A 9.ª edição dos Open Days da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) foi uma das mais participadas de sempre, com a participação centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a oferta formativa da ESCE-IPVC e participar em atividades práticas relacionadas com as áreas de formação da Escola, que vão desde Transportes e Logística, Marketing Digital e E-commerce e Contabilidade e Gestão para PME, no caso dos CTeSP, ou Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais, entre as licenciaturas.
Para Luís Barreto, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), este contacto direto com os futuros estudantes do ensino superior é essencial para lhes mostrar as potencialidades das áreas de estudo e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“Apesar de, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, todas as vagas da nossa escola serem preenchidas, consideramos fundamental continuar a dar a conhecer a nossa Escola e as oportunidades que aqui oferecemos. Os Open Days são um espaço privilegiado para os alunos perceberem como os conteúdos que estudam no ensino secundário se aplicam no mundo real e nas suas futuras carreiras”, destaca.
Comunidade académica mobilizada para receber os futuros estudantes
O evento envolveu uma grande logística e contou com o apoio de toda a comunidade académica, incluindo docentes, não docentes e mais de 110 voluntários e grupos académicos, garantindo uma experiência enriquecedora e dinâmica para os participantes.
“O que os alunos levam destes dois dias é muito mais do que informação sobre os cursos. Levam uma visão prática das suas potenciais áreas de estudo e um melhor entendimento sobre a importância do que aprendem no ensino secundário para o seu futuro académico e profissional”, sublinha Luís Barreto.
Residência académica pronta para acolher os novos estudantes
A pensar já no futuro, o diretor da ESCE-IPVC recordou a nova residência da Escola, que deverá ser oficialmente inaugurada já em maio, com 56 camas. Esta infraestrutura representa um reforço da instituição e do próprio município de Valença no apoio aos alunos, facilitando o acesso ao ensino superior e proporcionando melhores condições para quem escolhe a ESCE-IPVC como local de formação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.