A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta quarta-feira, o seu 38.º aniversário, marcando mais um capítulo na sua história notável de excelência académica, inovação e contribuições para o setor agrário.
Ao longo das últimas quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) consolidou-se como uma instituição de renome na formação de profissionais altamente qualificados e na promoção de investigação inovadora no campo agrário.
Fundada em 1985, a ESA-IPVC tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da educação agrária, em particular na região do Alto Minho. Por isso, o aniversário será um momento de reflexão sobre as conquistas passadas, reconhecimento de contribuições valiosas e inspiração para o futuro.
A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo decorreu esta tarde, com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e do presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC, Pedro Marinho, seguida da palestra “Realidades, Tendências e Desafios Societais à Investigação e Ensino das Ciências/Engenharia do Ambiente”, por Helena Freitas, cátedra da UNESCO para Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
Em dia de aniversário, a ESA-IPVC homenageou Manuel José Marinho Cardoso, docente da Escola desde 1988 recentemente aposentado.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.