Com os olhos postos no futuro e na excelência desportiva, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo celebra esta sexta-feira o seu 14.º aniversário, reforçando o compromisso com a formação de excelência e a valorização do desporto nacional.
O dia de aniversário fica também marcado pela segunda edição do Sarau Desportivo Jorge Dantas, em homenagem ao antigo docente da instituição.
Ao longo de 14 anos, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) tem sido palco de inovação, ensino e investigação na área do desporto, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.
O aniversário será assinalado esta sexta-feira, em Melgaço, com uma sessão solene, uma conferência com especialistas nacionais e o II Sarau Desportivo, que homenageia o Professor Jorge Dantas.
O programa comemorativo inclui a conferência “Caminhos para a Excelência Desportiva: o caso do Andebol e Voleibol”, com a participação de duas figuras de referência no panorama desportivo nacional: Paulo Sá, diretor técnico nacional da Federação de Andebol de Portugal, e Leonel Salgueiro, diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Voleibol.
O dia encerra com o II Sarau Desportivo Jorge Dantas, a partir das 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Melgaço. A iniciativa presta tributo ao antigo docente da ESDL-IPVC e reúne em palco o melhor que se faz em desporto na Escola, refletindo a diversidade e qualidade das suas valências.
A ESDL-IPVC continua a afirmar-se como uma instituição de referência no ensino superior do desporto, promovendo o talento, a ciência e a forte ligação ao território.
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.