A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta terça-feira, 23 anos de fundação, reforçando o seu compromisso com a formação e o desenvolvimento da comunidade local. Durante a cerimónia foi destacado o papel fundamental da ESCE-IPVC como pilar educativo e parceiro estratégico para o desenvolvimento da região.
Reconhecendo a energia e vitalidade de 23 anos, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) celebrou o esforço coletivo que tem moldado a instituição desde a sua fundação. Na sessão comemorativa, assinalada esta terça-feira, o diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, começou por destacar os mais de 200 novos estudantes que ingressaram este ano, realçando o prestígio e a responsabilidade que representam para a Escola: “A vossa escolha deixa-nos profundamente honrados”, afirmou.
Luís Barreto destacou o papel da ESCE-IPVC como “um pilar na comunidade local”, impulsionando o desenvolvimento económico e social da região, graças ao “empenho incansável de docentes, funcionários e alunos.”
Projetos e iniciativas futuras
Em destaque na cerimónia esteve a nova residência estudantil, que está em fase de construção e irá disponibilizar 56 camas já no próximo ano letivo, fortalecendo as condições de acolhimento dos estudantes. O diretor aproveitou o momento para expressar a sua gratidão ao município, parceiro crucial para a construção da infraestrutura. “O município tem sido um aliado fundamental,” referiu Luís Barreto, sublinhando a importância da parceria para o sucesso do projeto.
Parcerias e impacto regional
Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, a ESCE-IPVC é uma “referência na educação superior em Portugal,” reconhecida pela sua procura crescente no Concurso Nacional de Acesso.

“Ano após ano, os estudantes escolhem a ESCE-IPVC como 1.ª opção para iniciarem as suas carreiras académicas, refletindo o nosso compromisso com a qualidade do ensino e a adaptação às novas expectativas dos estudantes,” afirmou, mencionando também o esforço contínuo em alinhar a oferta formativa com as exigências do mercado de trabalho e da sociedade.
Inovação, investigação e excelência académica
A investigação foi outro tema central, com a vice-presidente do IPVC a referir que “a investigação se tornou uma exigência fundamental para a acreditação dos nossos cursos e dos nossos Centros de Investigação.” Ana Paula Vale destacou o compromisso do Politécnico em apostar na inovação pedagógica e na diversificação da oferta formativa, iniciativas que, nas suas palavras, “são indicadores da qualidade e da capacidade de inovação” da ESCE-IPVC.
Reconhecimento académico e prémios aos estudantes

Como parte das celebrações, foi realizada mais uma edição do “Caminho da ESCElência”, onde os estudantes com melhor classificação nos cursos de licenciatura no ano letivo anterior foram distinguidos pela sua excelência académica. Este ano, os alunos destacados incluem Nelson Ribeiro Areias, do curso de Gestão da Distribuição e Logística, Vítor Emanuel Moreira Gonçalves, de Organização e Gestão Empresariais, Christopher da Silva Fernandes, de Contabilidade e Fiscalidade, e David Macieira da Silva, de Marketing e Comunicação Empresarial.
Uma trajetória de sucesso com o apoio da comunidade alicerçado na qualidade e credibilidade

O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, reiterou a intenção do município em continuar a colaborar estreitamente com a ESCE-IPVC, referindo o investimento camarário de quase 2.5 milhões de euros para a criação da residência estudantil como um exemplo concreto. Credibilidade
Para o autarca, a Escola é “um pilar de desenvolvimento” que tem demonstrado uma “trajetória de sucesso” em estreita parceria com as empresas e a comunidade da região alicerçado sempre na base da qualidade e credibilidade.
A cerimónia de celebração incluiu ainda atuações da TUNESCE, Tuna Académica da ESCE-IPVC, e do grupo musical Rapazes da Fronteira, composto por estudantes da Escola.

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.