A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate (ESM), na presença de alguns convidados, inaugurou a escultura contemporânea “Memórias Porvir”, numa evocação dos 50 anos do 25 de Abril. Esta escultura, fruto de uma criação transdisciplinar, foi concebida sob a orientação da artista Paula Branco Pereira, docente da ESM, e simboliza um tributo à Liberdade e à Democracia alcançadas em abril de 1974
No ano em que se celebra os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, este projeto envolveu os alunos numa reflexão sobre o significado da liberdade e da democracia nos dias de hoje.
“Foi com imensa satisfação que vi os meus alunos e colegas professores abraçarem este desafio com tanto empenho e criatividade. Cada um trouxe a sua perspetiva única, contribuindo para uma obra que reflete não só o espírito do 25 de Abril, mas também a pluralidade e a vitalidade do nosso tempo”, referiu Paula Branco Pereira, visivelmente emocionada.


A Diretora do Agrupamento, considerou que a escultura “Memórias Porvir” não só homenageia um marco histórico, mas também reitera o compromisso da ESM em promover uma educação que valoriza a liberdade de expressão e o respeito pelas diversas perspetivas, cultivando assim cidadãos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Luísa Rocha, uma das professoras coordenadoras das comemorações dos 50 anos do 25 de abril da ESM, referiu a interação entre a arte e a História, a arte e a ideologia e a arte como intervenção cultural, sendo a obra escultórica agora apresentada produto de um contexto temporal e de expressão dos valores democráticos como legado para a posteridade.
Também o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo António Vitorino marcou presença neste evento, onde salientou a importância de preservar os valores conquistados em 1974. “Hoje mais do que nunca, é essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter viva a chama da liberdade” relembrando de que a democracia que celebramos “não é um dado adquirido mas um bem precioso que requer um compromisso contínuo com a justiça e a igualdade”.

A inauguração da escultura “Memórias Porvir” não foi apenas uma comemoração do passado, mas também um convite a todos para se comprometerem com o futuro, reforçando os ideais de liberdade, democracia e justiça.
A obra, que agora se ergue como um marco visível na comunidade escolar, será um constante lembrete da importância de cada um na construção e manutenção de uma sociedade democrática. Além disso, a escultura reserva uma surpresa especial: sob a ação da chuva, a obra transforma-se, revelando inscrições alusivas ao tema, que emergem lentamente, lembrando-nos que a liberdade e a democracia devem ser constantemente redescobertas e protegidas, tal como esses desenhos que surgem na água.
Esta inauguração contou ainda com o dueto musical Armando Vale e Carlos Bexiga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.