Logo
Nacional

“Escola Eletrão” recolhe 360 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos

8 Agosto, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Sérgio Xavier
3 min. leitura

A 13.ª edição da campanha "Escola Eletrão" recolheu entre setembro e julho cerca de 360 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos e eletrónicos, superando em 20% a campanha anterior.

De acordo com dados do Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos hoje anunciados, nesta campanha, que envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de equipamentos, incluindo 15 toneladas de pilhas, sete de lâmpadas e 337 de outros equipamentos elétricos usados, como telemóveis, computadores, ventoinhas ou torradeiras.

Segundo a organização, “este e é um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos e representa um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”, mobilizando mais de 500 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.

As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios, sendo que por cada 10 quilos de pilhas, 10 de lâmpadas ou 100 de equipamentos elétricos usados cada estabelecimento de ensino recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

Nesta campanha, 244 escolas vão receber cheques-prenda, num valor global de 39.450 euros, que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.

Segundo o diretor-geral do Eletrão para Elétricos e Pilhas, Ricardo Furtado, “esta campanha dirigida à comunidade escolar permite aceder a um espaço privilegiado de educação para a cidadania”.

Pelas escolhas espalhadas por todo o país “passa a mensagem sobre a necessidade de encaminhar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem”, acautelando que “é urgente recuperar recursos e, ao mesmo tempo, proteger a saúde e o ambiente”.

Ao longo destas 13 edições já foram recolhidas para reciclagem quase sete mil toneladas de equipamentos nas escolas aderentes e sensibilizados “milhares de alunos de uma vasta comunidade escolar para a importância de separar para reciclar, não só pilhas e equipamentos elétricos, mas também embalagens”.

Nesta edição, a campanha “Escola Eletrão” associou-se ao concurso “Recicla e Ganha”, uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF (Empresa Geral do Fomento), direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino.

O concurso de reciclagem “Recicla e Ganha”, que integra o programa Ecovalor, envolve mais de 1.000 escolas nos 174 municípios servidos pelas empresas do grupo EGF e tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das embalagens usadas.

O Electrão — Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados e gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.250 locais de recolha dispersos por todo o território nacional, sendo também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 25 Junho, 2026

Club Lote 5 promove este sábado transmissão do jogo Colômbia – Portugal e animação com DJ’s

O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.

Cultura 25 Junho, 2026

Krisálida estreia nova criação comunitária que junta gerações em Vila Praia de Âncora

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.

Internacional 25 Junho, 2026

Rui Teixeira leva experiência de Vila Nova de Cerveira a conferência internacional sobre desenvolvimento sustentável

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Regional 25 Junho, 2026

Viana do Castelo assinala 40 anos da Carta de Ottawa com exposição na Praça 1.º de Maio

A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.

Internacional 25 Junho, 2026

Valença dedica Sextas Literárias à escritora galega Begonha Camanho

A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.

Nacional 25 Junho, 2026

Viana do Castelo recebe comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea a partir de sábado

Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.

Nacional 25 Junho, 2026

Médicos reforçam apelo à prevenção de acidentes na água durante o verão

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.