A 13.ª edição da campanha "Escola Eletrão" recolheu entre setembro e julho cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos e eletrónicos, superando em 20% a campanha anterior.

De acordo com dados do Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos hoje anunciados, nesta campanha, que envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de equipamentos, incluindo 15 toneladas de pilhas, sete de lâmpadas e 337 de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras.
Segundo a organização, “este e é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”, mobilizando mais de 500 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios, sendo que por cada 10 quilos de pilhas, 10 de lâmpadas ou 100 de equipamentos elétricos usados cada estabelecimento de ensino recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Nesta campanha, 244 escolas vão receber cheques-prenda, num valor global de 39.450 euros, que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
Segundo o diretor-geral do Eletrão para Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado, “esta campanha dirigida à comunidade escolar permite aceder a um espaço privilegiado de educação para a cidadania”.
Pelas escolhas espalhadas por todo o país “passa a mensagem sobre a necessidade de encaminhar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem”, acautelando que “é urgente recuperar recursos e, ao mesmo tempo, proteger a saúde e o ambiente”.
Ao longo destas 13 edições já foram recolhidas para reciclagem quase sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e sensibilizados “milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens”.
Nesta edição, a campanha “Escola Eletrão” associou-se ao concurso “Recicla e Ganha”, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF (Empresa Geral do Fomento), direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino.
O concurso de reciclagem “Recicla e Ganha”, que integra o programa Ecovalor, envolve mais de 1.000 escolas nos 174 municípios servidos pelas empresas do grupo EGF e tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das embalagens usadas.
O Electrão — Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados e gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.250 locais de recolha dispersos por todo o território nacional, sendo também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber, na madrugada deste domingo, a Fan Zone do Mundial 2026 para acompanhar mais um jogo da Seleção Nacional.
Portugal defronta a Colômbia na madrugada de domingo (00h30, hora de Portugal Continental), em Miami, no encontro da terceira e última jornada do Grupo K do Mundial 2026. A equipa das quinas procura terminar a fase de grupos com uma vitória antes do arranque da fase a eliminar.
A poucas horas do decisivo encontro frente à Colômbia, da terceira jornada da fase de grupos do Mundial 2026, Pedro Neto garantiu que Portugal está totalmente concentrado em vencer e assegurar o primeiro lugar do grupo, sublinhando a ambição e a confiança da Seleção Nacional.
O internacional português Francisco Trincão garantiu este sábado que a Seleção Nacional está totalmente concentrada no encontro frente à Colômbia, marcado para a próxima madrugada (00h30, hora portuguesa), partida que encerra a fase de grupos do Mundial 2026 e poderá definir a posição de Portugal no Grupo K.
O árbitro português João Pinheiro foi nomeado para dirigir o encontro entre a África do Sul e o Canadá, dos 16 avos de final do Mundial 2026, tornando-se no sexto árbitro português a apitar mais do que um jogo numa fase final de um Campeonato do Mundo.
A edição de 2026 da Mostra de Arte Contemporânea Art'In Lima abre portas ao público no este sábado, 27 de junho, reforçando a posição de Ponte de Lima como um dos principais destinos da arte contemporânea durante o verão. A cerimónia inaugural está marcada para as 16h30, na Capela das Pereiras.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a desafiar os residentes no concelho, com 15 ou mais anos, a participarem no questionário "Saúde e Bem-estar nos Municípios Portugueses", uma iniciativa integrada na atualização do Atlas dos Municípios Saudáveis, que decorre até ao próximo dia 15 de julho.