A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinala, esta quarta-feira, 39 anos de história com um programa que une passado e futuro.
O evento, que integra a Semana Terra.ECO e a INICIA-Feira de Emprego, destaca o papel da instituição na formação de profissionais qualificados, na investigação e no desenvolvimento sustentável do setor agrário e rural.
Ao longo de quase quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem sido uma referência na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de conhecimento ao serviço da comunidade. Este aniversário celebra não só o passado, mas também o compromisso com o futuro, marcado pela inovação, pela ligação ao território e pela aposta na sustentabilidade.
A cerimónia terá início às 14h30, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, além de Mariana Barreto, presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.
O programa inclui uma palestra intitulada “Dataficação – A nossa vida em Digital”, apresentada por Pedro Campos, docente e metodólogo do Instituto Nacional de Estatística. Além disso, a cerimónia contará com a entrega de prémios de mérito empresarial a alumni da ESA-IPVC e de reconhecimento profissional, culminando com atuações da TUNESA (Tuna Feminina da Escola Superior Agrária) e da TESA (Tuna da Escola Superior Agrária), e o tradicional momento de parabéns à Escola.
Semana Terra.ECO e INICIA-Feira de Emprego
A celebração do 39.º aniversário da ESA-IPVC surge como parte de uma programação mais ampla, integrada na 9.ª edição da Semana das Ciências da Vida e da Terra – Terra.ECO, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira, promovendo o diálogo entre academia, comunidade e mercado de trabalho, com especial enfoque nos desafios da sustentabilidade e do desenvolvimento rural. A Semana Terra.ECO conta com uma série de jornadas temáticas e workshops inovadores, abrangendo áreas-chave como Ciências Animais e Veterinárias, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente e Ciências Agronómicas.
Em dia de aniversário, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) acolhe também a segunda edição da INICIA-Feira de Emprego que, tal como aconteceu o ano passado, decorre de forma descentralizada pelas suas seis Escolas Superiores. A iniciativa pretende aproximar a comunidade académica do mercado de trabalho, com destaque para o workshop sobre elaboração de CV e simulador de entrevistas de emprego, com o intuito de preparar os estudantes para os desafios profissionais.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.