O Município de Vila Nova de Cerveira já tem no terreno o projeto 'Radar Social', uma nova resposta social que visa a referenciação e o fortalecimento da capacidade de intervenção em situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social no concelho, em estreita cooperação com as entidades que integram o Conselho Local de Ação Social.
Com uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, este projeto inovador contempla a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território municipal na ativação das respostas e otimização dos recursos à medida das problemáticas detetadas, visando uma maior eficácia para a ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Para a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, “o planeamento estratégico na área social é um processo contínuo e flexível, suscetível às mudanças que ocorrem no território, que é monitorizado por uma parceria ativa, dinâmica e multidisciplinar, na qual se geram os interesses e as necessidades para o concelho e se traçam estratégias que beneficiem as partes envolvidas”. Carla Segadães assegura que com “este trabalho devidamente sustentado na realidade mais atualizada do concelho, as equipas multidisciplinares com atuação no terreno passam a estar mais bem informadas, com dados mais realistas, e dotadas de mecanismos pormenorizados, para dar respostas mais eficazes e eficientes a mais pessoas”.
Concluída uma primeira fase de atualização dos instrumentos estratégicos da rede social – Diagnóstico Social de Vila Nova de Cerveira 2024; Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2025-2028; e Plano de Ação do CLAS – a equipa do ‘Radar Social’ já está no terreno a proceder à sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Não obstante, e mediante o preenchimento de uma ficha de sinalização, este trabalho também aceita comunicações estabelecidas pelo próprio, por Juntas de Freguesia, entidades policiais, estabelecimentos de saúde, instituições, vizinhos e/ou familiares, seja de forma presencial ou através do preenchimento das fichas de sinalização disponibilizadas no website do Município remetida para o correio eletrónico radarsocial@cm-vncerveira.pt
De sublinhar que o projeto ‘Radar Social’ de Vila Nova de Cerveira resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento totalmente financiado de quase 170 mil euros, com término em março de 2026.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.