O Município de Vila Nova de Cerveira já tem no terreno o projeto 'Radar Social', uma nova resposta social que visa a referenciação e o fortalecimento da capacidade de intervenção em situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social no concelho, em estreita cooperação com as entidades que integram o Conselho Local de Ação Social.
Com uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, este projeto inovador contempla a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território municipal na ativação das respostas e otimização dos recursos à medida das problemáticas detetadas, visando uma maior eficácia para a ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
Para a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, “o planeamento estratégico na área social é um processo contínuo e flexível, suscetível às mudanças que ocorrem no território, que é monitorizado por uma parceria ativa, dinâmica e multidisciplinar, na qual se geram os interesses e as necessidades para o concelho e se traçam estratégias que beneficiem as partes envolvidas”. Carla Segadães assegura que com “este trabalho devidamente sustentado na realidade mais atualizada do concelho, as equipas multidisciplinares com atuação no terreno passam a estar mais bem informadas, com dados mais realistas, e dotadas de mecanismos pormenorizados, para dar respostas mais eficazes e eficientes a mais pessoas”.
Concluída uma primeira fase de atualização dos instrumentos estratégicos da rede social – Diagnóstico Social de Vila Nova de Cerveira 2024; Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2025-2028; e Plano de Ação do CLAS – a equipa do ‘Radar Social’ já está no terreno a proceder à sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Não obstante, e mediante o preenchimento de uma ficha de sinalização, este trabalho também aceita comunicações estabelecidas pelo próprio, por Juntas de Freguesia, entidades policiais, estabelecimentos de saúde, instituições, vizinhos e/ou familiares, seja de forma presencial ou através do preenchimento das fichas de sinalização disponibilizadas no website do Município remetida para o correio eletrónico radarsocial@cm-vncerveira.pt
De sublinhar que o projeto ‘Radar Social’ de Vila Nova de Cerveira resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento totalmente financiado de quase 170 mil euros, com término em março de 2026.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.