O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pela vereadora Fabíola Oliveira e pelo Capitão do Porto de Viana do Castelo, deram as boas vindas aos mais de quarenta nadadores salvadores que, a partir de hoje, vigiam as praias de Viana do Castelo.

Na sua intervenção, Luís Nobre vincou a relevância e a responsabilidade destes elementos para a época balnear que agora começa seja “exemplar”. O objetivo, revelou o autarca, é que em Setembro, não haja registos de mortes. “A autarquia está a fazer um esforço muito significativo nesta nova época balnear, tanto mais que são cada vez mais os turistas e os vianenses a procurar as praias de excelência de Viana do Castelo”, adiantou ainda.
De sublinhar que nesta época balnear que hoje iniciou, o Município de Viana do Castelo investiu quase 333 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho na época balnear até 10 de setembro.
A fatia maior vai para a Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores para a Época Balnear 2023, no valor global de 261.443 euros, com os nadadores salvadores e com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
Assim, será salvaguardada a segurança nas praias marítimas e fluviais da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo do Neiva, Argaçosa e Foz do Lima. Será igualmente salvaguardada a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas e garantido um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência.
Foram ainda transferidas para as Juntas de Freguesias um valor de 37.500 euros para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer, nomeadamente para desenvolver ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação, valorização ambiental e subsequente manutenção nos territórios com zonas ribeirinhas fluviais no concelho de Viana do Castelo através de investimentos na sua preservação, ordenamento das zonas destinadas a estacionamento, qualificação e conservação dos apoios de praia e criação e manutenção de melhores acessibilidades às ditas zonas balneares.
Nesta época balnear, foi também definido o alargamento de Vigilância de Praias e Reforço de Segurança nas Práticas Desportivas Náuticas, que implica uma parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Viana do Castelo, mediante um projeto piloto que assegura uma unidade de socorro imediato, instalada na Praia do Cabedelo, mas com área de abrangência a todas as praias do concelho, com uma tripulação de dois bombeiros com competências técnicas de socorro e uma ambulância de socorro equipada com todo o equipamento descrito no regulamento de transporto de doentes urgentes e não urgentes e ainda desfibrilhador automático externo (DAE), o que implica um apoio de 8.500 euros mensais à associação, durante o período oficial da época balnear.
Neste contexto, foi também celebrado um Protocolo de Colaboração entre o Município e os titulares de títulos de licença ou concessão de utilização dos recursos hídricos para ocupação do domínio público marítimo e ainda a proposta de celebração de Contrato de Comodato para Utilização de Moto 4×4, propriedade do município, que será utilizada pela Coordenada Decimal.
Este ano, conquistaram 10 Bandeiras Azuis nas praias da Arda (Mariana), Afife, Praia da Ínsua, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva. Já o galardão de Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus, foi conquistado por 9 praias do concelho: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Luziamar, Carreço, Castelo do Neiva, Praia Norte e Paçô.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.