Um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira, em Viana do Castelo, venceu a segunda edição do programa "Wind Experts", promovido pela Ocean Winds. A entrega dos prémios decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC).
O evento contou com a presença da equipa da WindFloat Atlantic, de alunos e professores envolvidos e de membros do Município de Viana do Castelo, representados pelo Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade e pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental).
No contexto deste programa educativo, que se relaciona com as disciplinas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, os alunos das três escolas participantes assistiram a vários cursos educativos que tinham como objetivo aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências. A fase que se seguiu foi uma competição entre todos os alunos, em que o desafio principal foi construir um modelo de aerogerador, utilizando materiais reciclados e o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, como inspiração.
A seleção do grupo vencedor, foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a conceção, funcionalidade, criatividade e mensagem, sendo selecionado um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira. A escola vencedora recebeu um voucher de três mil euros pelo envolvimento, e cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.
Foi ainda entregue um certificado de participação a todos os alunos.
A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na sociedade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens.
A Wind Experts é um programa educativo que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a corrente problemática das alterações climáticas, assim como demonstrar o papel que as energias renováveis têm na mitigação das mesmas.
A segunda edição do Wind Experts decorreu em Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, a Escola Básica da Abelheira, a Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic (WFA), o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.