O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na inauguração da Galeria dos Notáveis na Escola Básica de Darque (Carteado Mena), em Viana do Castelo. A iniciativa pretende usar a arte para ultrapassar barreiras culturais e sociais na comunidade escolar.
Com esta iniciativa, a escola pretende concretizar o compromisso contínuo com a promoção da arte e cultura na educação, sendo que esta é a primeira escola do concelho a implementar o Curso Básico de Teatro em regime articulado, numa população vulnerável com elevadas assimetrias socioeconómicas.
A galeria foi projetada para ser um espaço inspirador que vai além das quatro paredes da sala de aula, e vai permitir aos alunos mergulharem na criatividade, expressão e apreciação artísticas, abrigando uma coleção diversificada de réplicas de obras mundialmente famosas, bem como originais de artistas portugueses contemporâneos.“Constituindo-se como um tributo à criatividade dos estudantes e à sua capacidade de expressar ideias e emoções de forma única, esta galeria é ainda um lembrete permanente de que a apreciação pela arte transcende barreiras culturais e sociais, unindo-nos enquanto comunidade global”.

Assim, réplicas da arte do século XIX, arte contemporânea, pós-modernismo e modernismo estão já nas paredes da escola, sendo que constam também peças originais de artistas portugueses contemporâneos, designadamente Renata Guisantes, Cipriano Oquiname, Fernanda Villas boas, Iva Viana, Gil Maia, Mário Rocha, Damião Porto, António Nunes, Ana Aragão, Juan Domingues, Rego Meira, Henrique do Vale, Acácio Viegas e outros artistas.
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, enalteceu a iniciativa da escola, sublinhando que são as “pessoas que fazem acontecer e transformar” as escolas.
“Há aqui um caminho e um percurso de agregação e de autoestima de toda a comunidade escolar e é um bom embrião para o futuro, mostrando quer todos somos necessários, pelo que o município irá sempre acompanhar e incentivar quem quer fazer mais”, sublinhou.

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.