A equipa monçanense "Subzone – Search and Rescue Team", constituída por nove elementos, oito homens e uma mulher, partiu esta madrugada rumo à Turquia para colaborar nas operações de busca, salvamento e resgate, na sequência do sismo registado na passada segunda-feira, na fronteira entre a Turquia e a Síria.
De acordo com uma nota publicada no facebook da organização, “a equipa já se encontra em trânsito para Istambul, em conjunto com uma equipa de seis elementos e dois cães da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, de forma a serem inseridos no teatro de operações de socorro”.
A equipa, coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira, é constituída por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

Os operacionais saíram do quartel dos bombeiros esta madrugada, pelas 6h00, tendo como destino o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Cumpridas todas as formalidades legais, embarcam, pelas 16h00, rumo à Turquia.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.