A 13.ª edição da campanha "Escola Eletrão" recolheu entre setembro e julho cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos e eletrónicos, superando em 20% a campanha anterior.

De acordo com dados do Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos hoje anunciados, nesta campanha, que envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de equipamentos, incluindo 15 toneladas de pilhas, sete de lâmpadas e 337 de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras.
Segundo a organização, “este e é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”, mobilizando mais de 500 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios, sendo que por cada 10 quilos de pilhas, 10 de lâmpadas ou 100 de equipamentos elétricos usados cada estabelecimento de ensino recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Nesta campanha, 244 escolas vão receber cheques-prenda, num valor global de 39.450 euros, que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
Segundo o diretor-geral do Eletrão para Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado, “esta campanha dirigida à comunidade escolar permite aceder a um espaço privilegiado de educação para a cidadania”.
Pelas escolhas espalhadas por todo o país “passa a mensagem sobre a necessidade de encaminhar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem”, acautelando que “é urgente recuperar recursos e, ao mesmo tempo, proteger a saúde e o ambiente”.
Ao longo destas 13 edições já foram recolhidas para reciclagem quase sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e sensibilizados “milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens”.
Nesta edição, a campanha “Escola Eletrão” associou-se ao concurso “Recicla e Ganha”, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF (Empresa Geral do Fomento), direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino.
O concurso de reciclagem “Recicla e Ganha”, que integra o programa Ecovalor, envolve mais de 1.000 escolas nos 174 municípios servidos pelas empresas do grupo EGF e tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das embalagens usadas.
O Electrão — Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados e gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.250 locais de recolha dispersos por todo o território nacional, sendo também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber, na madrugada deste domingo, a Fan Zone do Mundial 2026 para acompanhar mais um jogo da Seleção Nacional.
Portugal defronta a Colômbia na madrugada de domingo (00h30, hora de Portugal Continental), em Miami, no encontro da terceira e última jornada do Grupo K do Mundial 2026. A equipa das quinas procura terminar a fase de grupos com uma vitória antes do arranque da fase a eliminar.