Logo
Regional

Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC celebrou 22 anos

14 Novembro, 2023 | 11:20
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

Em dia de aniversário da Escola Superior de Ciências Empresariais, o seu diretor, Luís Barreto, destacou o papel da ESCE-IPVC, sediada em Valença, como “um guia para a comunidade local”, que tem dado significativos contributos para o “desenvolvimento económico e social da região”. Uma Escola que, apesar de jovem, tem tido um crescimento e uma evolução “notáveis”.

Numa altura em que mundo enfrenta desafios e crises de ordem variada, a educação, a ciência e a responsabilidade social assumem um papel cada vez mais importante, que vai muito além do que é ensinado numa sala de aula. Cabe, afirmou Luís Barreto, a docentes e a estudantes “o poder de moldar o mundo através do conhecimento, da inovação e do sentido crítico”.

Diretor de uma Escola comprometida com a educação de qualidade e com o conhecimento, Luís Barreto endereçou também palavras a todo o universo da ESCE-IPVC, desde docentes, não docentes e estudantes, para lhes agradecer os contributos diários para “um legado de sucesso e de conquistas notáveis, que servem como uma sólida base” para o futuro. Um legado que tem contribuído fortemente para que, tal como aconteceu neste ano letivo, a ESCE-IPVC tenha preenchido a totalidade das vagas no Concurso Nacional de Acesso.

“Celebramos não apenas um aniversário, mas também o potencial ilimitado que a nossa escola representa” | Luís Barreto, diretor da ESCE-IPVC

Em dia de aniversário, os parabéns não foram apenas cantados à Escola, mas também ao “potencial ilimitado” que a instituição representa. E se a educação é pilar fundamentar na formação de indivíduos mais informados, capacitados e responsáveis, ela desempenha também um papel crucial em matéria de inclusão. É, nas palavras de Luís Barreto, “uma ferramenta que capacita indivíduos, independentemente da sua origem, género, raça ou circunstâncias. Não é apenas uma palavra. É um compromisso que impulsiona o nosso trabalho diariamente”.

Após felicitar a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, elencou aqueles que são as prioridades com as quais a instituição que dirige terá de ligar. O futuro, defendeu, traz “incertezas e desafios” que vão “exigir” de toda a comunidade, docentes e não docentes, um olhar atento. “Temos de olhar para os novos públicos, nomeadamente para a formação ao longo da vida e também para os estudantes com necessidades educativos especiais que, cada vez mais, e bem, nos chegam e que vão obrigar a novas tipologias de formação”.

“O IPVC será capaz de ultrapassar as adversidades, porque, defende, há um compromisso muito grande de toda a comunidade do IPVC”

A existência de um sistema de competitividade “como nunca houve”, as universidades europeias, que serão também fundamentais, nomeadamente, para combater algum “estigma” ainda existente em relação ao ensino politécnico, a outorga de doutoramentos e a internacionalização são pilares fundamentais e aos quais a presidência do IPVC dá a máxima atenção.

O novo modelo de financiamento das instituições de ensino superior, que não tem em linha de conta a dispersão geográfica e a localização das instituições – situação mais complexa nas instituições instaladas em zonas de baixa densidade demográfica – são também temas em cima da mesa e que irão exigir atenção redobrada por parte das instituições. Apesar de tudo isto, Carlos Rodrigues acredita que, tal como em outras situações, também nestas o Politécnico de Viana do Castelo “será capaz de ultrapassar as adversidades, porque, defende, há um compromisso muito grande de toda a comunidade do IPVC”.

Câmara de Valença mantém o compromisso e a parceria com a ESCE-IPVC

Presente também na cerimónia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, destacou as duas prioridades para o futuro próximo: “A criação de uma residência académica, que dê resposta às necessidades de alojamento dos estudantes, cujo concurso público já terminou, prevendo-se iniciar a obra já no presente ano, num investimento superior a dois milhões de euros. E o estreitamento da ligação da ESCE-IPVC ao tecido empresarial da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, para que a massa crítica aqui gerada possa fixa-se no território, fomentando o desenvolvimento de Valença e de toda a região transfronteiriça”.

A rematar a cerimónia mais protocolar, o presidente da Associação de Estudantes da ESCE-IPVC, David Castro, referiu-se à Escola onde se forma como uma Escola que cresceu e evoluiu “graças ao esforço coletivo de todos os que a chamam de casa” e que tudo o trabalho feito permite olhar para o futuro com “confiança e determinação”. “Que este 22.º aniversário – continuou – seja uma inspiração para continuarmos, com rigor e através do conhecimento, a renovar os alicerces que foram construídos”.

Como já vem sendo hábito, e marca distintiva dos aniversários da ESCE-IPVC, a cerimónia deste ano voltou a contar com o “Caminho da ESCElência”, um momento em que os alunos que concluíram os cursos de licenciatura com a melhor classificação, no ano letivo anterior, deixaram a sua “marca” num percurso que tem sido perpetuado ao longo de mais de duas décadas. Neste ato carregado de simbolismo deixaram a sua “marca” no “Caminho da ESCElência” Leonardo Macedo, da licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística; Vera Barbosa, do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais; Ana Manuela Silva, da licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade; e Mariana Abreu, do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial.

A celebração do 22.º aniversário da ESCE-IPVC encerrou com a atuação da TUNESCE, Tuna Académica da ESCE-IPVC, com um brinde à Escola e a distribuição de bolo de aniversário por toda a comunidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.