O Clube de Matemática da Escola Secundária de Monserrate encontra-se a promover, em parceria com a biblioteca escolar, workshops sobre jogos matemáticos e a APP Milage (desenvolvida na Universidade do Algarve), envolvendo alunos dos cursos profissionais de 12º ano como tutores e alunos do 10º ano regular como tutorandos.
As professoras Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz são as responsáveis pela criação e dinamização deste clube, que tem como principais objetivos promover o gosto pela Matemática, aprofundar conhecimentos sobre a utilização das calculadoras gráficas, desenvolver o raciocínio lógico e competências digitais, entre outros.
No clube incrementam-se diversas atividades, tais como workshops sobre Jogos Matemáticos, utilização da calculadora gráfica, construção de origamis e divulgação da APP Milage Aprender +, cuja embaixadora na ESM é a professora Elisabete Freixo.
Esta aplicação, usada pelos alunos em ambiente gamificado, estimula a aprendizagem, permite a auto e heteroavaliação, promovendo o trabalho autónomo dos discentes com a utilização do smartphone ou tablet. A mesma aplicação permite ainda o acesso a conteúdos da disciplina de matemática dos vários níveis de ensino, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade (com soluções) e a vídeos explicativos.
Neste âmbito, salientam-se os diplomas recebidos por vários alunos deste estabelecimento de ensino (dez no 10.° e nove no 12.° ano de escolaridade), por se encontrarem no top 10 das pontuações pela resolução de tarefas de Matemática durante o ano letivo 2021/2022, e os quatro selos de reconhecimento atribuídos à docente Elisabete Freixo pelo trabalho realizado.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.
O Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Alexandre José Guia Gonçalves, conhecido como “Xano”, presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição.