O Município de Vila Nova de Cerveira já tem no terreno o projeto 'Radar Social', uma nova resposta social que visa a referenciação e o fortalecimento da capacidade de intervenção em situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social no concelho, em estreita cooperação com as entidades que integram o Conselho Local de Ação Social.
Com uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, este projeto inovador contempla a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território municipal na ativação das respostas e otimização dos recursos à medida das problemáticas detetadas, visando uma maior eficácia para a ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Para a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, “o planeamento estratégico na área social é um processo contínuo e flexível, suscetível às mudanças que ocorrem no território, que é monitorizado por uma parceria ativa, dinâmica e multidisciplinar, na qual se geram os interesses e as necessidades para o concelho e se traçam estratégias que beneficiem as partes envolvidas”. Carla Segadães assegura que com “este trabalho devidamente sustentado na realidade mais atualizada do concelho, as equipas multidisciplinares com atuação no terreno passam a estar mais bem informadas, com dados mais realistas, e dotadas de mecanismos pormenorizados, para dar respostas mais eficazes e eficientes a mais pessoas”.
Concluída uma primeira fase de atualização dos instrumentos estratégicos da rede social – Diagnóstico Social de Vila Nova de Cerveira 2024; Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2025-2028; e Plano de Ação do CLAS – a equipa do ‘Radar Social’ já está no terreno a proceder à sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Não obstante, e mediante o preenchimento de uma ficha de sinalização, este trabalho também aceita comunicações estabelecidas pelo próprio, por Juntas de Freguesia, entidades policiais, estabelecimentos de saúde, instituições, vizinhos e/ou familiares, seja de forma presencial ou através do preenchimento das fichas de sinalização disponibilizadas no website do Município remetida para o correio eletrónico radarsocial@cm-vncerveira.pt
De sublinhar que o projeto ‘Radar Social’ de Vila Nova de Cerveira resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento totalmente financiado de quase 170 mil euros, com término em março de 2026.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.