O ranking das escolas referente ao ano letivo 2023/2024, divulgado pelo Ministério da Educação, trouxe boas notícias para o concelho de Monção. A Escola Secundária de Monção é a primeira do país no indicador equidade.
Este critério analisa o desempenho do sistema educativo relativamente a alunos que beneficiam da ação social escolar, avaliando o trabalho de cada escola ou agrupamento no sucesso educativo desses alunos.
O primeiro lugar no ranking da Escola Secundária de Monção é revelador do compromisso de todos os agentes educativos com a concretização de um ensino inclusivo, com qualidade e igualdade de oportunidades para todos.
Este posicionamento demonstra que as políticas públicas seguidas em Monção estão no caminho certo, revelando que o nosso território é apelativo e diferenciador na área da educação, através da implementação de medidas e ações visíveis, capazes de neutralizar o impacto do contexto socioeconómico dos alunos no seu sucesso académico.
Promoção do sucesso educativo
Neste ponto, potenciando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Monção, referência para o transporte escolar gratuito, apoio à aquisição de material escolar, oferta de cadernos de atividades e Férias Fora de Portas (atividades em interrupções letivas – gratuitas para os alunos em situação económica vulnerável).
Saliência, também, para todas as medidas estratégicas municipais de promoção do sucesso educativo, implementadas nos últimos anos, tais como: Programa de Linguagem Oral, Rastreio Sensorial, Programa de Promoção de Competências Parentais “Anos Incríveis”, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (Pim Pam Clum) e, ainda, inúmeras ações de sensibilização, informação e capacitação da comunidade local, entre as quais, o Congresso Municipal da Infância e Juventude.
No âmbito da escola a tempo inteiro, desenvolvem-se, gratuitamente, ao longo do ano letivo, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família, bem como projetos diferenciadores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Em relação à alimentação, a ementa escolar é definida por uma nutricionista, de forma a proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e completa, essencial para um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças e dos jovens.
A melhor do Vale do Minho
Na classificação geral, segundo as médias das notas nos exames nacionais, a Escola Secundária de Monção ocupa o primeiro lugar na região do Vale do Minho, posicionando-se em terceiro no distrito de Viana do Castelo, numa tabela liderada pelo Colégio do Minho.
A nível nacional, a Escola Secundária de Monção ocupa a 94ª posição num total de 529 escolas secundárias analisadas do ensino público e privado. Contabilizando apenas o ensino público, situa-se na 28ª posição.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.