A iniciativa junta investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores para um dia de debate e reflexão sobre a importância de haver uma aposta mais centrada na economia circular e bioeconomia, exigindo ações estruturantes e a mobilização da sociedade. Oseminário irá ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. As inscrições já estão a decorrer.
E se o desperdício desse frutos? Ou, questionado de outros forma, e se transformássemos os resíduos em recursos? E por que não apostar mais na economia circular e na bioeconomia? São questões que estão na ordem do dia e que serão tema de debate e reflexão no seminário “Sistemas de Dados Espaciais e de Bioeconomia para um Desenvolvimento Regional Inteligente”, a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, já no próximo dia 21 de setembro.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto IPVC-tech | Tecnologia, Ambiente, Criatividade e Saúde, desenvolvido pelo proMetheus – Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade dp IPVC. O seminário é organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP).
Assente nos conceitos da bioeconomia e da economia circular, este seminário pretende colocar a debate a necessidade de a sociedade fazer uma aposta mais efetiva em diferentes processos produtivos, de forma a reduzir a dependência de matérias-primas e outros produtos importados, internalizando a criação de valor. Desta forma, os resíduos e os subprodutos serão encarados como recursos e o desperdício visto como frutos.
Esta abordagem à economia circular requer “ações estruturantes e a mobilização da sociedade como forma de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias colaborativa e produtos e serviços centrados no uso eficiente de recursos, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis”.
O seminário contará com contributos de investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores. Na sessão de abertura irão intervir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, o diretor da Unidade de Investigação proMetheus, João Abrantes, e um representante da Associação Smart Waste Portugal.
A sessão irá contar com os seguintes painéis: “Dados Espaciais para Análise dos Sistemas a Nível Local e Regional” e “Técnicas, Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Subprodutos e Águas Residuais numa Perpetiva de Economia Circular”, durante a manhã do dia 21 de setembro. Já no período da tarde, a temática será a “Apresentação de Casos Práticos de Aplicação da Modelação Espacial na Localização, Dimensionamento e Suporte à Operação de Sistemas (bio)circulares”.
As sessões irão contar com contributos de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre universidades e politécnicos, assim como de várias empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da economia circular e também da Águas de Portugal, da CIM do Alto Minho e da Confederação Empresarial do Alto Minho.
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve em Vila Nova de Cerveira para uma visita à XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira e ao Palco das Artes.
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se, este domingo às 17h00 a Lisboa, para defrontar o Sport Lisboa e Benfica, na 13ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal.
Cerca de 2000 atletas encheram Viana do Castelo para a 11ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Rui Teixeira, da Escola de Atletismo de Coimbra, venceu a prova masculina (30.04), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:28).
O Sporting de Braga conquistou pela primeira vez a Supertaça de futsal, ao vencer (2-1) o Sporting, em encontro disputado na Póvoa de Varzim.
A GNR deteve, em Ponte de Lima, um homem de 65 anos por posse de várias armas e munições no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano, por ameaça e coação.
É já este sábado, 28 de dezembro, uma das mais aguardadas iniciativas das festividades de Natal em Paredes de Coura, com que a comunidade courense recebe invariavelmente com enorme carinho. É o concerto de Natal pelo CouraVoce, dirigido pelo maestro Vitor Lima, com encontro marcado para as 21h00, na Capela do Espírito Santo.