A 9.ª edição dos Open Days da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) foi uma das mais participadas de sempre, com a participação centenas de estudantes de escolas secundárias e profissionais dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar a oferta formativa da ESCE-IPVC e participar em atividades práticas relacionadas com as áreas de formação da Escola, que vão desde Transportes e Logística, Marketing Digital e E-commerce e Contabilidade e Gestão para PME, no caso dos CTeSP, ou Contabilidade e Fiscalidade, Marketing e Comunicação Empresarial, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais, entre as licenciaturas.
Para Luís Barreto, diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), este contacto direto com os futuros estudantes do ensino superior é essencial para lhes mostrar as potencialidades das áreas de estudo e a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“Apesar de, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, todas as vagas da nossa escola serem preenchidas, consideramos fundamental continuar a dar a conhecer a nossa Escola e as oportunidades que aqui oferecemos. Os Open Days são um espaço privilegiado para os alunos perceberem como os conteúdos que estudam no ensino secundário se aplicam no mundo real e nas suas futuras carreiras”, destaca.
Comunidade académica mobilizada para receber os futuros estudantes
O evento envolveu uma grande logística e contou com o apoio de toda a comunidade académica, incluindo docentes, não docentes e mais de 110 voluntários e grupos académicos, garantindo uma experiência enriquecedora e dinâmica para os participantes.
“O que os alunos levam destes dois dias é muito mais do que informação sobre os cursos. Levam uma visão prática das suas potenciais áreas de estudo e um melhor entendimento sobre a importância do que aprendem no ensino secundário para o seu futuro académico e profissional”, sublinha Luís Barreto.
Residência académica pronta para acolher os novos estudantes
A pensar já no futuro, o diretor da ESCE-IPVC recordou a nova residência da Escola, que deverá ser oficialmente inaugurada já em maio, com 56 camas. Esta infraestrutura representa um reforço da instituição e do próprio município de Valença no apoio aos alunos, facilitando o acesso ao ensino superior e proporcionando melhores condições para quem escolhe a ESCE-IPVC como local de formação.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.