O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.
Chama-se “Now/low – Alcohol Beer’s Preference”, foi desenvolvido por estudantes dos cursos de licenciatura em Agronomia e Biotecnologia, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, e foi o trabalho vencedor do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica.
Os trabalhos finais e os resultados do concurso do PIP, desenvolvido entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Politécnico de Bragança, foram apresentados esta quarta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC (ESTG-IPVC). Em competição estiveram 11 projetos.
Constituída pelos estudantes Adriana Martins, Daniela Baptista, João Monteiro, Matheus Sousa, Diogo Faria e Vasco Meira, dos cursos de licenciatura em Agronomia e em Biotecnologia, a equipa trabalhou ao longo dos últimos meses no projeto de cocriação sobre cerveja sem álcool. O projeto foi desenvolvido em articulação com a empresa Superbook.
Ao longo do semestre, os estudantes, explica a docente e facilitadora Susana Mendes, foram aplicando várias ferramentas de Design Thinking, com vista a “aumentar as preferências” do consumidor pela cerveja sem álcool. Na prática, os estudantes fizeram uma abordagem tripartida: inclusão de produtos inovadores no produto principal, como antioxidantes, estimulantes ou até suplementos vitamínicos; estudo do público-alvo e campanhas de marketing e a criação de uma submarca, um rebranding.
Susana Mendes realça a possibilidade de os estudantes continuarem a desenvolver o projeto em contexto de sala de aula, mas também fala na possibilidade de estágios, nomeadamente na empresa. “Ao longo deste processo, os estudantes puderam trabalhar com os departamentos de inovação das empresas, o que se revelou uma mais-valia para o futuro deles.”

O terceiro lugar também foi conquistado pelo Politécnico de Viana do Castelo e para a equipa composta pelos estudantes Alexandra Castro, Angélica Machado, Beatriz Costa, Bruno Gonçalves, Carolina Fernandes, Lívia Bastos e Paulo Barros, dos cursos de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, Organização e Gestão Empresariais e Contabilidade e Fiscalidade, da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC (ESCE-IPVC), com o projeto “Calça os meus sapatos e conhece a minha (d)eficiência”. O projeto foi desenvolvido em articulação com a ACAPO –Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
A ideia surgiu com o propósito de tornar o IPVC “mais inclusivo e melhor equipado para apoiar estudantes, professores e funcionários com deficiências visuais”, nomeadamente através de um trabalho de consciencialização e promoção da compreensão entre pares, assim como dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiências visuais, descreve o docente e facilitador, Manuel Fonseca.
“A própria responsabilidade social de PVC sai reforçada com este tipo de parcerias, porque são desenvolvidos projetos com entidades que elas próprias têm um papel importante na sociedade”, frisa, ainda, Manuel Fonseca.
Além de permitir aos estudantes colocar em prática metodologias e técnicas de comunicação, marketing e gestão, apreendidas nas aulas, os estudantes, reconhece o docente, também tiveram a oportunidade de trabalhar em articulação com instituições e entidades que estão no terreno e conhecem realidades muitas vezes desconhecidas da maioria.
A par de Manuel Fonseca, facilitador neste processo foi também o docente Álvaro Cairrão, da ESCE-IPVC.
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica destina-se a apoiar os professores no desenvolvimento de novos formatos e metodologias de ensino inovadores, incentivando a inclusão de novas tecnologias e competências em unidades curriculares, que desempenham papéis cada vez mais importantes no mundo do trabalho, como por exemplo, o trabalho colaborativo baseado em projetos e as tecnologias digitais.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.