A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinala, esta quarta-feira, 39 anos de história com um programa que une passado e futuro.
O evento, que integra a Semana Terra.ECO e a INICIA-Feira de Emprego, destaca o papel da instituição na formação de profissionais qualificados, na investigação e no desenvolvimento sustentável do setor agrário e rural.
Ao longo de quase quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem sido uma referência na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de conhecimento ao serviço da comunidade. Este aniversário celebra não só o passado, mas também o compromisso com o futuro, marcado pela inovação, pela ligação ao território e pela aposta na sustentabilidade.
A cerimónia terá início às 14h30, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, além de Mariana Barreto, presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.
O programa inclui uma palestra intitulada “Dataficação – A nossa vida em Digital”, apresentada por Pedro Campos, docente e metodólogo do Instituto Nacional de Estatística. Além disso, a cerimónia contará com a entrega de prémios de mérito empresarial a alumni da ESA-IPVC e de reconhecimento profissional, culminando com atuações da TUNESA (Tuna Feminina da Escola Superior Agrária) e da TESA (Tuna da Escola Superior Agrária), e o tradicional momento de parabéns à Escola.
Semana Terra.ECO e INICIA-Feira de Emprego
A celebração do 39.º aniversário da ESA-IPVC surge como parte de uma programação mais ampla, integrada na 9.ª edição da Semana das Ciências da Vida e da Terra – Terra.ECO, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira, promovendo o diálogo entre academia, comunidade e mercado de trabalho, com especial enfoque nos desafios da sustentabilidade e do desenvolvimento rural. A Semana Terra.ECO conta com uma série de jornadas temáticas e workshops inovadores, abrangendo áreas-chave como Ciências Animais e Veterinárias, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente e Ciências Agronómicas.
Em dia de aniversário, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) acolhe também a segunda edição da INICIA-Feira de Emprego que, tal como aconteceu o ano passado, decorre de forma descentralizada pelas suas seis Escolas Superiores. A iniciativa pretende aproximar a comunidade académica do mercado de trabalho, com destaque para o workshop sobre elaboração de CV e simulador de entrevistas de emprego, com o intuito de preparar os estudantes para os desafios profissionais.

Os jogos da 16.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, realizados este domingo, voltaram a confirmar o bom momento do Castelense, que segue isolado na liderança da prova.
A 16.ª jornada do Campeonato Distrital da II Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe golos, jogos emotivos e alterações relevantes na luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.
A Juventude Viana confirmou o bom momento na temporada e garantiu o apuramento para os Oitavos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, ao vencer este sábado o SC Tomar, equipa da 1.ª divisão, por 6-3, no Pavilhão José Natário.
O Santa Luzia FC somou, este sábado, a terceira vitória consecutiva na Liga Feminina Placard de Futsal, ao bater o Futsal Feijó por 4-2, no Pavilhão José Natário. Este triunfo representou também a primeira vitória caseira da temporada para as vianenses, que passam a somar 19 pontos e consolidam o 4.º lugar da classificação.
O SC Vianense começou da melhor forma a segunda volta da Série A do Campeonato de Portugal, ao vencer ontem no terreno do GD Chaves B por 1-2, em encontro referente à 14.ª jornada da competição.
O Vitória de Guimarães celebrou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, a Taça da Liga de futebol, após vencer o rival Sporting de Braga por 2-1, em Leiria.
O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).