Logo
Regional

Escola Secundária de Monção é a primeira do País no indicador Equidade

6 Abril, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O ranking das escolas referente ao ano letivo 2023/2024, divulgado pelo Ministério da Educação, trouxe boas notícias para o concelho de Monção. A Escola Secundária de Monção é a primeira do país no indicador equidade.

Este critério analisa o desempenho do sistema educativo relativamente a alunos que beneficiam da ação social escolar, avaliando o trabalho de cada escola ou agrupamento no sucesso educativo desses alunos.

O primeiro lugar no ranking da Escola Secundária de Monção é revelador do compromisso de todos os agentes educativos com a concretização de um ensino inclusivo, com qualidade e igualdade de oportunidades para todos.

Este posicionamento demonstra que as políticas públicas seguidas em Monção estão no caminho certo, revelando que o nosso território é apelativo e diferenciador na área da educação, através da implementação de medidas e ações visíveis, capazes de neutralizar o impacto do contexto socioeconómico dos alunos no seu sucesso académico.

Promoção do sucesso educativo

Neste ponto, potenciando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Monção, referência para o transporte escolar gratuito, apoio à aquisição de material escolar, oferta de cadernos de atividades e Férias Fora de Portas (atividades em interrupções letivas – gratuitas para os alunos em situação económica vulnerável).

Saliência, também, para todas as medidas estratégicas municipais de promoção do sucesso educativo, implementadas nos últimos anos, tais como: Programa de Linguagem Oral, Rastreio Sensorial, Programa de Promoção de Competências Parentais “Anos Incríveis”, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (Pim Pam Clum) e, ainda, inúmeras ações de sensibilização, informação e capacitação da comunidade local, entre as quais, o Congresso Municipal da Infância e Juventude.

No âmbito da escola a tempo inteiro, desenvolvem-se, gratuitamente, ao longo do ano letivo, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família, bem como projetos diferenciadores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Em relação à alimentação, a ementa escolar é definida por uma nutricionista, de forma a proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e completa, essencial para um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças e dos jovens.

A melhor do Vale do Minho

Na classificação geral, segundo as médias das notas nos exames nacionais, a Escola Secundária de Monção ocupa o primeiro lugar na região do Vale do Minho, posicionando-se em terceiro no distrito de Viana do Castelo, numa tabela liderada pelo Colégio do Minho.

A nível nacional, a Escola Secundária de Monção ocupa a 94ª posição num total de 529 escolas secundárias analisadas do ensino público e privado. Contabilizando apenas o ensino público, situa-se na 28ª posição.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.