A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate (ESM), na presença de alguns convidados, inaugurou a escultura contemporânea “Memórias Porvir”, numa evocação dos 50 anos do 25 de Abril. Esta escultura, fruto de uma criação transdisciplinar, foi concebida sob a orientação da artista Paula Branco Pereira, docente da ESM, e simboliza um tributo à Liberdade e à Democracia alcançadas em abril de 1974
No ano em que se celebra os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, este projeto envolveu os alunos numa reflexão sobre o significado da liberdade e da democracia nos dias de hoje.
“Foi com imensa satisfação que vi os meus alunos e colegas professores abraçarem este desafio com tanto empenho e criatividade. Cada um trouxe a sua perspetiva única, contribuindo para uma obra que reflete não só o espírito do 25 de Abril, mas também a pluralidade e a vitalidade do nosso tempo”, referiu Paula Branco Pereira, visivelmente emocionada.


A Diretora do Agrupamento, considerou que a escultura “Memórias Porvir” não só homenageia um marco histórico, mas também reitera o compromisso da ESM em promover uma educação que valoriza a liberdade de expressão e o respeito pelas diversas perspetivas, cultivando assim cidadãos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Luísa Rocha, uma das professoras coordenadoras das comemorações dos 50 anos do 25 de abril da ESM, referiu a interação entre a arte e a História, a arte e a ideologia e a arte como intervenção cultural, sendo a obra escultórica agora apresentada produto de um contexto temporal e de expressão dos valores democráticos como legado para a posteridade.
Também o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo António Vitorino marcou presença neste evento, onde salientou a importância de preservar os valores conquistados em 1974. “Hoje mais do que nunca, é essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter viva a chama da liberdade” relembrando de que a democracia que celebramos “não é um dado adquirido mas um bem precioso que requer um compromisso contínuo com a justiça e a igualdade”.

A inauguração da escultura “Memórias Porvir” não foi apenas uma comemoração do passado, mas também um convite a todos para se comprometerem com o futuro, reforçando os ideais de liberdade, democracia e justiça.
A obra, que agora se ergue como um marco visível na comunidade escolar, será um constante lembrete da importância de cada um na construção e manutenção de uma sociedade democrática. Além disso, a escultura reserva uma surpresa especial: sob a ação da chuva, a obra transforma-se, revelando inscrições alusivas ao tema, que emergem lentamente, lembrando-nos que a liberdade e a democracia devem ser constantemente redescobertas e protegidas, tal como esses desenhos que surgem na água.
Esta inauguração contou ainda com o dueto musical Armando Vale e Carlos Bexiga.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.