A Escola Secundária de Monserrate acolheu uma sessão de esclarecimento sobre o cancro da mama, dinamizada pelo Grupo de Patologia Mamária da ULSAM.
A equipa da ULSAM constituída por Sandra Ferreira, médica de cirurgia geral e coordenadora deste grupo, Paula Amorim, enfermeira oncologista, responsável pela Área Clínica de Oncologia da ULSAM e presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e Margarida Marinho, especialista em exercício físico em oncologia e diretora técnica do projeto HER do IPVC debateram o tema numa sessão aberta para encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.
A sessão de 90 minutos abordou mitos e verdades inerentes a esta doença, fatores de risco, importância do auto-exame e rastreio assim como dos cuidados hospitalares e dos diferentes tratamentos que podem ser realizados consoante prognóstico.
Segundo os dados da Liga Portuguesa contra o cancro, o cancro da mama é o mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde, presentemente, à primeira causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, são detetados cerca de 7 mil novos casos por ano e 1 800 mulheres morrem com esta doença, sendo uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser muito frequente e grave, mas também por agredir um órgão de simbolismo quer na maternidade quer na feminilidade.
Margarida Marinho abordou importância crucial do exercício físico na recuperação desta doença.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.