Logo
Regional

Escola Superior da Saúde comemora 50º aniversário

16 Maio, 2023 | 17:50
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo celebra hoje, dia 16, o 50.º aniversário.

O dia é preenchido com um programa vasto de memórias, estórias e muitas recordações em torno dos principais momentos de uma das mais nobres instituições na área da saúde. Ao longo do dia, será dada a voz aos protagonistas de 50 anos de existência da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo.

Abriu portas oficialmente em janeiro de 1974, com uma turma de 29 estudantes para o curso de Auxiliar de Enfermagem. Meio século passado e a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), é hoje sinónimo de uma história repleta de mudanças, muitas memórias, sucessos, desafios, aprendizagens, crescimento e conquistas em prol da saúde e da cidadania. É desta forma que a diretora da ESS-IPVC, Aurora Pereira, descreve o caminho de 50 anos de uma instituição que formou centenas de enfermeiros e que é hoje reflexo de credibilidade, respeito e referência.

Os 50 anos da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, são celebrados ao longo de todo o ano, com um programa de âmbito científico, cultural e lúdico, dedicado aos estudantes que passaram e ainda estão na Escola, aos docentes e pessoal na docente e aos profissionais de saúde e instituições com as quais a ESS-IPVC tem estabelecido protocolos ao longo do último meio século. No entanto, as cerimónias oficiais acontecem hoje.

“Pretendemos honrar o legado recebido e garantir a sua continuidade na construção de uma Escola de sucesso, que faça prevalecer os princípios, os valores e a cultura, sustentada numa atitude de implicação, compromisso e responsabilidade social”, descreve Aurora Pereira. E acrescenta, a Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Viana do Castelo, conta nas suas páginas com um “crescimento de forma afirmativa, recriando-se e transformando-se para melhor responder às
mudanças sociais, económicas, políticas e profissionais, alargando a sua oferta formativa a outras áreas, para dar respostas às necessidades sociais, com a qualificação do corpo docente, e melhorando e ampliando as suas instalações, nomeadamente os laboratórios”.

Depois de um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, o dia de aniversário da ESS-IPVC contou com intervenções da diretora da Escola, do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a presidente da Associação de Estudantes da ESS-IPVC, Rafaela Silva.

Escola Superior de Saúde assina protoloco com a Câmara Municipal de Viana do Castelo

Seguiu-se a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Escola Superior de Saúde e o Município, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo na operacionalização de ações no domínio da promoção da saúde, segundo um paradigma salutogénico, otimizando recursos institucionais e potenciando ganhos em saúde para os munícipes. O protoloco foca-se, ainda, no desenvolvimento de instrumentos que visem contribuir para o planeamento estratégico em
saúde e para o desenvolvimento de uma política de promoção da saúde do Município.

Realizar diagnósticos de nível local, que evidenciem o estado de saúde da população de forma sistémica, sistemática, participada e territorializada, e colaborar na identificação de necessidades de capacitação de recursos humanos e na criação e operacionalização de respostas, quer no âmbito dos programas e ações em curso ou a desenvolver, quer ao nível do apoio ao desenvolvimento de estágios de natureza curricular e/ou profissional, no domínio da promoção da saúde, com especial enfoque na saúde mental, são outros dos propósitos do acordo que foi assinado esta terça-feira.

Por fim, o protocolo pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação e a divulgação dos seus resultados, centrados nas necessidades da população, no domínio da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

50 anos marcados também pela apresentação do livro: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”

A encerrar o programa da manhã, o 50.º aniversário contou com o painel “A formação de enfermeiros e a identidade profissional”, com intervenções de José Amendoeira, docente da ESS – Instituto Politécnico de Santarém e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e Noémia Lopes, socióloga, docente do Instituto Universitário Egas Moniz e investigadora do CIES-ISCTE | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação esteve a cargo do jornalista Júlio Magalhães.

Depois de uma pausa para almoço, a celebração do aniversário prosseguiu com novo momento musical pela ARTEAM, e a apresentação, logo de seguida, do livro comemorativo do 50.º aniversário da ESS-IPVC: “Da Escola de Enfermagem à Escola Superior de Saúde – 50 anos de trajetos e projetos”, apresentado por Lucílio Nunes, docentes na ESS – Politécnico de Setúbal. O livro conta com contributos dos antigos diretores e da atual diretora da ESS-IPVC. O
prefácio é de Gonçalo Marques, docente na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo.

A encerrar, e após a entrega de prémios de reconhecimentos/agradecimento aos colaboradores pelos anos de serviço
na Escola, atuou a Tuna da ESS-IPVC, a TUNESS, e foi feita uma visita à exposição “50 anos de História”.

Ao longo do dia de celebração, os convidados assistiram a excertos de um vídeo feitos com antigos alunos, docentes e colaboradores, numa viagem histórica, carregada de estórias, sentimentos e muitas recordações.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.