Logo
Regional

Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC celebrou 22 anos

14 Novembro, 2023 | 11:20
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

Em dia de aniversário da Escola Superior de Ciências Empresariais, o seu diretor, Luís Barreto, destacou o papel da ESCE-IPVC, sediada em Valença, como “um guia para a comunidade local”, que tem dado significativos contributos para o “desenvolvimento económico e social da região”. Uma Escola que, apesar de jovem, tem tido um crescimento e uma evolução “notáveis”.

Numa altura em que mundo enfrenta desafios e crises de ordem variada, a educação, a ciência e a responsabilidade social assumem um papel cada vez mais importante, que vai muito além do que é ensinado numa sala de aula. Cabe, afirmou Luís Barreto, a docentes e a estudantes “o poder de moldar o mundo através do conhecimento, da inovação e do sentido crítico”.

Diretor de uma Escola comprometida com a educação de qualidade e com o conhecimento, Luís Barreto endereçou também palavras a todo o universo da ESCE-IPVC, desde docentes, não docentes e estudantes, para lhes agradecer os contributos diários para “um legado de sucesso e de conquistas notáveis, que servem como uma sólida base” para o futuro. Um legado que tem contribuído fortemente para que, tal como aconteceu neste ano letivo, a ESCE-IPVC tenha preenchido a totalidade das vagas no Concurso Nacional de Acesso.

“Celebramos não apenas um aniversário, mas também o potencial ilimitado que a nossa escola representa” | Luís Barreto, diretor da ESCE-IPVC

Em dia de aniversário, os parabéns não foram apenas cantados à Escola, mas também ao “potencial ilimitado” que a instituição representa. E se a educação é pilar fundamentar na formação de indivíduos mais informados, capacitados e responsáveis, ela desempenha também um papel crucial em matéria de inclusão. É, nas palavras de Luís Barreto, “uma ferramenta que capacita indivíduos, independentemente da sua origem, género, raça ou circunstâncias. Não é apenas uma palavra. É um compromisso que impulsiona o nosso trabalho diariamente”.

Após felicitar a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, elencou aqueles que são as prioridades com as quais a instituição que dirige terá de ligar. O futuro, defendeu, traz “incertezas e desafios” que vão “exigir” de toda a comunidade, docentes e não docentes, um olhar atento. “Temos de olhar para os novos públicos, nomeadamente para a formação ao longo da vida e também para os estudantes com necessidades educativos especiais que, cada vez mais, e bem, nos chegam e que vão obrigar a novas tipologias de formação”.

“O IPVC será capaz de ultrapassar as adversidades, porque, defende, há um compromisso muito grande de toda a comunidade do IPVC”

A existência de um sistema de competitividade “como nunca houve”, as universidades europeias, que serão também fundamentais, nomeadamente, para combater algum “estigma” ainda existente em relação ao ensino politécnico, a outorga de doutoramentos e a internacionalização são pilares fundamentais e aos quais a presidência do IPVC dá a máxima atenção.

O novo modelo de financiamento das instituições de ensino superior, que não tem em linha de conta a dispersão geográfica e a localização das instituições – situação mais complexa nas instituições instaladas em zonas de baixa densidade demográfica – são também temas em cima da mesa e que irão exigir atenção redobrada por parte das instituições. Apesar de tudo isto, Carlos Rodrigues acredita que, tal como em outras situações, também nestas o Politécnico de Viana do Castelo “será capaz de ultrapassar as adversidades, porque, defende, há um compromisso muito grande de toda a comunidade do IPVC”.

Câmara de Valença mantém o compromisso e a parceria com a ESCE-IPVC

Presente também na cerimónia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, destacou as duas prioridades para o futuro próximo: “A criação de uma residência académica, que dê resposta às necessidades de alojamento dos estudantes, cujo concurso público já terminou, prevendo-se iniciar a obra já no presente ano, num investimento superior a dois milhões de euros. E o estreitamento da ligação da ESCE-IPVC ao tecido empresarial da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, para que a massa crítica aqui gerada possa fixa-se no território, fomentando o desenvolvimento de Valença e de toda a região transfronteiriça”.

A rematar a cerimónia mais protocolar, o presidente da Associação de Estudantes da ESCE-IPVC, David Castro, referiu-se à Escola onde se forma como uma Escola que cresceu e evoluiu “graças ao esforço coletivo de todos os que a chamam de casa” e que tudo o trabalho feito permite olhar para o futuro com “confiança e determinação”. “Que este 22.º aniversário – continuou – seja uma inspiração para continuarmos, com rigor e através do conhecimento, a renovar os alicerces que foram construídos”.

Como já vem sendo hábito, e marca distintiva dos aniversários da ESCE-IPVC, a cerimónia deste ano voltou a contar com o “Caminho da ESCElência”, um momento em que os alunos que concluíram os cursos de licenciatura com a melhor classificação, no ano letivo anterior, deixaram a sua “marca” num percurso que tem sido perpetuado ao longo de mais de duas décadas. Neste ato carregado de simbolismo deixaram a sua “marca” no “Caminho da ESCElência” Leonardo Macedo, da licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística; Vera Barbosa, do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais; Ana Manuela Silva, da licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade; e Mariana Abreu, do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial.

A celebração do 22.º aniversário da ESCE-IPVC encerrou com a atuação da TUNESCE, Tuna Académica da ESCE-IPVC, com um brinde à Escola e a distribuição de bolo de aniversário por toda a comunidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.