A 9.ª edição dos Open Days da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) foi uma das mais participadas de sempre, com a participação centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a oferta formativa da ESCE-IPVC e participar em atividades práticas relacionadas com as áreas de formação da Escola, que vão desde Transportes e Logística, Marketing Digital e E-commerce e Contabilidade e Gestão para PME, no caso dos CTeSP, ou Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais, entre as licenciaturas.
Para Luís Barreto, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), este contacto direto com os futuros estudantes do ensino superior é essencial para lhes mostrar as potencialidades das áreas de estudo e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“Apesar de, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, todas as vagas da nossa escola serem preenchidas, consideramos fundamental continuar a dar a conhecer a nossa Escola e as oportunidades que aqui oferecemos. Os Open Days são um espaço privilegiado para os alunos perceberem como os conteúdos que estudam no ensino secundário se aplicam no mundo real e nas suas futuras carreiras”, destaca.
Comunidade académica mobilizada para receber os futuros estudantes
O evento envolveu uma grande logística e contou com o apoio de toda a comunidade académica, incluindo docentes, não docentes e mais de 110 voluntários e grupos académicos, garantindo uma experiência enriquecedora e dinâmica para os participantes.
“O que os alunos levam destes dois dias é muito mais do que informação sobre os cursos. Levam uma visão prática das suas potenciais áreas de estudo e um melhor entendimento sobre a importância do que aprendem no ensino secundário para o seu futuro académico e profissional”, sublinha Luís Barreto.
Residência académica pronta para acolher os novos estudantes
A pensar já no futuro, o diretor da ESCE-IPVC recordou a nova residência da Escola, que deverá ser oficialmente inaugurada já em maio, com 56 camas. Esta infraestrutura representa um reforço da instituição e do próprio município de Valença no apoio aos alunos, facilitando o acesso ao ensino superior e proporcionando melhores condições para quem escolhe a ESCE-IPVC como local de formação.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.