A União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, promove no sábado, com o apoio de produtores locais e população, a plantação de 100 laranjeiras para preservar um produto endógeno da aldeia.
De casca lisa e fina, de média dimensão, doce, sem fibras e com poucas sementes, a laranja de Ermelo foi introduzida na região no século XIII pelos monges Beneditinos, quando estes se instalaram na aldeia.
Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o presidente da União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, Horácio Cerqueira, explica que as 100 árvores que vão ser plantadas, no sábado, a partir das 09:00, “foram desenvolvidas através de um processo de multiplicação vegetativa (enxertia), a partir da recolha de material em laranjeiras localizadas no Ermelo, com mais de 50 anos”.
O processo de desenvolvimento destas plantas arbóreas começou em julho de 2023, para contrariar “a quebra de produção de laranja nos últimos anos”.
Segundo Horácio Cerqueira, “o envelhecimento da população e consequente despovoamento, a falta de uma estratégia de modernização e acompanhamento técnico (sem descaracterizar o modo tradicional de produção)” são alguns dos fatores que justificam a diminuição de produção daquele citrino.
O autarca apontou ainda “a falta de uma política de comercialização do produto que garanta viabilidade financeira”, e defendeu a necessidade de um modelo “empresarial, envolvendo os produtores, para garantir a autossustentabilidade financeira da produção”.
Com a plantação das 100 novas árvores o autarca acredita que será dado “um passo para preservar uma tradição, mas também para criar dinâmicas de produção, proporcionando aos produtores acompanhamento técnico especializado, a certificação de produção em modo biológico que já é praticado, mas falta documentar”.
“Queremos desenvolver uma metodologia de comercialização, promovendo e mediando a articulação entre os produtores, e criar escala de produto que permita procurar um mercado mais exclusivo, financeiramente atrativo, garantindo também quantidade e qualidade constantes”, sustentou.
As laranjeiras de Ermelo são de grande porte e encontram-se espalhadas pelas leiras socalcadas da freguesia banhada pela Barragem de Touvedo. As condições ambientais da encosta virada a sul contribuem para a sua qualidade, devido “à exposição solar privilegiada, conjugada com uma proteção montanhosa que minimiza a influência fria das nortadas, com temperaturas amenas e água abundante para proporcionar uma excelente rega”.
A laranja de Ermelo, aldeia situada junto à margem direita do rio Lima, na serra do Soajo, a cerca de 20 quilómetros da sede de concelho, pertence ao catálogo mundial de produtos do movimento internacional ‘Slow Food’, integrando esta lista desde 2010.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.