A Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez, projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, vai ser inaugurada esta segunda-feira e funcionar ainda este ano letivo com uma turma do primeiro ciclo.
A Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que a nova escola está instalada no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
Numa primeira fase, o espaço vai receber uma turma, mas a partir de setembro o projeto abrangerá todas as turmas do quarto ano de escolaridade do agrupamento de Valdevez.
“Os alunos terão uma semana inteira de aulas no Centro Ciência Viva dos Arcos, desenvolvendo um programa essencialmente experimental, sendo que, em um dos dias, terão a visita de um cientista que irá partilhar conhecimento com as crianças”.
“É uma escola onde as crianças do primeiro ciclo do ensino básico passam uma semana inteira de aulas num centro de ciência viva acompanhadas pelos seus educadores e professores”, explica a autarquia.
Segundo o município, “nestes espaços são aplicados os recursos da moderna museologia científica às orientações curriculares da educação pré-escolar e ao currículo do primeiro ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental da educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência”.
O projeto conta “com o apoio das instituições científicas e de ensino superior para estimular nos alunos a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e o gosto pela experimentação e descoberta”.
A Rede de Escolas Ciência Viva integra, atualmente, com 20 espaços em contextos não formais de aprendizagem.
A Escola Ciência Vida de Arcos de Valdevez resulta de uma parceria entre o Centro Ciência Viva, a autarquia e o agrupamento de escolas de Valdevez.
A inauguração da Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez está agendada para o final da tarde de hoje, às 18h00, no Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
No decurso da sessão de inauguração, “os pais vão conhecer o programa educativo a desenvolver e participarão numa visita guiada às instalações, laboratórios e sala de atividades criada para o efeito”.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.