A iniciativa junta investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores para um dia de debate e reflexão sobre a importância de haver uma aposta mais centrada na economia circular e bioeconomia, exigindo ações estruturantes e a mobilização da sociedade. Oseminário irá ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. As inscrições já estão a decorrer.
E se o desperdício desse frutos? Ou, questionado de outros forma, e se transformássemos os resíduos em recursos? E por que não apostar mais na economia circular e na bioeconomia? São questões que estão na ordem do dia e que serão tema de debate e reflexão no seminário “Sistemas de Dados Espaciais e de Bioeconomia para um Desenvolvimento Regional Inteligente”, a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, já no próximo dia 21 de setembro.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto IPVC-tech | Tecnologia, Ambiente, Criatividade e Saúde, desenvolvido pelo proMetheus – Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade dp IPVC. O seminário é organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP).
Assente nos conceitos da bioeconomia e da economia circular, este seminário pretende colocar a debate a necessidade de a sociedade fazer uma aposta mais efetiva em diferentes processos produtivos, de forma a reduzir a dependência de matérias-primas e outros produtos importados, internalizando a criação de valor. Desta forma, os resíduos e os subprodutos serão encarados como recursos e o desperdício visto como frutos.
Esta abordagem à economia circular requer “ações estruturantes e a mobilização da sociedade como forma de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias colaborativa e produtos e serviços centrados no uso eficiente de recursos, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis”.
O seminário contará com contributos de investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores. Na sessão de abertura irão intervir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, o diretor da Unidade de Investigação proMetheus, João Abrantes, e um representante da Associação Smart Waste Portugal.
A sessão irá contar com os seguintes painéis: “Dados Espaciais para Análise dos Sistemas a Nível Local e Regional” e “Técnicas, Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Subprodutos e Águas Residuais numa Perpetiva de Economia Circular”, durante a manhã do dia 21 de setembro. Já no período da tarde, a temática será a “Apresentação de Casos Práticos de Aplicação da Modelação Espacial na Localização, Dimensionamento e Suporte à Operação de Sistemas (bio)circulares”.
As sessões irão contar com contributos de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre universidades e politécnicos, assim como de várias empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da economia circular e também da Águas de Portugal, da CIM do Alto Minho e da Confederação Empresarial do Alto Minho.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.