O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração da Galeria dos Notáveis na Escola Básica de Darque (Carteado Mena), em Viana do Castelo. A iniciativa pretende usar a arte para ultrapassar barreiras culturais e sociais na comunidade escolar.
Com esta iniciativa, a escola pretende concretizar o compromisso contínuo com a promoção da arte e cultura na educação, sendo que esta é a primeira escola do concelho a implementar o Curso Básico de Teatro em regime articulado, numa população vulnerável com elevadas assimetrias socioeconómicas.
A galeria foi projetada para ser um espaço inspirador que vai além das quatro paredes da sala de aula, e vai permitir aos alunos mergulharem na criatividade, expressão e apreciação artísticas, abrigando uma coleção diversificada de réplicas de obras mundialmente famosas, bem como originais de artistas portugueses contemporâneos.“Constituindo-se como um tributo à criatividade dos estudantes e à sua capacidade de expressar ideias e emoções de forma única, esta galeria é ainda um lembrete permanente de que a apreciação pela arte transcende barreiras culturais e sociais, unindo-nos enquanto comunidade global”.

Assim, réplicas da arte do século XIX, arte contemporânea, pós-modernismo e modernismo estão já nas paredes da escola, sendo que constam também peças originais de artistas portugueses contemporâneos, designadamente Renata Guisantes, Cipriano Oquiname, Fernanda Villas boas, Iva Viana, Gil Maia, Mário Rocha, Damião Porto, António Nunes, Ana Aragão, Juan Domingues, Rego Meira, Henrique do Vale, Acácio Viegas e outros artistas.
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, enalteceu a iniciativa da escola, sublinhando que são as “pessoas que fazem acontecer e transformar” as escolas.
“Há aqui um caminho e um percurso de agregação e de autoestima de toda a comunidade escolar e é um bom embrião para o futuro, mostrando quer todos somos necessários, pelo que o município irá sempre acompanhar e incentivar quem quer fazer mais”, sublinhou.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.