Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.
Ao longo de uma semana os participantes estão sujeitos a um programa intensivo que inclui ensaios de uma setlist para apresentar em futuros concertos no formato de big band, mas também workshops, concertos surpresa, cinema e outras atividades.
Alunos mais novos têm 13 anos
Durante esta semana, jovens de todo o país – alguns dos quais com apenas 13 anos, a idade mínima para participar na Escola do Rock — têm a oportunidade de experimentar um modelo de ensino diferente do formal. Além dos ensaios, o programa paralelo inclui workshops relacionados com música e expressão artística, showcases surpresa em vários espaços da vila, concertos em parceria com a iniciativa local Xapas Sessions, sessões de cinema e passeios, entre outras atividades, algumas das quais abertas ao público em geral.

Neste ano em que a Escola do Rock Paredes de Coura celebra 10 anos, recorde-se que esta é uma iniciativa do Município com coprodução da Associação Cultural Rock’n’Cave e direção de formação do Space Ensemble. A maior parte das atividades decorrem no Centro Cultural, integradas na programação desta estrutura com o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, com extensão de alguns momentos do programa à Elevadora, Xapas Lounge e outros espaços de Paredes de Coura.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.