O Clube de Matemática da Escola Secundária de Monserrate encontra-se a promover, em parceria com a biblioteca escolar, workshops sobre jogos matemáticos e a APP Milage (desenvolvida na Universidade do Algarve), envolvendo alunos dos cursos profissionais de 12º ano como tutores e alunos do 10º ano regular como tutorandos.
As professoras Elisabete Freixo, Isabel Rodrigues e Rosa Cruz são as responsáveis pela criação e dinamização deste clube, que tem como principais objetivos promover o gosto pela Matemática, aprofundar conhecimentos sobre a utilização das calculadoras gráficas, desenvolver o raciocínio lógico e competências digitais, entre outros.
No clube incrementam-se diversas atividades, tais como workshops sobre Jogos Matemáticos, utilização da calculadora gráfica, construção de origamis e divulgação da APP Milage Aprender +, cuja embaixadora na ESM é a professora Elisabete Freixo.
Esta aplicação, usada pelos alunos em ambiente gamificado, estimula a aprendizagem, permite a auto e heteroavaliação, promovendo o trabalho autónomo dos discentes com a utilização do smartphone ou tablet. A mesma aplicação permite ainda o acesso a conteúdos da disciplina de matemática dos vários níveis de ensino, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade (com soluções) e a vídeos explicativos.
Neste âmbito, salientam-se os diplomas recebidos por vários alunos deste estabelecimento de ensino (dez no 10.° e nove no 12.° ano de escolaridade), por se encontrarem no top 10 das pontuações pela resolução de tarefas de Matemática durante o ano letivo 2021/2022, e os quatro selos de reconhecimento atribuídos à docente Elisabete Freixo pelo trabalho realizado.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.