Ao longo de três dias, entre 20 e 22 de novembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, será palco da oitava edição das Jornadas Terra.ECO – Semana das Ciências da Vida e da Terra.
A iniciativa divide-se em perto de uma dezena de atividades entre jornadas e workshops, que irão contar com a colaboração e a participação da comunidade académica, com vista à promoção e à divulgação da oferta formativa da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), assim como dos seus recursos, com destaque para os laboratórios e os espaços exteriores. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo abrir as portas da ESA-IPVC a outras instituições da área, entre escolas da região e empresas, numa lógica de divulgação dos projetos em vigor e para a promoção da interdisciplinaridade das ciências e das competências da Escola.
Os dias serão preenchidos por várias sessões: o primeiro dia irá ser dividido entre as Jornadas em Ciências Animais e Veterinárias e as Jornadas em Ciências Biotecnológicas. Irá contar, ainda, com os workshops em Ciências e Engenharia do Ambiente e Ciências Animais e Veterinárias.
Escola Superior Agrária assinala 38.º aniversário dia 29
O segundo, a funcionar nos mesmos moldes, será preenchido pelas Jornadas em Ciências Agronómicas e Jornadas em Ciências e Engenharia do Ambiente e os workshops em Ciências Biotecnológicas e Ciências Agronómicas.
No terceiro dia, com atividades só durante a manhã, terá lugar o workshop de Competências Transversais.
Entretanto, dia 29, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo assinala o seu 38.º aniversário, a partir das 14h30, no auditório Professor Eugénio Castro Caldas, na ESA-IPVC.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.