A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo celebra, esta quarta-feira, o seu 38.º aniversário, marcando mais um capítulo na sua história notável de excelência académica, inovação e contribuições para o setor agrário.
Ao longo das últimas quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) consolidou-se como uma instituição de renome na formação de profissionais altamente qualificados e na promoção de investigação inovadora no campo agrário.
Fundada em 1985, a ESA-IPVC tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da educação agrária, em particular na região do Alto Minho. Por isso, o aniversário será um momento de reflexão sobre as conquistas passadas, reconhecimento de contribuições valiosas e inspiração para o futuro.
A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo decorreu esta tarde, com as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e do presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC, Pedro Marinho, seguida da palestra “Realidades, Tendências e Desafios Societais à Investigação e Ensino das Ciências/Engenharia do Ambiente”, por Helena Freitas, cátedra da UNESCO para Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
Em dia de aniversário, a ESA-IPVC homenageou Manuel José Marinho Cardoso, docente da Escola desde 1988 recentemente aposentado.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.