A 9.ª edição dos Open Days da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) foi uma das mais participadas de sempre, com a participação centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a oferta formativa da ESCE-IPVC e participar em atividades práticas relacionadas com as áreas de formação da Escola, que vão desde Transportes e Logística, Marketing Digital e E-commerce e Contabilidade e Gestão para PME, no caso dos CTeSP, ou Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais, entre as licenciaturas.
Para Luís Barreto, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), este contacto direto com os futuros estudantes do ensino superior é essencial para lhes mostrar as potencialidades das áreas de estudo e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“Apesar de, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, todas as vagas da nossa escola serem preenchidas, consideramos fundamental continuar a dar a conhecer a nossa Escola e as oportunidades que aqui oferecemos. Os Open Days são um espaço privilegiado para os alunos perceberem como os conteúdos que estudam no ensino secundário se aplicam no mundo real e nas suas futuras carreiras”, destaca.
Comunidade académica mobilizada para receber os futuros estudantes
O evento envolveu uma grande logística e contou com o apoio de toda a comunidade académica, incluindo docentes, não docentes e mais de 110 voluntários e grupos académicos, garantindo uma experiência enriquecedora e dinâmica para os participantes.
“O que os alunos levam destes dois dias é muito mais do que informação sobre os cursos. Levam uma visão prática das suas potenciais áreas de estudo e um melhor entendimento sobre a importância do que aprendem no ensino secundário para o seu futuro académico e profissional”, sublinha Luís Barreto.
Residência académica pronta para acolher os novos estudantes
A pensar já no futuro, o diretor da ESCE-IPVC recordou a nova residência da Escola, que deverá ser oficialmente inaugurada já em maio, com 56 camas. Esta infraestrutura representa um reforço da instituição e do próprio município de Valença no apoio aos alunos, facilitando o acesso ao ensino superior e proporcionando melhores condições para quem escolhe a ESCE-IPVC como local de formação.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.