A Escola Secundária de Monserrate acolheu uma sessão de esclarecimento sobre o cancro da mama, dinamizada pelo Grupo de Patologia Mamária da ULSAM.
A equipa da ULSAM constituída por Sandra Ferreira, médica de cirurgia geral e coordenadora deste grupo, Paula Amorim, enfermeira oncologista, responsável pela Área Clínica de Oncologia da ULSAM e presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e Margarida Marinho, especialista em exercício físico em oncologia e diretora técnica do projeto HER do IPVC debateram o tema numa sessão aberta para encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.
A sessão de 90 minutos abordou mitos e verdades inerentes a esta doença, fatores de risco, importância do auto-exame e rastreio assim como dos cuidados hospitalares e dos diferentes tratamentos que podem ser realizados consoante prognóstico.
Segundo os dados da Liga Portuguesa contra o cancro, o cancro da mama é o mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde, presentemente, à primeira causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, são detetados cerca de 7 mil novos casos por ano e 1 800 mulheres morrem com esta doença, sendo uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser muito frequente e grave, mas também por agredir um órgão de simbolismo quer na maternidade quer na feminilidade.
Margarida Marinho abordou importância crucial do exercício físico na recuperação desta doença.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.