Ao longo de três dias, entre 20 e 22 de novembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, será palco da oitava edição das Jornadas Terra.ECO – Semana das Ciências da Vida e da Terra.
A iniciativa divide-se em perto de uma dezena de atividades entre jornadas e workshops, que irão contar com a colaboração e a participação da comunidade académica, com vista à promoção e à divulgação da oferta formativa da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), assim como dos seus recursos, com destaque para os laboratórios e os espaços exteriores. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo abrir as portas da ESA-IPVC a outras instituições da área, entre escolas da região e empresas, numa lógica de divulgação dos projetos em vigor e para a promoção da interdisciplinaridade das ciências e das competências da Escola.
Os dias serão preenchidos por várias sessões: o primeiro dia irá ser dividido entre as Jornadas em Ciências Animais e Veterinárias e as Jornadas em Ciências Biotecnológicas. Irá contar, ainda, com os workshops em Ciências e Engenharia do Ambiente e Ciências Animais e Veterinárias.
Escola Superior Agrária assinala 38.º aniversário dia 29
O segundo, a funcionar nos mesmos moldes, será preenchido pelas Jornadas em Ciências Agronómicas e Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente e os workshops em Ciências Biotecnológicas e Ciências Agronómicas.
No terceiro dia, com atividades só durante a manhã, terá lugar o workshop de Competências Transversais.
Entretanto, dia 29, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo assinala o seu 38.º aniversário, a partir das 14h30, no auditório Professor Eugénio Castro Caldas, na ESA-IPVC.

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.