A Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta terça-feira, o seu 23.º aniversário com uma cerimónia solene e um programa repleto de momentos de partilha, cultura e celebração.
A celebração define-se como um momento especial para relembrar a trajetória da ESCE-IPVC e projetar um futuro que continue a inspirar a excelência e o desenvolvimento sustentável da região e do país.
O evento, que terá lugar nas instalações da ESCE-IPVC, em Valença, a partir das 14h30, reunirá a comunidade académica, representantes institucionais e parceiros locais, refletindo o compromisso contínuo da mais jovem Escola do Politécnico de Viana do Castelo com a formação de excelência e a ligação ao território.
O programa inicia-se com o “Caminho da ESCEelência”, um momento em que os estudantes que concluíram os cursos de licenciatura com a melhor classificação, no ano letivo anterior, deixam a sua “marca” num percurso que tem sido perpetuado ao longo de mais de duas décadas. Trata-se de um marco característico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo que procura, de forma simbólica, honrar e demonstrar que os antigos estudantes são parte integrante de todo o percurso que a ESCE-IPVC tem feito.
Este ano, ao “Caminho da ESCElência” serão acrescentados os nomes de Nelson Ribeiro Areias, que concluiu o curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística com a nota de 18 valores; de Vítor Emanuel Moreira Gonçalves, que concluiu o curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais com a nota de 17 valores; de Christopher da Silva Fernandes, com a nota de 17 valores, no curso de licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade; e de David Macieira da Silva, do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, com a nota também de 17 valores.
De seguida, sobem ao palco os “Rapazes da Fronteira”, grupo musical composto por jovens de Valença, estudantes dos cursos da ESCE-IPVC.
A sessão solene irá contar com intervenções do diretor da ESCE-IPVC, Luís Barreto, do presidente da Associação de Estudantes da ESCE-IPVC, David Castro, do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues.
A tarde culmina com a atuação da TUNESCE, que traz a tradição académica ao centro da celebração, e com o corte do bolo de aniversário, simbolizando mais um ano de sucesso e inovação.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.