Um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira, em Viana do Castelo, venceu a segunda edição do programa "Wind Experts", promovido pela Ocean Winds. A entrega dos prémios decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC).
O evento contou com a presença da equipa da WindFloat Atlantic, de alunos e professores envolvidos e de membros do Município de Viana do Castelo, representados pelo Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade e pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental).
No contexto deste programa educativo, que se relaciona com as disciplinas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, os alunos das três escolas participantes assistiram a vários cursos educativos que tinham como objetivo aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências. A fase que se seguiu foi uma competição entre todos os alunos, em que o desafio principal foi construir um modelo de aerogerador, utilizando materiais reciclados e o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, como inspiração.
A seleção do grupo vencedor, foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a conceção, funcionalidade, criatividade e mensagem, sendo selecionado um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira. A escola vencedora recebeu um voucher de três mil euros pelo envolvimento, e cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.
Foi ainda entregue um certificado de participação a todos os alunos.
A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na sociedade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens.
A Wind Experts é um programa educativo que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a corrente problemática das alterações climáticas, assim como demonstrar o papel que as energias renováveis têm na mitigação das mesmas.
A segunda edição do Wind Experts decorreu em Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, a Escola Básica da Abelheira, a Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic (WFA), o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que a taxa turística, em vigor desde agosto, gerou uma receita “surpreendentemente positiva”, mas escusou-se a avançar o valor por não estar cumprido um ano da aplicação da medida.
Ana Moura, Capitão Fausto, Mão Morta e The Last Internationale estão entre as bandas e artistas que compõem o cartaz do 23.º Sons de Vez, festival que acontece em fevereiro e março, em Arcos de Valdevez.
A 16ª edição do Fins-de-Semana Gastronómicos 2025, promovida pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, vai ser apresentada em Ponte de Lima, no dia 15 de janeiro, pelas 11h00, no Espaço Panorâmico da Expolima.
O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana inaugura a programação de 2025 com “O Príncipe Feliz”, uma criação da Companhia Cegada, que encantará crianças e famílias.
A Taça de Portugal está a chegar aos momentos de todas as decisões. O sorteio até à final realizou-se, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, cabendo a Ricardo Pereira, antiga glória da Seleção Nacional, a responsabilidade de retirar as bolas que ditaram o destino dos clubes ainda em prova.
A Câmara Municipal de Valença está a arborizar uma área de 120 hectares, com 100 mil árvores, em 12 aglomerados, no âmbito do projeto Condomínios de Aldeia, num investimento superior a 200 mil euros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou que este ano será lançado o concurso público para a requalificação do pavilhão do centro de congressos do Campo da Agonia, encerrado por “decadência significativa em termos estruturais”.