A 13.ª edição da campanha "Escola Eletrão" recolheu entre setembro e julho cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos e eletrónicos, superando em 20% a campanha anterior.
De acordo com dados do Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos hoje anunciados, nesta campanha, que envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de equipamentos, incluindo 15 toneladas de pilhas, sete de lâmpadas e 337 de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras.
Segundo a organização, “este e é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”, mobilizando mais de 500 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios, sendo que por cada 10 quilos de pilhas, 10 de lâmpadas ou 100 de equipamentos elétricos usados cada estabelecimento de ensino recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Nesta campanha, 244 escolas vão receber cheques-prenda, num valor global de 39.450 euros, que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
Segundo o diretor-geral do Eletrão para Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado, “esta campanha dirigida à comunidade escolar permite aceder a um espaço privilegiado de educação para a cidadania”.
Pelas escolhas espalhadas por todo o país “passa a mensagem sobre a necessidade de encaminhar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem”, acautelando que “é urgente recuperar recursos e, ao mesmo tempo, proteger a saúde e o ambiente”.
Ao longo destas 13 edições já foram recolhidas para reciclagem quase sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e sensibilizados “milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens”.
Nesta edição, a campanha “Escola Eletrão” associou-se ao concurso “Recicla e Ganha”, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF (Empresa Geral do Fomento), direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino.
O concurso de reciclagem “Recicla e Ganha”, que integra o programa Ecovalor, envolve mais de 1.000 escolas nos 174 municípios servidos pelas empresas do grupo EGF e tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das embalagens usadas.
O Electrão — Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados e gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.250 locais de recolha dispersos por todo o território nacional, sendo também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.