A Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez, projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, vai ser inaugurada esta segunda-feira e funcionar ainda este ano letivo com uma turma do primeiro ciclo.
A Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que a nova escola está instalada no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
Numa primeira fase, o espaço vai receber uma turma, mas a partir de setembro o projeto abrangerá todas as turmas do quarto ano de escolaridade do agrupamento de Valdevez.
“Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, em um dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças”.
“É uma escola onde as crianças do primeiro ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores”, explica a autarquia.
Segundo o município, “nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do primeiro ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência”.
O projeto conta “com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta”.
A Rede de Escolas Ciência Viva integra, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem.
A Escola Ciência Vida de Arcos de Valdevez resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva, a autarquia e o agrupamento de escolas de Valdevez.
A inauguração da Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez está agendada para o final da tarde de hoje, às 18h00, no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
No decurso da sessão de inauguração, “os pais vão conhecer o programa educativo a desenvolver e participarão numa visita guiada às instalações, laboratórios e sala de atividades criada para o efeito”.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.