A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinala, esta quarta-feira, 39 anos de história com um programa que une passado e futuro.
O evento, que integra a Semana Terra.ECO e a INICIA-Feira de Emprego, destaca o papel da instituição na formação de profissionais qualificados, na investigação e no desenvolvimento sustentável do setor agrário e rural.
Ao longo de quase quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem sido uma referência na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de conhecimento ao serviço da comunidade. Este aniversário celebra não só o passado, mas também o compromisso com o futuro, marcado pela inovação, pela ligação ao território e pela aposta na sustentabilidade.
A cerimónia terá início às 14h30, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, além de Mariana Barreto, presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.
O programa inclui uma palestra intitulada “Dataficação – A nossa vida em Digital”, apresentada por Pedro Campos, docente e metodólogo do Instituto Nacional de Estatística. Além disso, a cerimónia contará com a entrega de prémios de mérito empresarial a alumni da ESA-IPVC e de reconhecimento profissional, culminando com atuações da TUNESA (Tuna Feminina da Escola Superior Agrária) e da TESA (Tuna da Escola Superior Agrária), e o tradicional momento de parabéns à Escola.
Semana Terra.ECO e INICIA-Feira de Emprego
A celebração do 39.º aniversário da ESA-IPVC surge como parte de uma programação mais ampla, integrada na 9.ª edição da Semana das Ciências da Vida e da Terra – Terra.ECO, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira, promovendo o diálogo entre academia, comunidade e mercado de trabalho, com especial enfoque nos desafios da sustentabilidade e do desenvolvimento rural. A Semana Terra.ECO conta com uma série de jornadas temáticas e workshops inovadores, abrangendo áreas-chave como Ciências Animais e Veterinárias, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente e Ciências Agronómicas.
Em dia de aniversário, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) acolhe também a segunda edição da INICIA-Feira de Emprego que, tal como aconteceu o ano passado, decorre de forma descentralizada pelas suas seis Escolas Superiores. A iniciativa pretende aproximar a comunidade académica do mercado de trabalho, com destaque para o workshop sobre elaboração de CV e simulador de entrevistas de emprego, com o intuito de preparar os estudantes para os desafios profissionais.

A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.