A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinala, esta quarta-feira, 39 anos de história com um programa que une passado e futuro.
O evento, que integra a Semana Terra.ECO e a INICIA-Feira de Emprego, destaca o papel da instituição na formação de profissionais qualificados, na investigação e no desenvolvimento sustentável do setor agrário e rural.
Ao longo de quase quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem sido uma referência na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de conhecimento ao serviço da comunidade. Este aniversário celebra não só o passado, mas também o compromisso com o futuro, marcado pela inovação, pela ligação ao território e pela aposta na sustentabilidade.
A cerimónia terá início às 14h30, no Auditório Professor Eugénio Castro Caldas, com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, além de Mariana Barreto, presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC.
O programa inclui uma palestra intitulada “Dataficação – A nossa vida em Digital”, apresentada por Pedro Campos, docente e metodólogo do Instituto Nacional de Estatística. Além disso, a cerimónia contará com a entrega de prémios de mérito empresarial a alumni da ESA-IPVC e de reconhecimento profissional, culminando com atuações da TUNESA (Tuna Feminina da Escola Superior Agrária) e da TESA (Tuna da Escola Superior Agrária), e o tradicional momento de parabéns à Escola.
Semana Terra.ECO e INICIA-Feira de Emprego
A celebração do 39.º aniversário da ESA-IPVC surge como parte de uma programação mais ampla, integrada na 9.ª edição da Semana das Ciências da Vida e da Terra – Terra.ECO, que começou hoje e se prolonga até sexta-feira, promovendo o diálogo entre academia, comunidade e mercado de trabalho, com especial enfoque nos desafios da sustentabilidade e do desenvolvimento rural. A Semana Terra.ECO conta com uma série de jornadas temáticas e workshops inovadores, abrangendo áreas-chave como Ciências Animais e Veterinárias, Biotecnologia, Engenharia do Ambiente e Ciências Agronómicas.
Em dia de aniversário, a Escola Superior Agrária (ESA-IPVC) acolhe também a segunda edição da INICIA-Feira de Emprego que, tal como aconteceu o ano passado, decorre de forma descentralizada pelas suas seis Escolas Superiores. A iniciativa pretende aproximar a comunidade académica do mercado de trabalho, com destaque para o workshop sobre elaboração de CV e simulador de entrevistas de emprego, com o intuito de preparar os estudantes para os desafios profissionais.

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.