A 9.ª edição dos Open Days da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) foi uma das mais participadas de sempre, com a participação centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a oferta formativa da ESCE-IPVC e participar em atividades práticas relacionadas com as áreas de formação da Escola, que vão desde Transportes e Logística, Marketing Digital e E-commerce e Contabilidade e Gestão para PME, no caso dos CTeSP, ou Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais, entre as licenciaturas.
Para Luís Barreto, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), este contacto direto com os futuros estudantes do ensino superior é essencial para lhes mostrar as potencialidades das áreas de estudo e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“Apesar de, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, todas as vagas da nossa escola serem preenchidas, consideramos fundamental continuar a dar a conhecer a nossa Escola e as oportunidades que aqui oferecemos. Os Open Days são um espaço privilegiado para os alunos perceberem como os conteúdos que estudam no ensino secundário se aplicam no mundo real e nas suas futuras carreiras”, destaca.
Comunidade académica mobilizada para receber os futuros estudantes
O evento envolveu uma grande logística e contou com o apoio de toda a comunidade académica, incluindo docentes, não docentes e mais de 110 voluntários e grupos académicos, garantindo uma experiência enriquecedora e dinâmica para os participantes.
“O que os alunos levam destes dois dias é muito mais do que informação sobre os cursos. Levam uma visão prática das suas potenciais áreas de estudo e um melhor entendimento sobre a importância do que aprendem no ensino secundário para o seu futuro académico e profissional”, sublinha Luís Barreto.
Residência académica pronta para acolher os novos estudantes
A pensar já no futuro, o diretor da ESCE-IPVC recordou a nova residência da Escola, que deverá ser oficialmente inaugurada já em maio, com 56 camas. Esta infraestrutura representa um reforço da instituição e do próprio município de Valença no apoio aos alunos, facilitando o acesso ao ensino superior e proporcionando melhores condições para quem escolhe a ESCE-IPVC como local de formação.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.