Logo
Regional

Escola Ciência Viva em Arcos de Valdevez inaugurada hoje

13 Maio, 2024 | 13:43
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez, projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, vai ser inaugurada esta segunda-feira e funcionar ainda este ano letivo com uma turma do primeiro ciclo.

A Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que a nova escola está instalada no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.

Numa primeira fase, o espaço vai receber uma turma, mas a partir de setembro o projeto abrangerá todas as turmas do quarto ano de escolaridade do agrupamento de Valdevez.

“Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, em um dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças”.

“É uma escola onde as crianças do primeiro ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores”, explica a autarquia.

Segundo o município, “nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do primeiro ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência”.

O projeto conta “com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta”.

A Rede de Escolas Ciência Viva integra, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem.

A Escola Ciência Vida de Arcos de Valdevez resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva, a autarquia e o agrupamento de escolas de Valdevez.

A inauguração da Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez está agendada para o final da tarde de hoje, às 18h00, no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.

No decurso da sessão de inauguração, “os pais vão conhecer o programa educativo a desenvolver e participarão numa visita guiada às instalações, laboratórios e sala de atividades criada para o efeito”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.