O Município de Vila Nova de Cerveira já tem no terreno o projeto 'Radar Social', uma nova resposta social que visa a referenciação e o fortalecimento da capacidade de intervenção em situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social no concelho, em estreita cooperação com as entidades que integram o Conselho Local de Ação Social.
Com uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, este projeto inovador contempla a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território municipal na ativação das respostas e otimização dos recursos à medida das problemáticas detetadas, visando uma maior eficácia para a ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Para a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, “o planeamento estratégico na área social é um processo contínuo e flexível, suscetível às mudanças que ocorrem no território, que é monitorizado por uma parceria ativa, dinâmica e multidisciplinar, na qual se geram os interesses e as necessidades para o concelho e se traçam estratégias que beneficiem as partes envolvidas”. Carla Segadães assegura que com “este trabalho devidamente sustentado na realidade mais atualizada do concelho, as equipas multidisciplinares com atuação no terreno passam a estar mais bem informadas, com dados mais realistas, e dotadas de mecanismos pormenorizados, para dar respostas mais eficazes e eficientes a mais pessoas”.
Concluída uma primeira fase de atualização dos instrumentos estratégicos da rede social – Diagnóstico Social de Vila Nova de Cerveira 2024; Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2025-2028; e Plano de Ação do CLAS – a equipa do ‘Radar Social’ já está no terreno a proceder à sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Não obstante, e mediante o preenchimento de uma ficha de sinalização, este trabalho também aceita comunicações estabelecidas pelo próprio, por Juntas de Freguesia, entidades policiais, estabelecimentos de saúde, instituições, vizinhos e/ou familiares, seja de forma presencial ou através do preenchimento das fichas de sinalização disponibilizadas no website do Município remetida para o correio eletrónico radarsocial@cm-vncerveira.pt
De sublinhar que o projeto ‘Radar Social’ de Vila Nova de Cerveira resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento totalmente financiado de quase 170 mil euros, com término em março de 2026.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.