A União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, promove no sábado, com o apoio de produtores locais e população, a plantação de 100 laranjeiras para preservar um produto endógeno da aldeia.
De casca lisa e fina, de média dimensão, doce, sem fibras e com poucas sementes, a laranja de Ermelo foi introduzida na região no século XIII pelos monges Beneditinos, quando estes se instalaram na aldeia.
Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o presidente da União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, Horácio Cerqueira, explica que as 100 árvores que vão ser plantadas, no sábado, a partir das 09:00, “foram desenvolvidas através de um processo de multiplicação vegetativa (enxertia), a partir da recolha de material em laranjeiras localizadas no Ermelo, com mais de 50 anos”.
O processo de desenvolvimento destas plantas arbóreas começou em julho de 2023, para contrariar “a quebra de produção de laranja nos últimos anos”.
Segundo Horácio Cerqueira, “o envelhecimento da população e consequente despovoamento, a falta de uma estratégia de modernização e acompanhamento técnico (sem descaracterizar o modo tradicional de produção)” são alguns dos fatores que justificam a diminuição de produção daquele citrino.
O autarca apontou ainda “a falta de uma política de comercialização do produto que garanta viabilidade financeira”, e defendeu a necessidade de um modelo “empresarial, envolvendo os produtores, para garantir a autossustentabilidade financeira da produção”.
Com a plantação das 100 novas árvores o autarca acredita que será dado “um passo para preservar uma tradição, mas também para criar dinâmicas de produção, proporcionando aos produtores acompanhamento técnico especializado, a certificação de produção em modo biológico que já é praticado, mas falta documentar”.
“Queremos desenvolver uma metodologia de comercialização, promovendo e mediando a articulação entre os produtores, e criar escala de produto que permita procurar um mercado mais exclusivo, financeiramente atrativo, garantindo também quantidade e qualidade constantes”, sustentou.
As laranjeiras de Ermelo são de grande porte e encontram-se espalhadas pelas leiras socalcadas da freguesia banhada pela Barragem de Touvedo. As condições ambientais da encosta virada a sul contribuem para a sua qualidade, devido “à exposição solar privilegiada, conjugada com uma proteção montanhosa que minimiza a influência fria das nortadas, com temperaturas amenas e água abundante para proporcionar uma excelente rega”.
A laranja de Ermelo, aldeia situada junto à margem direita do rio Lima, na serra do Soajo, a cerca de 20 quilómetros da sede de concelho, pertence ao catálogo mundial de produtos do movimento internacional ‘Slow Food’, integrando esta lista desde 2010.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.