Um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira, em Viana do Castelo, venceu a segunda edição do programa "Wind Experts", promovido pela Ocean Winds. A entrega dos prémios decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC).
O evento contou com a presença da equipa da WindFloat Atlantic, de alunos e professores envolvidos e de membros do Município de Viana do Castelo, representados pelo Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade e pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental).
No contexto deste programa educativo, que se relaciona com as disciplinas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, os alunos das três escolas participantes assistiram a vários cursos educativos que tinham como objetivo aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências. A fase que se seguiu foi uma competição entre todos os alunos, em que o desafio principal foi construir um modelo de aerogerador, utilizando materiais reciclados e o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, como inspiração.
A seleção do grupo vencedor, foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a conceção, funcionalidade, criatividade e mensagem, sendo selecionado um grupo de cinco alunas da Escola Básica da Abelheira. A escola vencedora recebeu um voucher de três mil euros pelo envolvimento, e cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.
Foi ainda entregue um certificado de participação a todos os alunos.
A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na sociedade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens.
A Wind Experts é um programa educativo que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a corrente problemática das alterações climáticas, assim como demonstrar o papel que as energias renováveis têm na mitigação das mesmas.
A segunda edição do Wind Experts decorreu em Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, a Escola Básica da Abelheira, a Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic (WFA), o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.