Logo
Regional

Escola Superior de Ciências Empresarias do IPVC celebrou 23 anos

12 Novembro, 2024 | 18:52
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebrou, esta terça-feira, 23 anos de fundação, reforçando o seu compromisso com a formação e o desenvolvimento da comunidade local. Durante a cerimónia foi destacado o papel fundamental da ESCE-IPVC como pilar educativo e parceiro estratégico para o desenvolvimento da região.

Reconhecendo a energia e vitalidade de 23 anos, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) celebrou o esforço coletivo que tem moldado a instituição desde a sua fundação. Na sessão comemorativa, assinalada esta terça-feira, o diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, começou por destacar os mais de 200 novos estudantes que ingressaram este ano, realçando o prestígio e a responsabilidade que representam para a Escola: “A vossa escolha deixa-nos profundamente honrados”, afirmou.

Luís Barreto destacou o papel da ESCE-IPVC como “um pilar na comunidade local”, impulsionando o desenvolvimento económico e social da região, graças ao “empenho incansável de docentes, funcionários e alunos.”

Projetos e iniciativas futuras

Em destaque na cerimónia esteve a nova residência estudantil, que está em fase de construção e irá disponibilizar 56 camas já no próximo ano letivo, fortalecendo as condições de acolhimento dos estudantes. O diretor aproveitou o momento para expressar a sua gratidão ao município, parceiro crucial para a construção da infraestrutura. “O município tem sido um aliado fundamental,” referiu Luís Barreto, sublinhando a importância da parceria para o sucesso do projeto.

Parcerias e impacto regional

Para Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, a ESCE-IPVC é uma “referência na educação superior em Portugal,” reconhecida pela sua procura crescente no Concurso Nacional de Acesso.

“Ano após ano, os estudantes escolhem a ESCE-IPVC como 1.ª opção para iniciarem as suas carreiras académicas, refletindo o nosso compromisso com a qualidade do ensino e a adaptação às novas expectativas dos estudantes,” afirmou, mencionando também o esforço contínuo em alinhar a oferta formativa com as exigências do mercado de trabalho e da sociedade.

Inovação, investigação e excelência académica

A investigação foi outro tema central, com a vice-presidente do IPVC a referir que “a investigação se tornou uma exigência fundamental para a acreditação dos nossos cursos e dos nossos Centros de Investigação.” Ana Paula Vale destacou o compromisso do Politécnico em apostar na inovação pedagógica e na diversificação da oferta formativa, iniciativas que, nas suas palavras, “são indicadores da qualidade e da capacidade de inovação” da ESCE-IPVC.

Reconhecimento académico e prémios aos estudantes

Como parte das celebrações, foi realizada mais uma edição do “Caminho da ESCElência”, onde os estudantes com melhor classificação nos cursos de licenciatura no ano letivo anterior foram distinguidos pela sua excelência académica. Este ano, os alunos destacados incluem Nelson Ribeiro Areias, do curso de Gestão da Distribuição e Logística, Vítor Emanuel Moreira Gonçalves, de Organização e Gestão Empresariais, Christopher da Silva Fernandes, de Contabilidade e Fiscalidade, e David Macieira da Silva, de Marketing e Comunicação Empresarial.

Uma trajetória de sucesso com o apoio da comunidade alicerçado na qualidade e credibilidade

O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, reiterou a intenção do município em continuar a colaborar estreitamente com a ESCE-IPVC, referindo o investimento camarário de quase 2.5 milhões de euros para a criação da residência estudantil como um exemplo concreto. Credibilidade

Para o autarca, a Escola é “um pilar de desenvolvimento” que tem demonstrado uma “trajetória de sucesso” em estreita parceria com as empresas e a comunidade da região alicerçado sempre na base da qualidade e credibilidade.

A cerimónia de celebração incluiu ainda atuações da TUNESCE, Tuna Académica da ESCE-IPVC, e do grupo musical Rapazes da Fronteira, composto por estudantes da Escola.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.