “Ser atleta de trail running”, com Anna Comet e Armando Teixeira. Apesar da
participação na mesa-redonda ser de entrada gratuita, a inscrição é obrigatória.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.