Realizou-se na Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, o Seminário Internacional Reggio Emilia: Arte e Educação de Infância.
Fruto de uma parceria entre o Plano Nacional das Artes (PNA), a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento juntou mais de 300 participantes.
A cooperação entre estas estruturas de missão e a CMVC é a prova de que é possível ultrapassar muros e fazer pontes para que a arte e a educação promovam uma resposta de qualidade capaz de transformar a vida das crianças e jovens.
Na sessão de abertura, o quarteto de Flautas da ARTEAM (Inês Silva, David Fernandes, Beatriz Lages, Inês Alves) presentearam os participantes com a magnífica interpretação da peça O Moldava, de B. Smetana.
O Vice-Presidente da Câmara, Manuel Vitorino, o Presidente da APEI, Luís Ribeiro, o Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale e a Diretora do AE de Monserrate, Dores Silva deram as boas-vindas e enfatizaram a pertinência do evento.
Além das excelentes conferências com as especialistas de Reggio Children, Paola Strozzi e Marina Castagnetti e com a com a Professora Mónia Oliveira da ESE Paula Frassinet, o evento contou com criativos Workshops dinamizados pelos coordenadores Intermunicipais do PNA (Ana do Canto, Ana Vieira, Dina Soares, Elisabete Silva, Joana Félix, Luís Monteiro, Sara Velasco, Suzana Leite, Susana Silvério) e pelas artistas Patrícia Oliveira, Paula Coutinho e Susana Camanho (ESE/IPVC).
O Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, traz a Viana do Castelo o Projeto “Física Sobre Rodas” no próximo dia 18 de Julho, com exposições do Circo da Física, das 14h00 às 19h00, e observações astronómicas, das 21h30 à 01h00, no Anfiteatro do Largo João Tomás da Costa.
Mais de 30 mil euros vão ser investidos na beneficiação da rede viária da Freguesia de Sampriz. O acordo foi formalizado entre o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o Presidente da Junta, Augusto Calheiros, e visa criar melhores condições de circulação e segurança na via pública, respondendo a uma necessidade sentida pela população local.
Conforme prometido no meu artigo anterior, hoje falarei da estratégia para se combater este ataque sistemático que é feito à imprensa regional, desde que somos uma democracia plena de direitos, ou melhor dizendo, desde o 25 de abril de 1974.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.