A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate (ESM), na presença de alguns convidados, inaugurou a escultura contemporânea “Memórias Porvir”, numa evocação dos 50 anos do 25 de Abril. Esta escultura, fruto de uma criação transdisciplinar, foi concebida sob a orientação da artista Paula Branco Pereira, docente da ESM, e simboliza um tributo à Liberdade e à Democracia alcançadas em abril de 1974
No ano em que se celebra os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, este projeto envolveu os alunos numa reflexão sobre o significado da liberdade e da democracia nos dias de hoje.
“Foi com imensa satisfação que vi os meus alunos e colegas professores abraçarem este desafio com tanto empenho e criatividade. Cada um trouxe a sua perspetiva única, contribuindo para uma obra que reflete não só o espírito do 25 de Abril, mas também a pluralidade e a vitalidade do nosso tempo”, referiu Paula Branco Pereira, visivelmente emocionada.


A Diretora do Agrupamento, considerou que a escultura “Memórias Porvir” não só homenageia um marco histórico, mas também reitera o compromisso da ESM em promover uma educação que valoriza a liberdade de expressão e o respeito pelas diversas perspetivas, cultivando assim cidadãos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Luísa Rocha, uma das professoras coordenadoras das comemorações dos 50 anos do 25 de abril da ESM, referiu a interação entre a arte e a História, a arte e a ideologia e a arte como intervenção cultural, sendo a obra escultórica agora apresentada produto de um contexto temporal e de expressão dos valores democráticos como legado para a posteridade.
Também o Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo António Vitorino marcou presença neste evento, onde salientou a importância de preservar os valores conquistados em 1974. “Hoje mais do que nunca, é essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter viva a chama da liberdade” relembrando de que a democracia que celebramos “não é um dado adquirido mas um bem precioso que requer um compromisso contínuo com a justiça e a igualdade”.

A inauguração da escultura “Memórias Porvir” não foi apenas uma comemoração do passado, mas também um convite a todos para se comprometerem com o futuro, reforçando os ideais de liberdade, democracia e justiça.
A obra, que agora se ergue como um marco visível na comunidade escolar, será um constante lembrete da importância de cada um na construção e manutenção de uma sociedade democrática. Além disso, a escultura reserva uma surpresa especial: sob a ação da chuva, a obra transforma-se, revelando inscrições alusivas ao tema, que emergem lentamente, lembrando-nos que a liberdade e a democracia devem ser constantemente redescobertas e protegidas, tal como esses desenhos que surgem na água.
Esta inauguração contou ainda com o dueto musical Armando Vale e Carlos Bexiga.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.