A Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez, projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, vai ser inaugurada esta segunda-feira e funcionar ainda este ano letivo com uma turma do primeiro ciclo.
A Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que a nova escola está instalada no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
Numa primeira fase, o espaço vai receber uma turma, mas a partir de setembro o projeto abrangerá todas as turmas do quarto ano de escolaridade do agrupamento de Valdevez.
“Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, em um dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças”.
“É uma escola onde as crianças do primeiro ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores”, explica a autarquia.
Segundo o município, “nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do primeiro ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência”.
O projeto conta “com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta”.
A Rede de Escolas Ciência Viva integra, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem.
A Escola Ciência Vida de Arcos de Valdevez resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva, a autarquia e o agrupamento de escolas de Valdevez.
A inauguração da Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez está agendada para o final da tarde de hoje, às 18h00, no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
No decurso da sessão de inauguração, “os pais vão conhecer o programa educativo a desenvolver e participarão numa visita guiada às instalações, laboratórios e sala de atividades criada para o efeito”.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.
A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote "A prevenção faz o Fígado".
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou, na sexta-feira, os concursos por sorteio para atribuição de 130 habitações em renda acessível no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar. As candidaturas estão abertas até 1 de novembro deste ano, através da plataforma dedicada.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, acolheu, no fim de semana, a 11ª edição da "Taça Credito Agrícola" entre a Juventude Viana e o OC Barcelos. Este troféu que se iniciou em 2014 tem servido de preparação para os dois emblemas do Minho. A Juventude Viana que esta época vai voltar a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, perdeu por 6-2.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, "RoadPol -- Telemóvel", sobre a utilização de "aparelhos radiotelefónicos" durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.