A União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, em Arcos de Valdevez, promove no sábado, com o apoio de produtores locais e população, a plantação de 100 laranjeiras para preservar um produto endógeno da aldeia.
De casca lisa e fina, de média dimensão, doce, sem fibras e com poucas sementes, a laranja de Ermelo foi introduzida na região no século XIII pelos monges Beneditinos, quando estes se instalaram na aldeia.
Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o presidente da União de Freguesias de São Jorge e Ermelo, Horácio Cerqueira, explica que as 100 árvores que vão ser plantadas, no sábado, a partir das 09:00, “foram desenvolvidas através de um processo de multiplicação vegetativa (enxertia), a partir da recolha de material em laranjeiras localizadas no Ermelo, com mais de 50 anos”.
O processo de desenvolvimento destas plantas arbóreas começou em julho de 2023, para contrariar “a quebra de produção de laranja nos últimos anos”.
Segundo Horácio Cerqueira, “o envelhecimento da população e consequente despovoamento, a falta de uma estratégia de modernização e acompanhamento técnico (sem descaracterizar o modo tradicional de produção)” são alguns dos fatores que justificam a diminuição de produção daquele citrino.
O autarca apontou ainda “a falta de uma política de comercialização do produto que garanta viabilidade financeira”, e defendeu a necessidade de um modelo “empresarial, envolvendo os produtores, para garantir a autossustentabilidade financeira da produção”.
Com a plantação das 100 novas árvores o autarca acredita que será dado “um passo para preservar uma tradição, mas também para criar dinâmicas de produção, proporcionando aos produtores acompanhamento técnico especializado, a certificação de produção em modo biológico que já é praticado, mas falta documentar”.
“Queremos desenvolver uma metodologia de comercialização, promovendo e mediando a articulação entre os produtores, e criar escala de produto que permita procurar um mercado mais exclusivo, financeiramente atrativo, garantindo também quantidade e qualidade constantes”, sustentou.
As laranjeiras de Ermelo são de grande porte e encontram-se espalhadas pelas leiras socalcadas da freguesia banhada pela Barragem de Touvedo. As condições ambientais da encosta virada a sul contribuem para a sua qualidade, devido “à exposição solar privilegiada, conjugada com uma proteção montanhosa que minimiza a influência fria das nortadas, com temperaturas amenas e água abundante para proporcionar uma excelente rega”.
A laranja de Ermelo, aldeia situada junto à margem direita do rio Lima, na serra do Soajo, a cerca de 20 quilómetros da sede de concelho, pertence ao catálogo mundial de produtos do movimento internacional ‘Slow Food’, integrando esta lista desde 2010.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.