O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração da Galeria dos Notáveis na Escola Básica de Darque (Carteado Mena), em Viana do Castelo. A iniciativa pretende usar a arte para ultrapassar barreiras culturais e sociais na comunidade escolar.
Com esta iniciativa, a escola pretende concretizar o compromisso contínuo com a promoção da arte e cultura na educação, sendo que esta é a primeira escola do concelho a implementar o Curso Básico de Teatro em regime articulado, numa população vulnerável com elevadas assimetrias socioeconómicas.
A galeria foi projetada para ser um espaço inspirador que vai além das quatro paredes da sala de aula, e vai permitir aos alunos mergulharem na criatividade, expressão e apreciação artísticas, abrigando uma coleção diversificada de réplicas de obras mundialmente famosas, bem como originais de artistas portugueses contemporâneos.“Constituindo-se como um tributo à criatividade dos estudantes e à sua capacidade de expressar ideias e emoções de forma única, esta galeria é ainda um lembrete permanente de que a apreciação pela arte transcende barreiras culturais e sociais, unindo-nos enquanto comunidade global”.

Assim, réplicas da arte do século XIX, arte contemporânea, pós-modernismo e modernismo estão já nas paredes da escola, sendo que constam também peças originais de artistas portugueses contemporâneos, designadamente Renata Guisantes, Cipriano Oquiname, Fernanda Villas boas, Iva Viana, Gil Maia, Mário Rocha, Damião Porto, António Nunes, Ana Aragão, Juan Domingues, Rego Meira, Henrique do Vale, Acácio Viegas e outros artistas.
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, enalteceu a iniciativa da escola, sublinhando que são as “pessoas que fazem acontecer e transformar” as escolas.
“Há aqui um caminho e um percurso de agregação e de autoestima de toda a comunidade escolar e é um bom embrião para o futuro, mostrando quer todos somos necessários, pelo que o município irá sempre acompanhar e incentivar quem quer fazer mais”, sublinhou.

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.