O ranking das escolas referente ao ano letivo 2023/2024, divulgado pelo Ministério da Educação, trouxe boas notícias para o concelho de Monção. A Escola Secundária de Monção é a primeira do país no indicador equidade.
Este critério analisa o desempenho do sistema educativo relativamente a alunos que beneficiam da ação social escolar, avaliando o trabalho de cada escola ou agrupamento no sucesso educativo desses alunos.
O primeiro lugar no ranking da Escola Secundária de Monção é revelador do compromisso de todos os agentes educativos com a concretização de um ensino inclusivo, com qualidade e igualdade de oportunidades para todos.
Este posicionamento demonstra que as políticas públicas seguidas em Monção estão no caminho certo, revelando que o nosso território é apelativo e diferenciador na área da educação, através da implementação de medidas e ações visíveis, capazes de neutralizar o impacto do contexto socioeconómico dos alunos no seu sucesso académico.
Promoção do sucesso educativo
Neste ponto, potenciando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Monção, referência para o transporte escolar gratuito, apoio à aquisição de material escolar, oferta de cadernos de atividades e Férias Fora de Portas (atividades em interrupções letivas – gratuitas para os alunos em situação económica vulnerável).
Saliência, também, para todas as medidas estratégicas municipais de promoção do sucesso educativo, implementadas nos últimos anos, tais como: Programa de Linguagem Oral, Rastreio Sensorial, Programa de Promoção de Competências Parentais “Anos Incríveis”, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (Pim Pam Clum) e, ainda, inúmeras ações de sensibilização, informação e capacitação da comunidade local, entre as quais, o Congresso Municipal da Infância e Juventude.
No âmbito da escola a tempo inteiro, desenvolvem-se, gratuitamente, ao longo do ano letivo, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família, bem como projetos diferenciadores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Em relação à alimentação, a ementa escolar é definida por uma nutricionista, de forma a proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e completa, essencial para um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças e dos jovens.
A melhor do Vale do Minho
Na classificação geral, segundo as médias das notas nos exames nacionais, a Escola Secundária de Monção ocupa o primeiro lugar na região do Vale do Minho, posicionando-se em terceiro no distrito de Viana do Castelo, numa tabela liderada pelo Colégio do Minho.
A nível nacional, a Escola Secundária de Monção ocupa a 94ª posição num total de 529 escolas secundárias analisadas do ensino público e privado. Contabilizando apenas o ensino público, situa-se na 28ª posição.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.