Logo
Regional

Escola Secundária de Monserrate inaugura escultura contemporânea “Memórias Porvir”

5 Setembro, 2024 | 13:08
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate (ESM), na presença de alguns convidados, inaugurou a escultura contemporânea “Memórias Porvir”, numa evocação dos 50 anos do 25 de Abril. Esta escultura, fruto de uma criação transdisciplinar, foi concebida sob a orientação da artista Paula Branco Pereira, docente da ESM, e simboliza um tributo à Liberdade e à Democracia alcançadas em abril de 1974

No ano em que se celebra os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, este projeto envolveu os alunos numa reflexão sobre o significado da liberdade e da democracia nos dias de hoje.

“Foi com imensa satisfação que vi os meus alunos e colegas professores abraçarem este desafio com tanto empenho e criatividade. Cada um trouxe a sua perspetiva única, contribuindo para uma obra que reflete não só o espírito do 25 de Abril, mas também a pluralidade e a vitalidade do nosso tempo”, referiu Paula Branco Pereira, visivelmente emocionada.

A Diretora do Agrupamento, considerou que a escultura “Memórias Porvir” não só homenageia um marco histórico, mas também reitera o compromisso da ESM em promover uma educação que valoriza a liberdade de expressão e o respeito pelas diversas perspetivas, cultivando assim cidadãos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Luísa Rocha, uma das professoras coordenadoras das comemorações dos 50 anos do 25 de abril da ESM, referiu a interação entre a arte e a História, a arte e a ideologia e a arte como intervenção cultural, sendo a obra escultórica agora apresentada produto de um contexto temporal e de expressão dos valores democráticos como legado para a posteridade.

Também o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo António Vitorino marcou presença neste evento, onde salientou a importância de preservar os valores conquistados em 1974. “Hoje mais do que nunca, é essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter viva a chama da liberdade” relembrando de que a democracia que celebramos “não é um dado adquirido mas um bem precioso que requer um compromisso contínuo com a justiça e a igualdade”.

A inauguração da escultura “Memórias Porvir” não foi apenas uma comemoração do passado, mas também um convite a todos para se comprometerem com o futuro, reforçando os ideais de liberdade, democracia e justiça.

A obra, que agora se ergue como um marco visível na comunidade escolar, será um constante lembrete da importância de cada um na construção e manutenção de uma sociedade democrática. Além disso, a escultura reserva uma surpresa especial: sob a ação da chuva, a obra transforma-se, revelando inscrições alusivas ao tema, que emergem lentamente, lembrando-nos que a liberdade e a democracia devem ser constantemente redescobertas e protegidas, tal como esses desenhos que surgem na água.

Esta inauguração contou ainda com o dueto musical Armando Vale e Carlos Bexiga.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.

Regional 6 Dezembro, 2025

Atropelamento mortal em Barroselas tira a vida a homem de 69 anos

Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.