A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) voltou a destacar-se como referência nacional na formação de treinadores de desporto, com uma ação formativa imersiva, diferenciadora e de elevada exigência técnica.
No âmbito do mestrado em Treino Desportivo, e seguindo as linhas orientadoras do novo modelo pedagógico do IPVC, os estudantes saíram da sala de aula para um dia completo de imersão em contexto profissional, acompanhando de perto a realidade de uma equipa de alto rendimento. A experiência decorreu em colaboração com o Sporting Clube de Braga, clube eclético de referência nacional, conhecido pela sua identidade combativa como “Guerreiros do Minho”.
Durante esta jornada, os futuros treinadores estiveram no centro da ação, a acompanhar todas as fases do planeamento, execução, avaliação e controlo da equipa profissional de futsal do SC Braga, em plena semana competitiva. A atividade permitiu uma observação detalhada e crítica das várias dimensões da performance desportiva, incluindo os processos de tomada de decisão, estratégias técnico-táticas e metodologias de treino específicas ao mais alto nível competitivo.
Este modelo de formação avançada é possível graças ao reconhecimento oficial do IPDJ, que atribui equivalências diretas ao Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) aos cursos da ESDL-IPVC. Com base na Lei n.º 106/2019, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi uma das primeiras instituições de ensino superior a assegurar este enquadramento, conferindo aos seus CTeSP, licenciaturas e mestrados em Desporto um valor acrescido. Não se trata apenas de obter um diploma, mas de sair da formação com graus I e II garantidos, em modalidades específicas, com formação geral, específica e estágio profissional reconhecidos. Uma mais-valia que reforça o compromisso da ESDL-IPVC com uma formação certificada, prática e de impacto real na empregabilidade e qualificação dos futuros treinadores.
Com esta iniciativa, a ESDL-IPVC reforça o seu posicionamento na linha da frente da formação profissionalizante em desporto, com interação direta com clubes de excelência, numa aposta clara na ligação entre ensino superior e a realidade exigente do mercado desportivo.
A ESDL-IPVC expressa o seu agradecimento institucional ao SC Braga, pela confiança, colaboração e espírito de partilha, que fazem desta ligação um fator distintivo e valioso no percurso formativo dos seus estudantes.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.