A Escola Secundária de Monserrate acolheu uma sessão de esclarecimento sobre o cancro da mama, dinamizada pelo Grupo de Patologia Mamária da ULSAM.
A equipa da ULSAM constituída por Sandra Ferreira, médica de cirurgia geral e coordenadora deste grupo, Paula Amorim, enfermeira oncologista, responsável pela Área Clínica de Oncologia da ULSAM e presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e Margarida Marinho, especialista em exercício físico em oncologia e diretora técnica do projeto HER do IPVC debateram o tema numa sessão aberta para encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.
A sessão de 90 minutos abordou mitos e verdades inerentes a esta doença, fatores de risco, importância do auto-exame e rastreio assim como dos cuidados hospitalares e dos diferentes tratamentos que podem ser realizados consoante prognóstico.
Segundo os dados da Liga Portuguesa contra o cancro, o cancro da mama é o mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde, presentemente, à primeira causa de morte por cancro, na mulher.
Em Portugal, são detetados cerca de 7 mil novos casos por ano e 1 800 mulheres morrem com esta doença, sendo uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser muito frequente e grave, mas também por agredir um órgão de simbolismo quer na maternidade quer na feminilidade.
Margarida Marinho abordou importância crucial do exercício físico na recuperação desta doença.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, hoje, dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.