A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta terça-feira, o seu 23.º aniversário com uma cerimónia solene e um programa repleto de momentos de partilha, cultura e celebração.
A celebração define-se como um momento especial para relembrar a trajetória da ESCE-IPVC e projetar um futuro que continue a inspirar a excelência e o desenvolvimento sustentável da região e do país.
O evento, que terá lugar nas instalações da ESCE-IPVC, em Valença, a partir das 14h30, reunirá a comunidade académica, representantes institucionais e parceiros locais, refletindo o compromisso contínuo da mais jovem Escola do Politécnico de Viana do Castelo com a formação de excelência e a ligação ao território.
O programa inicia-se com o “Caminho da ESCEelência”, um momento em que os estudantes que concluíram os cursos de licenciatura com a melhor classificação, no ano letivo anterior, deixam a sua “marca” num percurso que tem sido perpetuado ao longo de mais de duas décadas. Trata-se de um marco característico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo que procura, de forma simbólica, honrar e demonstrar que os antigos estudantes são parte integrante de todo o percurso que a ESCE-IPVC tem feito.
Este ano, ao “Caminho da ESCElência” serão acrescentados os nomes de Nelson Ribeiro Areias, que concluiu o curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística com a nota de 18 valores; de Vítor Emanuel Moreira Gonçalves, que concluiu o curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais com a nota de 17 valores; de Christopher da Silva Fernandes, com a nota de 17 valores, no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade; e de David Macieira da Silva, do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, com a nota também de 17 valores.
De seguida, sobem ao palco os “Rapazes da Fronteira”, grupo musical composto por jovens de Valença, estudantes dos cursos da ESCE-IPVC.
A sessão solene irá contar com intervenções do diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, do presidente da Associação de Estudantes da ESCE-IPVC, David Castro, do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
A tarde culmina com a atuação da TUNESCE, que traz a tradição académica ao centro da celebração, e com o corte do bolo de aniversário, simbolizando mais um ano de sucesso e inovação.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.