A iniciativa junta investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores para um dia de debate e reflexão sobre a importância de haver uma aposta mais centrada na economia circular e bioeconomia, exigindo ações estruturantes e a mobilização da sociedade. Oseminário irá ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. As inscrições já estão a decorrer.
E se o desperdício desse frutos? Ou, questionado de outros forma, e se transformássemos os resíduos em recursos? E por que não apostar mais na economia circular e na bioeconomia? São questões que estão na ordem do dia e que serão tema de debate e reflexão no seminário “Sistemas de Dados Espaciais e de Bioeconomia para um Desenvolvimento Regional Inteligente”, a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, já no próximo dia 21 de setembro.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto IPVC-tech | Tecnologia, Ambiente, Criatividade e Saúde, desenvolvido pelo proMetheus – Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade dp IPVC. O seminário é organizado em parceria com a Associação Smart Waste Portugal (ASWP).
Assente nos conceitos da bioeconomia e da economia circular, este seminário pretende colocar a debate a necessidade de a sociedade fazer uma aposta mais efetiva em diferentes processos produtivos, de forma a reduzir a dependência de matérias-primas e outros produtos importados, internalizando a criação de valor. Desta forma, os resíduos e os subprodutos serão encarados como recursos e o desperdício visto como frutos.
Esta abordagem à economia circular requer “ações estruturantes e a mobilização da sociedade como forma de contribuir para o desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias colaborativa e produtos e serviços centrados no uso eficiente de recursos, fomentando sinergias e otimizando recursos disponíveis”.
O seminário contará com contributos de investigadores, técnicos, especialistas, alunos e decisores. Na sessão de abertura irão intervir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, o diretor da Unidade de Investigação proMetheus, João Abrantes, e um representante da Associação Smart Waste Portugal.
A sessão irá contar com os seguintes painéis: “Dados Espaciais para Análise dos Sistemas a Nível Local e Regional” e “Técnicas, Processos e Tecnologias de Tratamento e Valorização de Subprodutos e Águas Residuais numa Perpetiva de Economia Circular”, durante a manhã do dia 21 de setembro. Já no período da tarde, a temática será a “Apresentação de Casos Práticos de Aplicação da Modelação Espacial na Localização, Dimensionamento e Suporte à Operação de Sistemas (bio)circulares”.
As sessões irão contar com contributos de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre universidades e politécnicos, assim como de várias empresas que desenvolvem a sua atividade no setor da economia circular e também da Águas de Portugal, da CIM do Alto Minho e da Confederação Empresarial do Alto Minho.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.