A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinala, esta quarta-feira, 39 anos de história com um programa que une passado e futuro.
O evento, que integra a Semana Terra.ECO e a INICIA-Feira de Emprego, destaca o papel da instituição na formação de profissionais qualificados, na investigação e no desenvolvimento sustentável do setor agrário e rural.
Ao longo de quase quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem sido uma referência na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de conhecimento ao serviço da comunidade. Este aniversário celebra não só o passado, mas também o compromisso com o futuro, marcado pela inovação, pela ligação ao território e pela aposta na sustentabilidade.
A cerimónia terá início às 14h30, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, além de Mariana Barreto, presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.
O programa inclui uma palestra intitulada “Dataficação – A nossa vida em Digital”, apresentada por Pedro Campos, docente e metodólogo do Instituto Nacional de Estatística. Além disso, a cerimónia contará com a entrega de prémios de mérito empresarial a alumni da ESA-IPVC e de reconhecimento profissional, culminando com atuações da TUNESA (Tuna Feminina da Escola Superior Agrária) e da TESA (Tuna da Escola Superior Agrária), e o tradicional momento de parabéns à Escola.
Semana Terra.ECO e INICIA-Feira de Emprego
A celebração do 39.º aniversário da ESA-IPVC surge como parte de uma programação mais ampla, integrada na 9.ª edição da Semana das Ciências da Vida e da Terra – Terra.ECO, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira, promovendo o diálogo entre academia, comunidade e mercado de trabalho, com especial enfoque nos desafios da sustentabilidade e do desenvolvimento rural. A Semana Terra.ECO conta com uma série de jornadas temáticas e workshops inovadores, abrangendo áreas-chave como Ciências Animais e Veterinárias, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente e Ciências Agronómicas.
Em dia de aniversário, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) acolhe também a segunda edição da INICIA-Feira de Emprego que, tal como aconteceu o ano passado, decorre de forma descentralizada pelas suas seis Escolas Superiores. A iniciativa pretende aproximar a comunidade académica do mercado de trabalho, com destaque para o workshop sobre elaboração de CV e simulador de entrevistas de emprego, com o intuito de preparar os estudantes para os desafios profissionais.

O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.
A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.
O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.
A Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados organiza, no dia 9 de janeiro, às 21h00, um Concerto Solidário de Ano Novo na Igreja da Misericórdia. A iniciativa terá a participação do Coro da Delegação e da soprano Ana Beatriz Lindade.
O Atlético Clube de Caminha anunciou a formalização do seu estatuto de clube residente e preferencial do Estádio Morber, depois de 13 anos de utilização e cuidados dedicados ao equipamento municipal.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.
A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.