Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.
Ao longo de uma semana os participantes estão sujeitos a um programa intensivo que inclui ensaios de uma setlist para apresentar em futuros concertos no formato de big band, mas também workshops, concertos surpresa, cinema e outras atividades.
Alunos mais novos têm 13 anos
Durante esta semana, jovens de todo o país – alguns dos quais com apenas 13 anos, a idade mínima para participar na Escola do Rock — têm a oportunidade de experimentar um modelo de ensino diferente do formal. Além dos ensaios, o programa paralelo inclui workshops relacionados com música e expressão artística, showcases surpresa em vários espaços da vila, concertos em parceria com a iniciativa local Xapas Sessions, sessões de cinema e passeios, entre outras atividades, algumas das quais abertas ao público em geral.
Neste ano em que a Escola do Rock Paredes de Coura celebra 10 anos, recorde-se que esta é uma iniciativa do Município com coprodução da Associação Cultural Rock’n’Cave e direção de formação do Space Ensemble. A maior parte das atividades decorrem no Centro Cultural, integradas na programação desta estrutura com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, com extensão de alguns momentos do programa à Elevadora, Xapas Lounge e outros espaços de Paredes de Coura.
Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com o regresso às aulas, a campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas” volta a alertar para os perigos do transporte excessivo de peso nas mochilas escolares, um problema que afeta cada vez mais crianças e jovens em idade escolar.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.