O ranking das escolas referente ao ano letivo 2023/2024, divulgado pelo Ministério da Educação, trouxe boas notícias para o concelho de Monção. A Escola Secundária de Monção é a primeira do país no indicador equidade.
Este critério analisa o desempenho do sistema educativo relativamente a alunos que beneficiam da ação social escolar, avaliando o trabalho de cada escola ou agrupamento no sucesso educativo desses alunos.
O primeiro lugar no ranking da Escola Secundária de Monção é revelador do compromisso de todos os agentes educativos com a concretização de um ensino inclusivo, com qualidade e igualdade de oportunidades para todos.
Este posicionamento demonstra que as políticas públicas seguidas em Monção estão no caminho certo, revelando que o nosso território é apelativo e diferenciador na área da educação, através da implementação de medidas e ações visíveis, capazes de neutralizar o impacto do contexto socioeconómico dos alunos no seu sucesso académico.
Promoção do sucesso educativo
Neste ponto, potenciando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Monção, referência para o transporte escolar gratuito, apoio à aquisição de material escolar, oferta de cadernos de atividades e Férias Fora de Portas (atividades em interrupções letivas – gratuitas para os alunos em situação económica vulnerável).
Saliência, também, para todas as medidas estratégicas municipais de promoção do sucesso educativo, implementadas nos últimos anos, tais como: Programa de Linguagem Oral, Rastreio Sensorial, Programa de Promoção de Competências Parentais “Anos Incríveis”, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (Pim Pam Clum) e, ainda, inúmeras ações de sensibilização, informação e capacitação da comunidade local, entre as quais, o Congresso Municipal da Infância e Juventude.
No âmbito da escola a tempo inteiro, desenvolvem-se, gratuitamente, ao longo do ano letivo, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família, bem como projetos diferenciadores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Em relação à alimentação, a ementa escolar é definida por uma nutricionista, de forma a proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e completa, essencial para um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças e dos jovens.
A melhor do Vale do Minho
Na classificação geral, segundo as médias das notas nos exames nacionais, a Escola Secundária de Monção ocupa o primeiro lugar na região do Vale do Minho, posicionando-se em terceiro no distrito de Viana do Castelo, numa tabela liderada pelo Colégio do Minho.
A nível nacional, a Escola Secundária de Monção ocupa a 94ª posição num total de 529 escolas secundárias analisadas do ensino público e privado. Contabilizando apenas o ensino público, situa-se na 28ª posição.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.