O ranking das escolas referente ao ano letivo 2023/2024, divulgado pelo Ministério da Educação, trouxe boas notícias para o concelho de Monção. A Escola Secundária de Monção é a primeira do país no indicador equidade.
Este critério analisa o desempenho do sistema educativo relativamente a alunos que beneficiam da ação social escolar, avaliando o trabalho de cada escola ou agrupamento no sucesso educativo desses alunos.
O primeiro lugar no ranking da Escola Secundária de Monção é revelador do compromisso de todos os agentes educativos com a concretização de um ensino inclusivo, com qualidade e igualdade de oportunidades para todos.
Este posicionamento demonstra que as políticas públicas seguidas em Monção estão no caminho certo, revelando que o nosso território é apelativo e diferenciador na área da educação, através da implementação de medidas e ações visíveis, capazes de neutralizar o impacto do contexto socioeconómico dos alunos no seu sucesso académico.
Promoção do sucesso educativo
Neste ponto, potenciando o projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Monção, referência para o transporte escolar gratuito, apoio à aquisição de material escolar, oferta de cadernos de atividades e Férias Fora de Portas (atividades em interrupções letivas – gratuitas para os alunos em situação económica vulnerável).
Saliência, também, para todas as medidas estratégicas municipais de promoção do sucesso educativo, implementadas nos últimos anos, tais como: Programa de Linguagem Oral, Rastreio Sensorial, Programa de Promoção de Competências Parentais “Anos Incríveis”, Programa de Promoção de Competências de Linguagem (Pim Pam Clum) e, ainda, inúmeras ações de sensibilização, informação e capacitação da comunidade local, entre as quais, o Congresso Municipal da Infância e Juventude.
No âmbito da escola a tempo inteiro, desenvolvem-se, gratuitamente, ao longo do ano letivo, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família, bem como projetos diferenciadores no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Em relação à alimentação, a ementa escolar é definida por uma nutricionista, de forma a proporcionar uma alimentação variada, equilibrada e completa, essencial para um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças e dos jovens.
A melhor do Vale do Minho
Na classificação geral, segundo as médias das notas nos exames nacionais, a Escola Secundária de Monção ocupa o primeiro lugar na região do Vale do Minho, posicionando-se em terceiro no distrito de Viana do Castelo, numa tabela liderada pelo Colégio do Minho.
A nível nacional, a Escola Secundária de Monção ocupa a 94ª posição num total de 529 escolas secundárias analisadas do ensino público e privado. Contabilizando apenas o ensino público, situa-se na 28ª posição.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.