Depois da participação do vianense, Zé Pedro Rocha, no “Big Brother no final de 2023, o Ano Novo começa com a entrada de mais uma vianense num reality show da televisão portuguesa. A jovem Mariline Moreira Gonçalves gerente de um dos cafés localizados na Praia Norte, em Viana do Castelo, é uma das 16 concorrentes do programa "Era Uma Vez na Quinta", que se estreou este domingo, na SIC.
Mariline Moreira, de 31 anos, é psicóloga mas gere atualmente o bar do pai. Confessa ser “brincalhona e extrovertida”, adora “mandar” e entra no programa para poder mostrar o seu “verdadeiro eu” e de uma vez por todas “quebrar o preconceito em relação às loiras”.
Confessa ainda que discute com os funcionários todos os dias, devido ao seu feitio. Sempre foi protegida pelos pais. Confessa que não se vê a limpar estrume”, refere a sua descrição na página do programa da SIC.
Na rede social Instagram, Mariline Moreira Gonçalves soma perto de 50 mil seguidores. Apresenta-se como “Traveler” e “Blogger” e é uma adepta confessa do Futebol Clube do Porto.

Os 16 concorrentes ingressaram numa aventura rural, sendo que se reuniram todos na mesma quinta e ficaram à responsabilidade do caseiro João Neves, conhecido por ter participado em “Quer Quer Namorar com o Agricultor?”.
Dos 16 concorrentes, Cátia Rochinha é a mais nova, com 27 anos, e Manuela Pinto é a mais velha, com 57 anos. Além disso, há dois influenciadores digitais: Francisco Soares e Daniela Mello, mais conhecida por Dani.
No programa, além da horta, os participantes vão ter animais a seu cuidado, como cavalos, galinhas, perus, porcos e póneis. Existirão tarefas semanais entregues por José Neves, sendo que a conquista de alguns bens — como eletricidade, água da torneira, despensa e frigorífico — depende da concretização dessa tarefa com sucesso e no tempo previsto.

Durante o primeiro episódio, os participantes receberam uma mensagem a explicar que existe limite de bagagem para cada um e que a roupa e os acessórios permitidos tinham de ser carregados numa trouxa.
Depois de terem concluído as atividades na quinta, cada concorrente nomeou outros dois com a presença de Andreia Rodrigues. Pedro Nunes, eleito o capataz da semana, recebeu uma imunidade e não pôde ser nomeado. Daniela, Cristiana e Tiago Marques receberam cinco votos cada, tendo ficado nomeados.
No diário de “Era Uma Vez na Quinta” esta segunda-feira, 8 de janeiro, será revelado pelo capataz da semana o nomeado que ficará a salvo da expulsão. O formato, que terá um prémio final mínimo de 25 mil euros, vai ter diários ao final da tarde, pelas 19 horas.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.