O Clube de Matemática da Escola Secundária de Monserrate encontra-se a promover, em parceria com a biblioteca escolar, workshops sobre jogos matemáticos e a APP Milage (desenvolvida na Universidade do Algarve), envolvendo alunos dos cursos profissionais de 12º ano como tutores e alunos do 10º ano regular como tutorandos.
As professoras Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz são as responsáveis pela criação e dinamização deste clube, que tem como principais objetivos promover o gosto pela Matemática, aprofundar conhecimentos sobre a utilização das calculadoras gráficas, desenvolver o raciocínio lógico e competências digitais, entre outros.
No clube incrementam-se diversas atividades, tais como workshops sobre Jogos Matemáticos, utilização da calculadora gráfica, construção de origamis e divulgação da APP Milage Aprender +, cuja embaixadora na ESM é a professora Elisabete Freixo.
Esta aplicação, usada pelos alunos em ambiente gamificado, estimula a aprendizagem, permite a auto e heteroavaliação, promovendo o trabalho autónomo dos discentes com a utilização do smartphone ou tablet. A mesma aplicação permite ainda o acesso a conteúdos da disciplina de matemática dos vários níveis de ensino, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade (com soluções) e a vídeos explicativos.
Neste âmbito, salientam-se os diplomas recebidos por vários alunos deste estabelecimento de ensino (dez no 10.° e nove no 12.° ano de escolaridade), por se encontrarem no top 10 das pontuações pela resolução de tarefas de Matemática durante o ano letivo 2021/2022, e os quatro selos de reconhecimento atribuídos à docente Elisabete Freixo pelo trabalho realizado.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.