Com os olhos postos no futuro e na excelência desportiva, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo celebra esta sexta-feira o seu 14.º aniversário, reforçando o compromisso com a formação de excelência e a valorização do desporto nacional.
O dia de aniversário fica também marcado pela segunda edição do Sarau Desportivo Jorge Dantas, em homenagem ao antigo docente da instituição.
Ao longo de 14 anos, a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) tem sido palco de inovação, ensino e investigação na área do desporto, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.
O aniversário será assinalado esta sexta-feira, em Melgaço, com uma sessão solene, uma conferência com especialistas nacionais e o II Sarau Desportivo, que homenageia o Professor Jorge Dantas.
O programa comemorativo inclui a conferência “Caminhos para a Excelência Desportiva: o caso do Andebol e Voleibol”, com a participação de duas figuras de referência no panorama desportivo nacional: Paulo Sá, diretor técnico nacional da Federação de Andebol de Portugal, e Leonel Salgueiro, diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Voleibol.
O dia encerra com o II Sarau Desportivo Jorge Dantas, a partir das 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Melgaço. A iniciativa presta tributo ao antigo docente da ESDL-IPVC e reúne em palco o melhor que se faz em desporto na Escola, refletindo a diversidade e qualidade das suas valências.
A ESDL-IPVC continua a afirmar-se como uma instituição de referência no ensino superior do desporto, promovendo o talento, a ciência e a forte ligação ao território.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).