A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta terça-feira, o seu 23.º aniversário com uma cerimónia solene e um programa repleto de momentos de partilha, cultura e celebração.
A celebração define-se como um momento especial para relembrar a trajetória da ESCE-IPVC e projetar um futuro que continue a inspirar a excelência e o desenvolvimento sustentável da região e do país.
O evento, que terá lugar nas instalações da ESCE-IPVC, em Valença, a partir das 14h30, reunirá a comunidade académica, representantes institucionais e parceiros locais, refletindo o compromisso contínuo da mais jovem Escola do Politécnico de Viana do Castelo com a formação de excelência e a ligação ao território.
O programa inicia-se com o “Caminho da ESCEelência”, um momento em que os estudantes que concluíram os cursos de licenciatura com a melhor classificação, no ano letivo anterior, deixam a sua “marca” num percurso que tem sido perpetuado ao longo de mais de duas décadas. Trata-se de um marco característico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo que procura, de forma simbólica, honrar e demonstrar que os antigos estudantes são parte integrante de todo o percurso que a ESCE-IPVC tem feito.
Este ano, ao “Caminho da ESCElência” serão acrescentados os nomes de Nelson Ribeiro Areias, que concluiu o curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística com a nota de 18 valores; de Vítor Emanuel Moreira Gonçalves, que concluiu o curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais com a nota de 17 valores; de Christopher da Silva Fernandes, com a nota de 17 valores, no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade; e de David Macieira da Silva, do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, com a nota também de 17 valores.
De seguida, sobem ao palco os “Rapazes da Fronteira”, grupo musical composto por jovens de Valença, estudantes dos cursos da ESCE-IPVC.
A sessão solene irá contar com intervenções do diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, do presidente da Associação de Estudantes da ESCE-IPVC, David Castro, do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
A tarde culmina com a atuação da TUNESCE, que traz a tradição académica ao centro da celebração, e com o corte do bolo de aniversário, simbolizando mais um ano de sucesso e inovação.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.